ESTUDO ETNOGRÁFICO: CONHECIMENTOS E SABERES DA FAMÍLIA E PROFESSORES SOBRE PEDICULOSE EM MICRORREGIÃO DE ARACAJU, SERGIPE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2980 |
Resumo: | Trabalho de campo com abordagem qualitativa e uso do método etnográfico com objetivos avaliar a temática da pediculose capilar sob o contexto da Educação em Saúde na ambiência escolar em Aracaju/SE e analisar na percepção da família do escolar e professores, como o processo de infestação da pediculose capilar na criança é compreendido. Os grupos de observação foram 47 pais ou responsável legal e três professores dos escolares que cursavam as series infantil IV e V na Escola Municipal de Ensino Infantil de Aracaju. A coleta de dados deu-se através de entrevistas aplicadas aos professores que foram realizadas no espaço escolar e a dos pais e/ou responsáveis legais na unidade doméstica. Os dados qualitativos e as entrevistas foram submetidos à análise categorial subsidiadas nos conceitos de Bardin e Minayo que identificou a categoria conhecimentos e saberes da pediculose e agrupados nas subcategorias aspectos biológicos e aspectos de tratamento. Foram respeitados e assegurados os preceitos da resolução 466/2012 do comitê de ética e pesquisa (CEP) com aprovação sob CAAE 22751713.1.0000.5371. Neste artigo, foi possível conhecer, na percepção da família dos escolares e professores como estes lidam com o processo de infestação da pediculose capilar na criança e ainda refletir sobre a importância da relação da escola e família. O conhecimento e saberes articulam conceitos concretos e abstratos sobre a pediculose destacando a importância da ambiência não só na infestação do piolho, mas de maneira a afirmar que a escola e família devem estreitar suas relações. |
id |
UNIT-4_94d5016eece9ccc69d884195cf9c0101 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2980 |
network_acronym_str |
UNIT-4 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDO ETNOGRÁFICO: CONHECIMENTOS E SABERES DA FAMÍLIA E PROFESSORES SOBRE PEDICULOSE EM MICRORREGIÃO DE ARACAJU, SERGIPECriançasEducação em SaúdePediculus capitisInfestações por piolhoPromoção da SaúdeTrabalho de campo com abordagem qualitativa e uso do método etnográfico com objetivos avaliar a temática da pediculose capilar sob o contexto da Educação em Saúde na ambiência escolar em Aracaju/SE e analisar na percepção da família do escolar e professores, como o processo de infestação da pediculose capilar na criança é compreendido. Os grupos de observação foram 47 pais ou responsável legal e três professores dos escolares que cursavam as series infantil IV e V na Escola Municipal de Ensino Infantil de Aracaju. A coleta de dados deu-se através de entrevistas aplicadas aos professores que foram realizadas no espaço escolar e a dos pais e/ou responsáveis legais na unidade doméstica. Os dados qualitativos e as entrevistas foram submetidos à análise categorial subsidiadas nos conceitos de Bardin e Minayo que identificou a categoria conhecimentos e saberes da pediculose e agrupados nas subcategorias aspectos biológicos e aspectos de tratamento. Foram respeitados e assegurados os preceitos da resolução 466/2012 do comitê de ética e pesquisa (CEP) com aprovação sob CAAE 22751713.1.0000.5371. Neste artigo, foi possível conhecer, na percepção da família dos escolares e professores como estes lidam com o processo de infestação da pediculose capilar na criança e ainda refletir sobre a importância da relação da escola e família. O conhecimento e saberes articulam conceitos concretos e abstratos sobre a pediculose destacando a importância da ambiência não só na infestação do piolho, mas de maneira a afirmar que a escola e família devem estreitar suas relações.Editora Universitária Tiradentes2017-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTrabalho de campo com abordagem qualitativa e uso do método etnográficoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/298010.17564/2316-3801.2017v6n1p59-68Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 6 n. 1 (2017); 59-682316-38012316-334810.17564/2316-3801.2017v6n1reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2980/2335Pinheiro, Fernanda Gomes de Magalhães SoaresVaez, Andréia CentenaroSantos, Lyvia de JesusReis, Francisco PradoPereira, Jesana Batistade Melo, Claudia Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T00:06:08Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2980Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-19T00:06:08Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDO ETNOGRÁFICO: CONHECIMENTOS E SABERES DA FAMÍLIA E PROFESSORES SOBRE PEDICULOSE EM MICRORREGIÃO DE ARACAJU, SERGIPE |
