ESTUDO ETNOGRÁFICO: CONHECIMENTOS E SABERES DA FAMÍLIA E PROFESSORES SOBRE PEDICULOSE EM MICRORREGIÃO DE ARACAJU, SERGIPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Fernanda Gomes de Magalhães Soares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vaez, Andréia Centenaro, Santos, Lyvia de Jesus, Reis, Francisco Prado, Pereira, Jesana Batista, de Melo, Claudia Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2980
Resumo: Trabalho de campo com abordagem qualitativa e uso do método etnográfico com objetivos avaliar a temática da pediculose capilar sob o contexto da Educação em Saúde na ambiência escolar em Aracaju/SE e analisar na percepção da família do escolar e professores, como o processo de infestação da pediculose capilar na criança é compreendido. Os grupos de observação foram 47 pais ou responsável legal e três professores dos escolares que cursavam as series infantil IV e V na Escola Municipal de Ensino Infantil de Aracaju. A coleta de dados deu-se através de entrevistas aplicadas aos professores que foram realizadas no espaço escolar e a dos pais e/ou responsáveis legais na unidade doméstica. Os dados qualitativos e as entrevistas foram submetidos à análise categorial subsidiadas nos conceitos de Bardin e Minayo que identificou a categoria conhecimentos e saberes da pediculose e agrupados nas subcategorias aspectos biológicos e aspectos de tratamento. Foram respeitados e assegurados os preceitos da resolução 466/2012 do comitê de ética e pesquisa (CEP) com aprovação sob CAAE 22751713.1.0000.5371. Neste artigo, foi possível conhecer, na percepção da família dos escolares e professores como estes lidam com o processo de infestação da pediculose capilar na criança e ainda refletir sobre a importância da relação da escola e família. O conhecimento e saberes articulam conceitos concretos e abstratos sobre a pediculose destacando a importância da ambiência não só na infestação do piolho, mas de maneira a afirmar que a escola e família devem estreitar suas relações.
id UNIT-4_94d5016eece9ccc69d884195cf9c0101
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2980
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling ESTUDO ETNOGRÁFICO: CONHECIMENTOS E SABERES DA FAMÍLIA E PROFESSORES SOBRE PEDICULOSE EM MICRORREGIÃO DE ARACAJU, SERGIPECriançasEducação em SaúdePediculus capitisInfestações por piolhoPromoção da SaúdeTrabalho de campo com abordagem qualitativa e uso do método etnográfico com objetivos avaliar a temática da pediculose capilar sob o contexto da Educação em Saúde na ambiência escolar em Aracaju/SE e analisar na percepção da família do escolar e professores, como o processo de infestação da pediculose capilar na criança é compreendido. Os grupos de observação foram 47 pais ou responsável legal e três professores dos escolares que cursavam as series infantil IV e V na Escola Municipal de Ensino Infantil de Aracaju. A coleta de dados deu-se através de entrevistas aplicadas aos professores que foram realizadas no espaço escolar e a dos pais e/ou responsáveis legais na unidade doméstica. Os dados qualitativos e as entrevistas foram submetidos à análise categorial subsidiadas nos conceitos de Bardin e Minayo que identificou a categoria conhecimentos e saberes da pediculose e agrupados nas subcategorias aspectos biológicos e aspectos de tratamento. Foram respeitados e assegurados os preceitos da resolução 466/2012 do comitê de ética e pesquisa (CEP) com aprovação sob CAAE 22751713.1.0000.5371. Neste artigo, foi possível conhecer, na percepção da família dos escolares e professores como estes lidam com o processo de infestação da pediculose capilar na criança e ainda refletir sobre a importância da relação da escola e família. O conhecimento e saberes articulam conceitos concretos e abstratos sobre a pediculose destacando a importância da ambiência não só na infestação do piolho, mas de maneira a afirmar que a escola e família devem estreitar suas relações.Editora Universitária Tiradentes2017-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTrabalho de campo com abordagem qualitativa e uso do método etnográficoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/298010.17564/2316-3801.2017v6n1p59-68Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 6 n. 1 (2017); 59-682316-38012316-334810.17564/2316-3801.2017v6n1reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2980/2335Pinheiro, Fernanda Gomes de Magalhães SoaresVaez, Andréia CentenaroSantos, Lyvia de JesusReis, Francisco PradoPereira, Jesana Batistade Melo, Claudia Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T00:06:08Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2980Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-19T00:06:08Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO ETNOGRÁFICO: CONHECIMENTOS E SABERES DA FAMÍLIA E PROFESSORES SOBRE PEDICULOSE EM MICRORREGIÃO DE ARACAJU, SERGIPE
