O patrimônio cultural e currículo: os sentidos de juventudes em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venera, Raquel ALS
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Andrade, Ana GIostri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1871
Resumo: Este artigo apresenta parte dos resultados da uma dissertação de mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, especialmente no ponto em que se aproximaram os campos do Patrimônio Cultural e da Educação de forma interdisciplinar a partir das Teorias do Discurso. A empiria analisada foi o texto do Programa Nacional de Inclusão de jovens: educação, qualificação e ação comunitária, ProJovem, de 2006. Uma política que funciona como um disparador de “currículos” para os jovens brasileiros de baixa renda e excluídos do mercado de trabalho. Interessou na pesquisa saber quais os sentidos de juventudes apresentados nesse texto e o discurso, posto nessa textualidade, enquanto agenciamentos de sentidos politicamente situados. Ernesto Laclau foi o principal teórico que fundamentou a metodologia e possibilitou tomar o conceito de juventude como ‘significante vazio’, e perceber a forma como ele vai se construindo no contexto dessa política, em cadeias de equivalências em que concorrem para a conceituação hegemônica do termo. Na aproximação dos dois campos foi possível capturar as formas de vida dos jovens construídas dentro e fora da escola, como valorização de um patrimônio cultural juvenil e tomar o currículo escolar enquanto lócus de construção de sentidos sociais hegemônicos. O jovem de baixa renda, posto como vulnerável e pouco engajado pelo texto do programa, é convocado a integrar-se na sociedade por meio dos sentidos de trabalho e cidadania chancelados pelos conteúdos formais da escola.
id UNIT-4_8f3cabe7c3e1c520d94717c6a06b04e8
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1871
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling O patrimônio cultural e currículo: os sentidos de juventudes em questãoPatrimônio CulturalCurrículoJuventudesTeoria do DiscursoEste artigo apresenta parte dos resultados da uma dissertação de mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, especialmente no ponto em que se aproximaram os campos do Patrimônio Cultural e da Educação de forma interdisciplinar a partir das Teorias do Discurso. A empiria analisada foi o texto do Programa Nacional de Inclusão de jovens: educação, qualificação e ação comunitária, ProJovem, de 2006. Uma política que funciona como um disparador de “currículos” para os jovens brasileiros de baixa renda e excluídos do mercado de trabalho. Interessou na pesquisa saber quais os sentidos de juventudes apresentados nesse texto e o discurso, posto nessa textualidade, enquanto agenciamentos de sentidos politicamente situados. Ernesto Laclau foi o principal teórico que fundamentou a metodologia e possibilitou tomar o conceito de juventude como ‘significante vazio’, e perceber a forma como ele vai se construindo no contexto dessa política, em cadeias de equivalências em que concorrem para a conceituação hegemônica do termo. Na aproximação dos dois campos foi possível capturar as formas de vida dos jovens construídas dentro e fora da escola, como valorização de um patrimônio cultural juvenil e tomar o currículo escolar enquanto lócus de construção de sentidos sociais hegemônicos. O jovem de baixa renda, posto como vulnerável e pouco engajado pelo texto do programa, é convocado a integrar-se na sociedade por meio dos sentidos de trabalho e cidadania chancelados pelos conteúdos formais da escola.Editora Universitária Tiradentes2015-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo, teoria do discursoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/187110.17564/2316-3801.2015v3n2p19-30Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 3 n. 2 (2015); 19-302316-38012316-334810.17564/2316-3801.2015v3n2reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1871/1107Venera, Raquel ALSAndrade, Ana GIostriinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T00:55:41Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1871Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-19T00:55:41Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv O patrimônio cultural e currículo: os sentidos de juventudes em questão
title O patrimônio cultural e currículo: os sentidos de juventudes em questão
spellingShingle O patrimônio cultural e currículo: os sentidos de juventudes em questão
Venera, Raquel ALS
Patrimônio Cultural
Currículo
Juventudes
Teoria do Discurso
title_short O patrimônio cultural e currículo: os sentidos de juventudes em questão
title_full O patrimônio cultural e currículo: os sentidos de juventudes em questão
title_fullStr O patrimônio cultural e currículo: os sentidos de juventudes em questão
title_full_unstemmed O patrimônio cultural e currículo: os sentidos de juventudes em questão
title_sort O patrimônio cultural e currículo: os sentidos de juventudes em questão
author Venera, Raquel ALS
author_facet Venera, Raquel ALS
Andrade, Ana GIostri
author_role author
author2 Andrade, Ana GIostri
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Venera, Raquel ALS
Andrade, Ana GIostri
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio Cultural
Currículo
Juventudes
Teoria do Discurso
topic Patrimônio Cultural
Currículo
Juventudes
Teoria do Discurso
description Este artigo apresenta parte dos resultados da uma dissertação de mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, especialmente no ponto em que se aproximaram os campos do Patrimônio Cultural e da Educação de forma interdisciplinar a partir das Teorias do Discurso. A empiria analisada foi o texto do Programa Nacional de Inclusão de jovens: educação, qualificação e ação comunitária, ProJovem, de 2006. Uma política que funciona como um disparador de “currículos” para os jovens brasileiros de baixa renda e excluídos do mercado de trabalho. Interessou na pesquisa saber quais os sentidos de juventudes apresentados nesse texto e o discurso, posto nessa textualidade, enquanto agenciamentos de sentidos politicamente situados. Ernesto Laclau foi o principal teórico que fundamentou a metodologia e possibilitou tomar o conceito de juventude como ‘significante vazio’, e perceber a forma como ele vai se construindo no contexto dessa política, em cadeias de equivalências em que concorrem para a conceituação hegemônica do termo. Na aproximação dos dois campos foi possível capturar as formas de vida dos jovens construídas dentro e fora da escola, como valorização de um patrimônio cultural juvenil e tomar o currículo escolar enquanto lócus de construção de sentidos sociais hegemônicos. O jovem de baixa renda, posto como vulnerável e pouco engajado pelo texto do programa, é convocado a integrar-se na sociedade por meio dos sentidos de trabalho e cidadania chancelados pelos conteúdos formais da escola.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigo, teoria do discurso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1871
10.17564/2316-3801.2015v3n2p19-30
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1871
identifier_str_mv 10.17564/2316-3801.2015v3n2p19-30
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1871/1107
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 3 n. 2 (2015); 19-30
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2015v3n2
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1800220591834267648