title |
ESTUDO ETNOGRÁFICO: CONHECIMENTOS E SABERES DA FAMÍLIA E PROFESSORES SOBRE PEDICULOSE EM MICRORREGIÃO DE ARACAJU, SERGIPE |
spellingShingle |
ESTUDO ETNOGRÁFICO: CONHECIMENTOS E SABERES DA FAMÍLIA E PROFESSORES SOBRE PEDICULOSE EM MICRORREGIÃO DE ARACAJU, SERGIPE Pinheiro, Fernanda Gomes de Magalhães Soares Crianças Educação em Saúde Pediculus capitis Infestações por piolho Promoção da Saúde |
title_short |
ESTUDO ETNOGRÁFICO: CONHECIMENTOS E SABERES DA FAMÍLIA E PROFESSORES SOBRE PEDICULOSE EM MICRORREGIÃO DE ARACAJU, SERGIPE |
title_full |
ESTUDO ETNOGRÁFICO: CONHECIMENTOS E SABERES DA FAMÍLIA E PROFESSORES SOBRE PEDICULOSE EM MICRORREGIÃO DE ARACAJU, SERGIPE |
title_fullStr |
ESTUDO ETNOGRÁFICO: CONHECIMENTOS E SABERES DA FAMÍLIA E PROFESSORES SOBRE PEDICULOSE EM MICRORREGIÃO DE ARACAJU, SERGIPE |
title_full_unstemmed |
ESTUDO ETNOGRÁFICO: CONHECIMENTOS E SABERES DA FAMÍLIA E PROFESSORES SOBRE PEDICULOSE EM MICRORREGIÃO DE ARACAJU, SERGIPE |
title_sort |
ESTUDO ETNOGRÁFICO: CONHECIMENTOS E SABERES DA FAMÍLIA E PROFESSORES SOBRE PEDICULOSE EM MICRORREGIÃO DE ARACAJU, SERGIPE |
author |
Pinheiro, Fernanda Gomes de Magalhães Soares |
author_facet |
Pinheiro, Fernanda Gomes de Magalhães Soares Vaez, Andréia Centenaro Santos, Lyvia de Jesus Reis, Francisco Prado Pereira, Jesana Batista de Melo, Claudia Moura |
author_role |
author |
author2 |
Vaez, Andréia Centenaro Santos, Lyvia de Jesus Reis, Francisco Prado Pereira, Jesana Batista de Melo, Claudia Moura |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Fernanda Gomes de Magalhães Soares Vaez, Andréia Centenaro Santos, Lyvia de Jesus Reis, Francisco Prado Pereira, Jesana Batista de Melo, Claudia Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Educação em Saúde Pediculus capitis Infestações por piolho Promoção da Saúde |
topic |
Crianças Educação em Saúde Pediculus capitis Infestações por piolho Promoção da Saúde |
description |
Trabalho de campo com abordagem qualitativa e uso do método etnográfico com objetivos avaliar a temática da pediculose capilar sob o contexto da Educação em Saúde na ambiência escolar em Aracaju/SE e analisar na percepção da família do escolar e professores, como o processo de infestação da pediculose capilar na criança é compreendido. Os grupos de observação foram 47 pais ou responsável legal e três professores dos escolares que cursavam as series infantil IV e V na Escola Municipal de Ensino Infantil de Aracaju. A coleta de dados deu-se através de entrevistas aplicadas aos professores que foram realizadas no espaço escolar e a dos pais e/ou responsáveis legais na unidade doméstica. Os dados qualitativos e as entrevistas foram submetidos à análise categorial subsidiadas nos conceitos de Bardin e Minayo que identificou a categoria conhecimentos e saberes da pediculose e agrupados nas subcategorias aspectos biológicos e aspectos de tratamento. Foram respeitados e assegurados os preceitos da resolução 466/2012 do comitê de ética e pesquisa (CEP) com aprovação sob CAAE 22751713.1.0000.5371. Neste artigo, foi possível conhecer, na percepção da família dos escolares e professores como estes lidam com o processo de infestação da pediculose capilar na criança e ainda refletir sobre a importância da relação da escola e família. O conhecimento e saberes articulam conceitos concretos e abstratos sobre a pediculose destacando a importância da ambiência não só na infestação do piolho, mas de maneira a afirmar que a escola e família devem estreitar suas relações. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Trabalho de campo com abordagem qualitativa e uso do método etnográfico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2980 10.17564/2316-3801.2017v6n1p59-68 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2980 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3801.2017v6n1p59-68 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2980/2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 6 n. 1 (2017); 59-68 2316-3801 2316-3348 10.17564/2316-3801.2017v6n1 reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com |
_version_ |
1800220592334438400 |