Ser professor em tempos atuais: representações de estudantes das licenciaturas da UEFS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1910 |
Resumo: | O presente artigo objetiva refletir sobre as representações sociais de estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) sobre ser professor, a partir das experiências vivenciadas em sua trajetória de formação acadêmica. O quadro teórico do estudo baseou-se na Teoria das Representações Sociais – TRS (MOSCOVICI, 1987; JODELET, 2001), e nos conceitos de profissão docente (GARCIA, 2005) e identidade profissional (VALLE, 2002; GARCIA, 2005). Optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados e produzidos por meio das seguintes estratégias: realização de dois grupos focais (o primeiro formado por dez estudantes e o segundo formado por sete) matriculados no último semestre dos cursos de Licenciatura da UEFS; e entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa indicam que a docência ainda é vista, na atualidade, como profissão menor, uma subprofissão e uma área em que qualquer um que tenha algum tipo de formação, poderá atuar. |
id |
UNIT-4_b09d109b80b615a8b92ce94faceb97f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1910 |
network_acronym_str |
UNIT-4 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ser professor em tempos atuais: representações de estudantes das licenciaturas da UEFSDocênciaProfissionalizaçãoTeoria das Representações Sociais (TRS)O presente artigo objetiva refletir sobre as representações sociais de estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) sobre ser professor, a partir das experiências vivenciadas em sua trajetória de formação acadêmica. O quadro teórico do estudo baseou-se na Teoria das Representações Sociais – TRS (MOSCOVICI, 1987; JODELET, 2001), e nos conceitos de profissão docente (GARCIA, 2005) e identidade profissional (VALLE, 2002; GARCIA, 2005). Optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados e produzidos por meio das seguintes estratégias: realização de dois grupos focais (o primeiro formado por dez estudantes e o segundo formado por sete) matriculados no último semestre dos cursos de Licenciatura da UEFS; e entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa indicam que a docência ainda é vista, na atualidade, como profissão menor, uma subprofissão e uma área em que qualquer um que tenha algum tipo de formação, poderá atuar.Editora Universitária Tiradentes2014-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/191010.17564/2316-3801.2014v3n1p93-104Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 3 n. 1 (2014); 93-1042316-38012316-334810.17564/2316-3801.2014v3n1reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1910/995Cruz, Antonio Roberto Seixas daAlmeida, Murilo Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T01:26:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1910Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-19T01:26:33Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser professor em tempos atuais: representações de estudantes das licenciaturas da UEFS |
title |
Ser professor em tempos atuais: representações de estudantes das licenciaturas da UEFS |
spellingShingle |
Ser professor em tempos atuais: representações de estudantes das licenciaturas da UEFS Cruz, Antonio Roberto Seixas da Docência Profissionalização Teoria das Representações Sociais (TRS) |
title_short |
Ser professor em tempos atuais: representações de estudantes das licenciaturas da UEFS |
title_full |
Ser professor em tempos atuais: representações de estudantes das licenciaturas da UEFS |
title_fullStr |
Ser professor em tempos atuais: representações de estudantes das licenciaturas da UEFS |
title_full_unstemmed |
Ser professor em tempos atuais: representações de estudantes das licenciaturas da UEFS |
title_sort |
Ser professor em tempos atuais: representações de estudantes das licenciaturas da UEFS |
author |
Cruz, Antonio Roberto Seixas da |
author_facet |
Cruz, Antonio Roberto Seixas da Almeida, Murilo Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Murilo Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Antonio Roberto Seixas da Almeida, Murilo Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Profissionalização Teoria das Representações Sociais (TRS) |
topic |
Docência Profissionalização Teoria das Representações Sociais (TRS) |
description |
O presente artigo objetiva refletir sobre as representações sociais de estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) sobre ser professor, a partir das experiências vivenciadas em sua trajetória de formação acadêmica. O quadro teórico do estudo baseou-se na Teoria das Representações Sociais – TRS (MOSCOVICI, 1987; JODELET, 2001), e nos conceitos de profissão docente (GARCIA, 2005) e identidade profissional (VALLE, 2002; GARCIA, 2005). Optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados e produzidos por meio das seguintes estratégias: realização de dois grupos focais (o primeiro formado por dez estudantes e o segundo formado por sete) matriculados no último semestre dos cursos de Licenciatura da UEFS; e entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa indicam que a docência ainda é vista, na atualidade, como profissão menor, uma subprofissão e uma área em que qualquer um que tenha algum tipo de formação, poderá atuar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1910 10.17564/2316-3801.2014v3n1p93-104 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1910 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3801.2014v3n1p93-104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1910/995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 3 n. 1 (2014); 93-104 2316-3801 2316-3348 10.17564/2316-3801.2014v3n1 reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com |
_version_ |
1800220591842656256 |