ASPECTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCUSSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Jaqueline
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2506
Resumo: Este artigo pretende discutir rumos e caminhos para implementação da Lei 10639/03 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicorraciais no âmbito das escolas quilombolas,  por meio do entendimento de como a cultura local, ao ser utilizada como  recurso pedagógico  interdisciplinar, pode contribuir para a construção de identidade das crianças. Para tanto, será realizada uma revisão bibliográfica que tem, como pressupostos teóricos, os estudos relativos à educação quilombola e da educação etnicorracial, assim como aqueles referentes ao papel da cultura como instrumento de construção de identidade e conquista de cidadania. Espera-se, com tal discussão, promover reflexões acerca dos quilombos e de sua importância para a sociedade brasileira, assim como fomentar novas possibilidades de trabalho educativo nesses espaços.  
id UNIT-4_89ef011f3d58c88ef7747dfa5d426028
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2506
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling ASPECTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCUSSÃOEducação quilombolaCurrículoMetodologias interdisciplinares.Este artigo pretende discutir rumos e caminhos para implementação da Lei 10639/03 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicorraciais no âmbito das escolas quilombolas,  por meio do entendimento de como a cultura local, ao ser utilizada como  recurso pedagógico  interdisciplinar, pode contribuir para a construção de identidade das crianças. Para tanto, será realizada uma revisão bibliográfica que tem, como pressupostos teóricos, os estudos relativos à educação quilombola e da educação etnicorracial, assim como aqueles referentes ao papel da cultura como instrumento de construção de identidade e conquista de cidadania. Espera-se, com tal discussão, promover reflexões acerca dos quilombos e de sua importância para a sociedade brasileira, assim como fomentar novas possibilidades de trabalho educativo nesses espaços.  Editora Universitária Tiradentes2015-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/250610.17564/2316-3801.2015v4n2p101-108Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 4 n. 2 (2015): Edição Especial - Contextos da Cultura; 101-1082316-38012316-334810.17564/2316-3801.2015v4n2reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2506/1554Santana, Jaquelineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T00:37:09Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2506Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-19T00:37:09Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv ASPECTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCUSSÃO
title ASPECTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCUSSÃO
spellingShingle ASPECTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCUSSÃO
Santana, Jaqueline
Educação quilombola
Currículo
Metodologias interdisciplinares.
title_short ASPECTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCUSSÃO
title_full ASPECTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCUSSÃO
title_fullStr ASPECTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCUSSÃO
title_full_unstemmed ASPECTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCUSSÃO
title_sort ASPECTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DISCUSSÃO
author Santana, Jaqueline
author_facet Santana, Jaqueline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Educação quilombola
Currículo
Metodologias interdisciplinares.
topic Educação quilombola
Currículo
Metodologias interdisciplinares.
description Este artigo pretende discutir rumos e caminhos para implementação da Lei 10639/03 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicorraciais no âmbito das escolas quilombolas,  por meio do entendimento de como a cultura local, ao ser utilizada como  recurso pedagógico  interdisciplinar, pode contribuir para a construção de identidade das crianças. Para tanto, será realizada uma revisão bibliográfica que tem, como pressupostos teóricos, os estudos relativos à educação quilombola e da educação etnicorracial, assim como aqueles referentes ao papel da cultura como instrumento de construção de identidade e conquista de cidadania. Espera-se, com tal discussão, promover reflexões acerca dos quilombos e de sua importância para a sociedade brasileira, assim como fomentar novas possibilidades de trabalho educativo nesses espaços.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2506
10.17564/2316-3801.2015v4n2p101-108
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2506
identifier_str_mv 10.17564/2316-3801.2015v4n2p101-108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2506/1554
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 4 n. 2 (2015): Edição Especial - Contextos da Cultura; 101-108
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2015v4n2
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1800220592292495360