MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS: PERCEPÇÕES DE HOMENS/PAIS SOBRE PATERNIDADE E VIDA FAMILIAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Natália Benegas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Françozo, Maria de Fátima de Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9384
Resumo: A realidade brasileira viveu transformações políticas, sociais, econômicas e culturais no último século que levaram a modificações na família em termos de sua organização e formas de viver. As definições de gênero foram questionadas e as funções parentais se alteraram, impactando no papel do homem e pai, que foi chamado a ter maior envolvimento na dinâmica familiar. Assim, este estudo teve por objetivo conhecer a percepção de homens que são pais sobre sua participação na vida familiar e no cuidado dos filhos. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através de entrevistas semiestruturadas. Foram participantes da pesquisa 14 pais de lactentes, usuários de um Programa de Triagem Auditiva Neonatal de um Hospital Universitário, do Estado de São Paulo. As entrevistas foram gravadas e os dados categorizados e analisados através da Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que para o homem, a transição para o papel de pai indica a passagem para a vida adulta e se constitui, sobretudo, em assumir responsabilidades pelo filho e pela família. Neste sentido, ser o provedor financeiro revelou-se como um ideal. O exercício da paternidade centrou-se no envolvimento afetivo em relação aos filhos e no educar. Embora existam iniciativas de ajuda por parte dos pais nas tarefas domésticas e de cuidados, estas são ainda prioritariamente femininas, permanecendo o caráter subsidiário do homem nesta questão.
id UNIT-4_7fa525f502a693f0764d5654560b84ed
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/9384
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS: PERCEPÇÕES DE HOMENS/PAIS SOBRE PATERNIDADE E VIDA FAMILIARRelações FamiliaresPaternidadeGêneroMasculinidade.A realidade brasileira viveu transformações políticas, sociais, econômicas e culturais no último século que levaram a modificações na família em termos de sua organização e formas de viver. As definições de gênero foram questionadas e as funções parentais se alteraram, impactando no papel do homem e pai, que foi chamado a ter maior envolvimento na dinâmica familiar. Assim, este estudo teve por objetivo conhecer a percepção de homens que são pais sobre sua participação na vida familiar e no cuidado dos filhos. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através de entrevistas semiestruturadas. Foram participantes da pesquisa 14 pais de lactentes, usuários de um Programa de Triagem Auditiva Neonatal de um Hospital Universitário, do Estado de São Paulo. As entrevistas foram gravadas e os dados categorizados e analisados através da Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que para o homem, a transição para o papel de pai indica a passagem para a vida adulta e se constitui, sobretudo, em assumir responsabilidades pelo filho e pela família. Neste sentido, ser o provedor financeiro revelou-se como um ideal. O exercício da paternidade centrou-se no envolvimento afetivo em relação aos filhos e no educar. Embora existam iniciativas de ajuda por parte dos pais nas tarefas domésticas e de cuidados, estas são ainda prioritariamente femininas, permanecendo o caráter subsidiário do homem nesta questão.Editora Universitária Tiradentes2021-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/938410.17564/2316-3801.2021v9n2p154-165Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 9 n. 2 (2021): Fluxo Contínuo 2021; 154-1652316-38012316-334810.17564/2316-3801.2021v9n2reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9384/4522Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Humanas e Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Natália BenegasFrançozo, Maria de Fátima de Campos2021-11-29T14:20:40Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/9384Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2021-11-29T14:20:40Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS: PERCEPÇÕES DE HOMENS/PAIS SOBRE PATERNIDADE E VIDA FAMILIAR
title MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS: PERCEPÇÕES DE HOMENS/PAIS SOBRE PATERNIDADE E VIDA FAMILIAR
spellingShingle MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS: PERCEPÇÕES DE HOMENS/PAIS SOBRE PATERNIDADE E VIDA FAMILIAR
Vieira, Natália Benegas
Relações Familiares
Paternidade
Gênero
Masculinidade.
title_short MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS: PERCEPÇÕES DE HOMENS/PAIS SOBRE PATERNIDADE E VIDA FAMILIAR
title_full MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS: PERCEPÇÕES DE HOMENS/PAIS SOBRE PATERNIDADE E VIDA FAMILIAR
title_fullStr MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS: PERCEPÇÕES DE HOMENS/PAIS SOBRE PATERNIDADE E VIDA FAMILIAR
title_full_unstemmed MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS: PERCEPÇÕES DE HOMENS/PAIS SOBRE PATERNIDADE E VIDA FAMILIAR
title_sort MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS: PERCEPÇÕES DE HOMENS/PAIS SOBRE PATERNIDADE E VIDA FAMILIAR
author Vieira, Natália Benegas
author_facet Vieira, Natália Benegas
Françozo, Maria de Fátima de Campos
author_role author
author2 Françozo, Maria de Fátima de Campos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Natália Benegas
Françozo, Maria de Fátima de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Relações Familiares
Paternidade
Gênero
Masculinidade.
topic Relações Familiares
Paternidade
Gênero
Masculinidade.
description A realidade brasileira viveu transformações políticas, sociais, econômicas e culturais no último século que levaram a modificações na família em termos de sua organização e formas de viver. As definições de gênero foram questionadas e as funções parentais se alteraram, impactando no papel do homem e pai, que foi chamado a ter maior envolvimento na dinâmica familiar. Assim, este estudo teve por objetivo conhecer a percepção de homens que são pais sobre sua participação na vida familiar e no cuidado dos filhos. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através de entrevistas semiestruturadas. Foram participantes da pesquisa 14 pais de lactentes, usuários de um Programa de Triagem Auditiva Neonatal de um Hospital Universitário, do Estado de São Paulo. As entrevistas foram gravadas e os dados categorizados e analisados através da Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que para o homem, a transição para o papel de pai indica a passagem para a vida adulta e se constitui, sobretudo, em assumir responsabilidades pelo filho e pela família. Neste sentido, ser o provedor financeiro revelou-se como um ideal. O exercício da paternidade centrou-se no envolvimento afetivo em relação aos filhos e no educar. Embora existam iniciativas de ajuda por parte dos pais nas tarefas domésticas e de cuidados, estas são ainda prioritariamente femininas, permanecendo o caráter subsidiário do homem nesta questão.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9384
10.17564/2316-3801.2021v9n2p154-165
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9384
identifier_str_mv 10.17564/2316-3801.2021v9n2p154-165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9384/4522
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 9 n. 2 (2021): Fluxo Contínuo 2021; 154-165
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2021v9n2
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1800220593214193664