Perfil Epidemiológico da Violência contra o idoso no município de Aracaju

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elisangela Moura
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Soares, Ana Celia Melo, Fonseca, Vania, Oliveira, Lidiane Gonçalves Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1664
Resumo: O crescimento da população idosa tem suscitado reflexões sobre o processo de envelhecimento e os fenômenos decorrentes dessa etapa da vida, a exemplo da violência contra esse grupo etário. Como forma de contribuir para a discussão do tema, este estudo visou caracterizar os casos de violência contra a população idosa a partir dos dados disponibilizados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) entre os anos de 2011 a 2013 no município de Aracaju. As variáveis analisadas nesse estudo foram: sexo, idade, escolaridade, situação conjugal, bairro de residência, tipo de violência e local da ocorrência da agressão da vítima; sexo dos agressores, vínculo da vítima e número de envolvidos. Os dados foram tabulados no programa TABWIN e as informações processadas através da estatística descritiva. Nos anos analisados, as idosas foram as maiores vítimas das agressões em todas as faixas etárias, destacando os filhos como os maiores responsáveis pela agressão que ocorreu, em sua maioria, dentro da residência das vítimas. Os bairros que apresentaram maior número de notificação de violência contra a pessoa idosa foram: Olaria, Santos Dumont e Siqueira Campos. A partir dos resultados desse estudo, observa-se que o SINAN se constitui como um instrumento importante de monitoramento da violência, por isso, sugere-se o treinamento e a sensibilização dos profissionais para a notificação da violência, bem como a realização de outras pesquisas para compreender melhor esse fenômeno que atinge a população idosa e possibilitar o planejamento de ações intersetoriais que contribuam para o enfrentamento dessa expressão da questão social.
id UNIT-4_9b49f6bd3b2ea32fe72ebf640d1aca1e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1664
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling Perfil Epidemiológico da Violência contra o idoso no município de AracajuIdosos. Notificação de Violência. Vigilância EpidemiológicaO crescimento da população idosa tem suscitado reflexões sobre o processo de envelhecimento e os fenômenos decorrentes dessa etapa da vida, a exemplo da violência contra esse grupo etário. Como forma de contribuir para a discussão do tema, este estudo visou caracterizar os casos de violência contra a população idosa a partir dos dados disponibilizados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) entre os anos de 2011 a 2013 no município de Aracaju. As variáveis analisadas nesse estudo foram: sexo, idade, escolaridade, situação conjugal, bairro de residência, tipo de violência e local da ocorrência da agressão da vítima; sexo dos agressores, vínculo da vítima e número de envolvidos. Os dados foram tabulados no programa TABWIN e as informações processadas através da estatística descritiva. Nos anos analisados, as idosas foram as maiores vítimas das agressões em todas as faixas etárias, destacando os filhos como os maiores responsáveis pela agressão que ocorreu, em sua maioria, dentro da residência das vítimas. Os bairros que apresentaram maior número de notificação de violência contra a pessoa idosa foram: Olaria, Santos Dumont e Siqueira Campos. A partir dos resultados desse estudo, observa-se que o SINAN se constitui como um instrumento importante de monitoramento da violência, por isso, sugere-se o treinamento e a sensibilização dos profissionais para a notificação da violência, bem como a realização de outras pesquisas para compreender melhor esse fenômeno que atinge a população idosa e possibilitar o planejamento de ações intersetoriais que contribuam para o enfrentamento dessa expressão da questão social.Editora Universitária Tiradentes2015-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo retrospectivo e descritivoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/166410.17564/2316-3801.2015v3n2p109-120Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 3 n. 2 (2015); 109-1202316-38012316-334810.17564/2316-3801.2015v3n2reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1664/1116Santos, Elisangela MouraSoares, Ana Celia MeloFonseca, VaniaOliveira, Lidiane Gonçalves Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T00:59:09Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1664Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-19T00:59:09Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil Epidemiológico da Violência contra o idoso no município de Aracaju
title Perfil Epidemiológico da Violência contra o idoso no município de Aracaju
spellingShingle Perfil Epidemiológico da Violência contra o idoso no município de Aracaju
Santos, Elisangela Moura
Idosos. Notificação de Violência. Vigilância Epidemiológica
title_short Perfil Epidemiológico da Violência contra o idoso no município de Aracaju
title_full Perfil Epidemiológico da Violência contra o idoso no município de Aracaju
title_fullStr Perfil Epidemiológico da Violência contra o idoso no município de Aracaju
title_full_unstemmed Perfil Epidemiológico da Violência contra o idoso no município de Aracaju
title_sort Perfil Epidemiológico da Violência contra o idoso no município de Aracaju
author Santos, Elisangela Moura
author_facet Santos, Elisangela Moura
Soares, Ana Celia Melo
Fonseca, Vania
Oliveira, Lidiane Gonçalves Ferreira de
author_role author
author2 Soares, Ana Celia Melo
Fonseca, Vania
Oliveira, Lidiane Gonçalves Ferreira de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Elisangela Moura
Soares, Ana Celia Melo
Fonseca, Vania
Oliveira, Lidiane Gonçalves Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Idosos. Notificação de Violência. Vigilância Epidemiológica
topic Idosos. Notificação de Violência. Vigilância Epidemiológica
description O crescimento da população idosa tem suscitado reflexões sobre o processo de envelhecimento e os fenômenos decorrentes dessa etapa da vida, a exemplo da violência contra esse grupo etário. Como forma de contribuir para a discussão do tema, este estudo visou caracterizar os casos de violência contra a população idosa a partir dos dados disponibilizados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) entre os anos de 2011 a 2013 no município de Aracaju. As variáveis analisadas nesse estudo foram: sexo, idade, escolaridade, situação conjugal, bairro de residência, tipo de violência e local da ocorrência da agressão da vítima; sexo dos agressores, vínculo da vítima e número de envolvidos. Os dados foram tabulados no programa TABWIN e as informações processadas através da estatística descritiva. Nos anos analisados, as idosas foram as maiores vítimas das agressões em todas as faixas etárias, destacando os filhos como os maiores responsáveis pela agressão que ocorreu, em sua maioria, dentro da residência das vítimas. Os bairros que apresentaram maior número de notificação de violência contra a pessoa idosa foram: Olaria, Santos Dumont e Siqueira Campos. A partir dos resultados desse estudo, observa-se que o SINAN se constitui como um instrumento importante de monitoramento da violência, por isso, sugere-se o treinamento e a sensibilização dos profissionais para a notificação da violência, bem como a realização de outras pesquisas para compreender melhor esse fenômeno que atinge a população idosa e possibilitar o planejamento de ações intersetoriais que contribuam para o enfrentamento dessa expressão da questão social.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo retrospectivo e descritivo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1664
10.17564/2316-3801.2015v3n2p109-120
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1664
identifier_str_mv 10.17564/2316-3801.2015v3n2p109-120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1664/1116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 3 n. 2 (2015); 109-120
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2015v3n2
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1800220591819587584