VIOLÊNCIA TRANSFÓBICA NA UNIVERSIDADE: LACUNAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11791 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar situações de violência transfóbica no contexto universitário de uma instituição localizada na região metropolitana de São Paulo, envolvendo acadêmicos transexuais e travestis cotistas. A fundamentação teórica está alojada no campo interdisciplina da Sociologia Crítica (SC), a partir da interface com os estudos sobre Políticas Públicas Educacionais (PPE). A metodologia é um estudo de caso, de abordagem qualitativa, considerando que as análises foram feitas a partir de entrevistas gravadas com três estudantes que ingressam no ensino superior por meio das cotas para pessoas trans. O tratamento científico dos dados se deu a partir das forças ideológicas que constituem o entorno dos dados coletados. A pesquisa revela que há um desamparo das PPE no que se refere ao acesso de pessoas trans no contexto acadêmico, existindo uma lacuna entre o princípio do acesso e o princípio da permanência na educação superior do país. |
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VIOLÊNCIA TRANSFÓBICA NA UNIVERSIDADE: LACUNAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOREste artigo tem como objetivo analisar situações de violência transfóbica no contexto universitário de uma instituição localizada na região metropolitana de São Paulo, envolvendo acadêmicos transexuais e travestis cotistas. A fundamentação teórica está alojada no campo interdisciplina da Sociologia Crítica (SC), a partir da interface com os estudos sobre Políticas Públicas Educacionais (PPE). A metodologia é um estudo de caso, de abordagem qualitativa, considerando que as análises foram feitas a partir de entrevistas gravadas com três estudantes que ingressam no ensino superior por meio das cotas para pessoas trans. O tratamento científico dos dados se deu a partir das forças ideológicas que constituem o entorno dos dados coletados. A pesquisa revela que há um desamparo das PPE no que se refere ao acesso de pessoas trans no contexto acadêmico, existindo uma lacuna entre o princípio do acesso e o princípio da permanência na educação superior do país.Editora Universitária Tiradentes2024-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1179110.17564/2316-3801.2024v12n2p20-32Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 20-322316-38012316-334810.17564/2316-3801.2024v12n2reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11791/5593Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Humanas e Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Bruno GomesSartori, Thiago Luiz2024-05-01T15:14:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/11791Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2024-05-01T15:14:37Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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