MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES RURAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11800 |
Resumo: | O presente artigo reflete sobre memórias do processo de escolarização de trabalhadoras e trabalhadores de povoados do município de Poções, na Bahia, à luz do contexto da educação rural no Brasil. Ele parte do registro da memória coletiva desses sujeitos em relação à escola e se insere entre as pesquisas que investigam as mediações entre educação escolar e os saberes vivenciados por sujeitos do campo. A memória é proveniente de um longo e complexo processo de desenvolvimento histórico-cultural, de relações sociais humanas concretas. A escola, por sua vez, é espaço privilegiado na constituição da memória e não é desinteressada. Nesse sentido, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória constituída por levantamento bibliográfico e por pesquisa de campo, mediante entrevistas semi-estruturadas. A partir do relato dos participantes da pesquisa foi possível refletir sobre a constituição de suas memórias e compreender que elas são forjadas no contexto da educação rural no Brasil e que, por isso, são marcadas pela precariedade de vida e escolarização e pelo desenraizamento. |
id |
UNIT-4_b834fa0003022735e97b61efa4a9c92d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/11800 |
network_acronym_str |
UNIT-4 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES RURAISO presente artigo reflete sobre memórias do processo de escolarização de trabalhadoras e trabalhadores de povoados do município de Poções, na Bahia, à luz do contexto da educação rural no Brasil. Ele parte do registro da memória coletiva desses sujeitos em relação à escola e se insere entre as pesquisas que investigam as mediações entre educação escolar e os saberes vivenciados por sujeitos do campo. A memória é proveniente de um longo e complexo processo de desenvolvimento histórico-cultural, de relações sociais humanas concretas. A escola, por sua vez, é espaço privilegiado na constituição da memória e não é desinteressada. Nesse sentido, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória constituída por levantamento bibliográfico e por pesquisa de campo, mediante entrevistas semi-estruturadas. A partir do relato dos participantes da pesquisa foi possível refletir sobre a constituição de suas memórias e compreender que elas são forjadas no contexto da educação rural no Brasil e que, por isso, são marcadas pela precariedade de vida e escolarização e pelo desenraizamento.Editora Universitária Tiradentes2024-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11800Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 33-452316-38012316-334810.17564/2316-3801.2024v12n2reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11800/5554Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Humanas e Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Silva, VanildaMansano de Mello, Fábio2024-03-21T15:33:12Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/11800Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2024-03-21T15:33:12Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES RURAIS |
title |
MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES RURAIS |
spellingShingle |
MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES RURAIS dos Santos Silva, Vanilda |
title_short |
MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES RURAIS |
title_full |
MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES RURAIS |
title_fullStr |
MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES RURAIS |
title_full_unstemmed |
MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES RURAIS |
title_sort |
MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES RURAIS |
author |
dos Santos Silva, Vanilda |
author_facet |
dos Santos Silva, Vanilda Mansano de Mello, Fábio |
author_role |
author |
author2 |
Mansano de Mello, Fábio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Silva, Vanilda Mansano de Mello, Fábio |
description |
O presente artigo reflete sobre memórias do processo de escolarização de trabalhadoras e trabalhadores de povoados do município de Poções, na Bahia, à luz do contexto da educação rural no Brasil. Ele parte do registro da memória coletiva desses sujeitos em relação à escola e se insere entre as pesquisas que investigam as mediações entre educação escolar e os saberes vivenciados por sujeitos do campo. A memória é proveniente de um longo e complexo processo de desenvolvimento histórico-cultural, de relações sociais humanas concretas. A escola, por sua vez, é espaço privilegiado na constituição da memória e não é desinteressada. Nesse sentido, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória constituída por levantamento bibliográfico e por pesquisa de campo, mediante entrevistas semi-estruturadas. A partir do relato dos participantes da pesquisa foi possível refletir sobre a constituição de suas memórias e compreender que elas são forjadas no contexto da educação rural no Brasil e que, por isso, são marcadas pela precariedade de vida e escolarização e pelo desenraizamento. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11800 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11800/5554 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Humanas e Sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 12 n. 2 (2024): Fluxo Contínuo; 33-45 2316-3801 2316-3348 10.17564/2316-3801.2024v12n2 reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
crismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com |
_version_ |
1800220591673835520 |