MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES RURAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Silva, Vanilda
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Mansano de Mello, Fábio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11800
Resumo: O presente artigo reflete sobre memórias do processo de escolarização de trabalhadoras e trabalhadores de povoados do município de Poções, na Bahia, à luz do contexto da educação rural no Brasil. Ele parte do registro da memória coletiva desses sujeitos em relação à escola e se insere entre as pesquisas que investigam as mediações entre educação escolar e os saberes vivenciados por sujeitos do campo. A memória é proveniente de um longo e complexo processo de desenvolvimento histórico-cultural, de relações sociais humanas concretas. A escola, por sua vez, é espaço privilegiado na constituição da memória e não é desinteressada. Nesse sentido, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória constituída por levantamento bibliográfico e por pesquisa de campo, mediante entrevistas semi-estruturadas. A partir do relato dos participantes da pesquisa foi possível refletir sobre a constituição de suas memórias e compreender que elas são forjadas no contexto da educação rural no Brasil e que, por isso, são marcadas pela precariedade de vida e escolarização e pelo desenraizamento.
id UNIT-4_b834fa0003022735e97b61efa4a9c92d
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/11800
network_acronym_str UNIT-4
network_name_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository_id_str
spelling MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES RURAISO presente artigo reflete sobre memórias do processo de escolarização de trabalhadoras e trabalhadores de povoados do município de Poções, na Bahia, à luz do contexto da educação rural no Brasil. Ele parte do registro da memória coletiva desses sujeitos em relação à escola e se insere entre as pesquisas que investigam as mediações entre educação escolar e os saberes vivenciados por sujeitos do campo. A memória é proveniente de um longo e complexo processo de desenvolvimento histórico-cultural, de relações sociais humanas concretas. A escola, por sua vez, é espaço privilegiado na constituição da memória e não é desinteressada. Nesse sentido, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória constituída por levantamento bibliográfico e por pesquisa de campo, mediante entrevistas semi-estruturadas. A partir do relato dos participantes da pesquisa foi possível refletir sobre a constituição de suas memórias e compreender que elas são forjadas no contexto da educação rural no Brasil e que, por isso, são marcadas pela precariedade de vida e escolarização e pelo desenraizamento.Editora Universitária Tiradentes2024-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11800Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 33-452316-38012316-334810.17564/2316-3801.2024v12n2reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11800/5554Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Humanas e Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Silva, VanildaMansano de Mello, Fábio2024-03-21T15:33:12Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/11800Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2024-03-21T15:33:12Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES RURAIS
title MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES RURAIS
spellingShingle MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES RURAIS
dos Santos Silva, Vanilda
title_short MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES RURAIS
title_full MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES RURAIS
title_fullStr MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES RURAIS
title_full_unstemmed MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES RURAIS
title_sort MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES RURAIS
author dos Santos Silva, Vanilda
author_facet dos Santos Silva, Vanilda
Mansano de Mello, Fábio
author_role author
author2 Mansano de Mello, Fábio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Silva, Vanilda
Mansano de Mello, Fábio
description O presente artigo reflete sobre memórias do processo de escolarização de trabalhadoras e trabalhadores de povoados do município de Poções, na Bahia, à luz do contexto da educação rural no Brasil. Ele parte do registro da memória coletiva desses sujeitos em relação à escola e se insere entre as pesquisas que investigam as mediações entre educação escolar e os saberes vivenciados por sujeitos do campo. A memória é proveniente de um longo e complexo processo de desenvolvimento histórico-cultural, de relações sociais humanas concretas. A escola, por sua vez, é espaço privilegiado na constituição da memória e não é desinteressada. Nesse sentido, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória constituída por levantamento bibliográfico e por pesquisa de campo, mediante entrevistas semi-estruturadas. A partir do relato dos participantes da pesquisa foi possível refletir sobre a constituição de suas memórias e compreender que elas são forjadas no contexto da educação rural no Brasil e que, por isso, são marcadas pela precariedade de vida e escolarização e pelo desenraizamento.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11800
url https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11800/5554
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 33-45
2316-3801
2316-3348
10.17564/2316-3801.2024v12n2
reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
collection Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com
_version_ 1800220591673835520