Ser professor em tempos atuais: representações de estudantes das licenciaturas da UEFS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Antonio Roberto Seixas da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Almeida, Murilo Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1910
Resumo: O presente artigo objetiva refletir sobre as representações sociais de estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) sobre ser professor, a partir das experiências vivenciadas em sua trajetória de formação acadêmica. O quadro teórico do estudo baseou-se na Teoria das Representações Sociais – TRS (MOSCOVICI, 1987; JODELET, 2001), e nos conceitos de profissão docente (GARCIA, 2005) e identidade profissional (VALLE, 2002; GARCIA, 2005). Optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados e produzidos por meio das seguintes estratégias: realização de dois grupos focais (o primeiro formado por dez estudantes e o segundo formado por sete) matriculados no último semestre dos cursos de Licenciatura da UEFS; e entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa indicam que a docência ainda é vista, na atualidade, como profissão menor, uma subprofissão e uma área em que qualquer um que tenha algum tipo de formação, poderá atuar.
id UNIT-4_b09d109b80b615a8b92ce94faceb97f4
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1910
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling Ser professor em tempos atuais: representações de estudantes das licenciaturas da UEFSDocênciaProfissionalizaçãoTeoria das Representações Sociais (TRS)O presente artigo objetiva refletir sobre as representações sociais de estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) sobre ser professor, a partir das experiências vivenciadas em sua trajetória de formação acadêmica. O quadro teórico do estudo baseou-se na Teoria das Representações Sociais – TRS (MOSCOVICI, 1987; JODELET, 2001), e nos conceitos de profissão docente (GARCIA, 2005) e identidade profissional (VALLE, 2002; GARCIA, 2005). Optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados e produzidos por meio das seguintes estratégias: realização de dois grupos focais (o primeiro formado por dez estudantes e o segundo formado por sete) matriculados no último semestre dos cursos de Licenciatura da UEFS; e entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa indicam que a docência ainda é vista, na atualidade, como profissão menor, uma subprofissão e uma área em que qualquer um que tenha algum tipo de formação, poderá atuar.Editora Universitária Tiradentes2014-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/191010.17564/2316-3801.2014v3n1p93-104Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 3 n. 1 (2014); 93-1042316-38012316-334810.17564/2316-3801.2014v3n1reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1910/995Cruz, Antonio Roberto Seixas daAlmeida, Murilo Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T01:26:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1910Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-19T01:26:33Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser professor em tempos atuais: representações de estudantes das licenciaturas da UEFS
title Ser professor em tempos atuais: representações de estudantes das licenciaturas da UEFS
spellingShingle Ser professor em tempos atuais: representações de estudantes das licenciaturas da UEFS
Cruz, Antonio Roberto Seixas da
Docência
Profissionalização
Teoria das Representações Sociais (TRS)
title_short Ser professor em tempos atuais: representações de estudantes das licenciaturas da UEFS
title_full Ser professor em tempos atuais: representações de estudantes das licenciaturas da UEFS
title_fullStr Ser professor em tempos atuais: representações de estudantes das licenciaturas da UEFS
title_full_unstemmed Ser professor em tempos atuais: representações de estudantes das licenciaturas da UEFS
title_sort Ser professor em tempos atuais: representações de estudantes das licenciaturas da UEFS
author Cruz, Antonio Roberto Seixas da
author_facet Cruz, Antonio Roberto Seixas da
Almeida, Murilo Oliveira
author_role author
author2 Almeida, Murilo Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Antonio Roberto Seixas da
Almeida, Murilo Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Profissionalização
Teoria das Representações Sociais (TRS)
topic Docência
Profissionalização
Teoria das Representações Sociais (TRS)
description O presente artigo objetiva refletir sobre as representações sociais de estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) sobre ser professor, a partir das experiências vivenciadas em sua trajetória de formação acadêmica. O quadro teórico do estudo baseou-se na Teoria das Representações Sociais – TRS (MOSCOVICI, 1987; JODELET, 2001), e nos conceitos de profissão docente (GARCIA, 2005) e identidade profissional (VALLE, 2002; GARCIA, 2005). Optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados e produzidos por meio das seguintes estratégias: realização de dois grupos focais (o primeiro formado por dez estudantes e o segundo formado por sete) matriculados no último semestre dos cursos de Licenciatura da UEFS; e entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa indicam que a docência ainda é vista, na atualidade, como profissão menor, uma subprofissão e uma área em que qualquer um que tenha algum tipo de formação, poderá atuar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1910
10.17564/2316-3801.2014v3n1p93-104
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1910
identifier_str_mv 10.17564/2316-3801.2014v3n1p93-104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1910/995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 3 n. 1 (2014); 93-104
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2014v3n1
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1800220591842656256