ASPECTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCUSSÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2506 |
Resumo: | Este artigo pretende discutir rumos e caminhos para implementação da Lei 10639/03 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicorraciais no âmbito das escolas quilombolas, por meio do entendimento de como a cultura local, ao ser utilizada como recurso pedagógico interdisciplinar, pode contribuir para a construção de identidade das crianças. Para tanto, será realizada uma revisão bibliográfica que tem, como pressupostos teóricos, os estudos relativos à educação quilombola e da educação etnicorracial, assim como aqueles referentes ao papel da cultura como instrumento de construção de identidade e conquista de cidadania. Espera-se, com tal discussão, promover reflexões acerca dos quilombos e de sua importância para a sociedade brasileira, assim como fomentar novas possibilidades de trabalho educativo nesses espaços. |
id |
UNIT-4_89ef011f3d58c88ef7747dfa5d426028 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2506 |
network_acronym_str |
UNIT-4 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ASPECTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCUSSÃOEducação quilombolaCurrículoMetodologias interdisciplinares.Este artigo pretende discutir rumos e caminhos para implementação da Lei 10639/03 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicorraciais no âmbito das escolas quilombolas, por meio do entendimento de como a cultura local, ao ser utilizada como recurso pedagógico interdisciplinar, pode contribuir para a construção de identidade das crianças. Para tanto, será realizada uma revisão bibliográfica que tem, como pressupostos teóricos, os estudos relativos à educação quilombola e da educação etnicorracial, assim como aqueles referentes ao papel da cultura como instrumento de construção de identidade e conquista de cidadania. Espera-se, com tal discussão, promover reflexões acerca dos quilombos e de sua importância para a sociedade brasileira, assim como fomentar novas possibilidades de trabalho educativo nesses espaços. Editora Universitária Tiradentes2015-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/250610.17564/2316-3801.2015v4n2p101-108Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 4 n. 2 (2015): Edição Especial - Contextos da Cultura; 101-1082316-38012316-334810.17564/2316-3801.2015v4n2reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2506/1554Santana, Jaquelineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T00:37:09Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2506Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-19T00:37:09Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ASPECTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCUSSÃO |
title |
ASPECTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCUSSÃO |
spellingShingle |
ASPECTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCUSSÃO Santana, Jaqueline Educação quilombola Currículo Metodologias interdisciplinares. |
title_short |
ASPECTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCUSSÃO |
title_full |
ASPECTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCUSSÃO |
title_fullStr |
ASPECTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCUSSÃO |
title_full_unstemmed |
ASPECTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCUSSÃO |
title_sort |
ASPECTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCUSSÃO |
author |
Santana, Jaqueline |
author_facet |
Santana, Jaqueline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Jaqueline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação quilombola Currículo Metodologias interdisciplinares. |
topic |
Educação quilombola Currículo Metodologias interdisciplinares. |
description |
Este artigo pretende discutir rumos e caminhos para implementação da Lei 10639/03 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicorraciais no âmbito das escolas quilombolas, por meio do entendimento de como a cultura local, ao ser utilizada como recurso pedagógico interdisciplinar, pode contribuir para a construção de identidade das crianças. Para tanto, será realizada uma revisão bibliográfica que tem, como pressupostos teóricos, os estudos relativos à educação quilombola e da educação etnicorracial, assim como aqueles referentes ao papel da cultura como instrumento de construção de identidade e conquista de cidadania. Espera-se, com tal discussão, promover reflexões acerca dos quilombos e de sua importância para a sociedade brasileira, assim como fomentar novas possibilidades de trabalho educativo nesses espaços. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2506 10.17564/2316-3801.2015v4n2p101-108 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2506 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3801.2015v4n2p101-108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2506/1554 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 4 n. 2 (2015): Edição Especial - Contextos da Cultura; 101-108 2316-3801 2316-3348 10.17564/2316-3801.2015v4n2 reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com |
_version_ |
1800220592292495360 |