ABUSO DE PODER DOCENTE E CIDADANIA: REVISITANDO A LIBERDADE DE CÁTEDRA EM “SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS”
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/10071 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo geral discutir as relações entre o abuso de poder docente e a formação cidadã dos estudantes, com base na análise crítica do filme “Sociedade dos Poetas Mortos”. Almeja-se, ainda, ressaltar a importância de se permitir manifestações políticas em instituições de ensino superior, o que difere de propaganda eleitoral irregular em bens públicos de uso especial. A pesquisa contou com o emprego do método qualitativo, somado à revisão bibliográfica acerca de temas como educação, política e liberdade de ensino. Realizou-se também uma pesquisa jurisprudencial, referente ao exame dos argumentos utilizados pelos ministros do Supremo Tribunal Federal, no julgamento da ADPF 548. Efetuou-se, ademais, uma pesquisa exploratória, com vistas de extrair contribuições teóricas do filme “Sociedade dos Poetas Mortos” quanto à liberdade de cátedra e a formação multidimensional dos estudantes. A pesquisa conclui pela necessidade de se garantir a liberdade docente a fim de que os pilares democráticos não pereçam, tendo em vista a necessidade de serem formados indivíduos com autonomia, identidade e consciência sobre seus papéis na sociedade. |
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ABUSO DE PODER DOCENTE E CIDADANIA: REVISITANDO A LIBERDADE DE CÁTEDRA EM “SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS”Este artigo tem como objetivo geral discutir as relações entre o abuso de poder docente e a formação cidadã dos estudantes, com base na análise crítica do filme “Sociedade dos Poetas Mortos”. Almeja-se, ainda, ressaltar a importância de se permitir manifestações políticas em instituições de ensino superior, o que difere de propaganda eleitoral irregular em bens públicos de uso especial. A pesquisa contou com o emprego do método qualitativo, somado à revisão bibliográfica acerca de temas como educação, política e liberdade de ensino. Realizou-se também uma pesquisa jurisprudencial, referente ao exame dos argumentos utilizados pelos ministros do Supremo Tribunal Federal, no julgamento da ADPF 548. Efetuou-se, ademais, uma pesquisa exploratória, com vistas de extrair contribuições teóricas do filme “Sociedade dos Poetas Mortos” quanto à liberdade de cátedra e a formação multidimensional dos estudantes. A pesquisa conclui pela necessidade de se garantir a liberdade docente a fim de que os pilares democráticos não pereçam, tendo em vista a necessidade de serem formados indivíduos com autonomia, identidade e consciência sobre seus papéis na sociedade.Editora Universitária Tiradentes2022-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/1007110.17564/2316-3801.2022v9n3p275-287Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 9 n. 3 (2022): Fluxo Contínuo; 275-2872316-38012316-334810.17564/2316-3801.2022v9n3reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/10071/5025Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Humanas e Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz Silva, Thyerrí JoséSantos Lima, Edson PauloHeine, Maria Luiza Figueiredo2022-07-18T18:27:43Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/10071Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2022-07-18T18:27:43Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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