title ESTUDO ETNOGRÁFICO: CONHECIMENTOS E SABERES DA FAMÍLIA E PROFESSORES SOBRE PEDICULOSE EM MICRORREGIÃO DE ARACAJU, SERGIPE
spellingShingle ESTUDO ETNOGRÁFICO: CONHECIMENTOS E SABERES DA FAMÍLIA E PROFESSORES SOBRE PEDICULOSE EM MICRORREGIÃO DE ARACAJU, SERGIPE
Pinheiro, Fernanda Gomes de Magalhães Soares
Crianças
Educação em Saúde
Pediculus capitis
Infestações por piolho
Promoção da Saúde
title_short ESTUDO ETNOGRÁFICO: CONHECIMENTOS E SABERES DA FAMÍLIA E PROFESSORES SOBRE PEDICULOSE EM MICRORREGIÃO DE ARACAJU, SERGIPE
title_full ESTUDO ETNOGRÁFICO: CONHECIMENTOS E SABERES DA FAMÍLIA E PROFESSORES SOBRE PEDICULOSE EM MICRORREGIÃO DE ARACAJU, SERGIPE
title_fullStr ESTUDO ETNOGRÁFICO: CONHECIMENTOS E SABERES DA FAMÍLIA E PROFESSORES SOBRE PEDICULOSE EM MICRORREGIÃO DE ARACAJU, SERGIPE
title_full_unstemmed ESTUDO ETNOGRÁFICO: CONHECIMENTOS E SABERES DA FAMÍLIA E PROFESSORES SOBRE PEDICULOSE EM MICRORREGIÃO DE ARACAJU, SERGIPE
title_sort ESTUDO ETNOGRÁFICO: CONHECIMENTOS E SABERES DA FAMÍLIA E PROFESSORES SOBRE PEDICULOSE EM MICRORREGIÃO DE ARACAJU, SERGIPE
author Pinheiro, Fernanda Gomes de Magalhães Soares
author_facet Pinheiro, Fernanda Gomes de Magalhães Soares
Vaez, Andréia Centenaro
Santos, Lyvia de Jesus
Reis, Francisco Prado
Pereira, Jesana Batista
de Melo, Claudia Moura
author_role author
author2 Vaez, Andréia Centenaro
Santos, Lyvia de Jesus
Reis, Francisco Prado
Pereira, Jesana Batista
de Melo, Claudia Moura
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Fernanda Gomes de Magalhães Soares
Vaez, Andréia Centenaro
Santos, Lyvia de Jesus
Reis, Francisco Prado
Pereira, Jesana Batista
de Melo, Claudia Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Educação em Saúde
Pediculus capitis
Infestações por piolho
Promoção da Saúde
topic Crianças
Educação em Saúde
Pediculus capitis
Infestações por piolho
Promoção da Saúde
description Trabalho de campo com abordagem qualitativa e uso do método etnográfico com objetivos avaliar a temática da pediculose capilar sob o contexto da Educação em Saúde na ambiência escolar em Aracaju/SE e analisar na percepção da família do escolar e professores, como o processo de infestação da pediculose capilar na criança é compreendido. Os grupos de observação foram 47 pais ou responsável legal e três professores dos escolares que cursavam as series infantil IV e V na Escola Municipal de Ensino Infantil de Aracaju. A coleta de dados deu-se através de entrevistas aplicadas aos professores que foram realizadas no espaço escolar e a dos pais e/ou responsáveis legais na unidade doméstica. Os dados qualitativos e as entrevistas foram submetidos à análise categorial subsidiadas nos conceitos de Bardin e Minayo que identificou a categoria conhecimentos e saberes da pediculose e agrupados nas subcategorias aspectos biológicos e aspectos de tratamento. Foram respeitados e assegurados os preceitos da resolução 466/2012 do comitê de ética e pesquisa (CEP) com aprovação sob CAAE 22751713.1.0000.5371. Neste artigo, foi possível conhecer, na percepção da família dos escolares e professores como estes lidam com o processo de infestação da pediculose capilar na criança e ainda refletir sobre a importância da relação da escola e família. O conhecimento e saberes articulam conceitos concretos e abstratos sobre a pediculose destacando a importância da ambiência não só na infestação do piolho, mas de maneira a afirmar que a escola e família devem estreitar suas relações.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Trabalho de campo com abordagem qualitativa e uso do método etnográfico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2980
10.17564/2316-3801.2017v6n1p59-68
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2980
identifier_str_mv 10.17564/2316-3801.2017v6n1p59-68
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/2980/2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 6 n. 1 (2017); 59-68
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2017v6n1
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1800220592334438400