A importância do estágio curricular na formação profissional do assistente social
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/772 |
Resumo: | O estágio é uma etapa de suma importância no processo de formação acadêmica, devendo proporcionar ao aluno discussões e esclarecimentos sobre a prática do Assistente Social, identificando desafios e possibilidades de intervenção frente às demandas profissionais. Este é um espaço que acompanha o Serviço Social desde a sua origem, perpassando pelas mudanças societárias que influenciaram a profissão, principalmente, depois de 1980 em que se pode ver o surgimento de leis para regular o estágio como lócus de ensino-aprendizagem e a adquirir o mesmo status das demais disciplinas que fundamentam a prática profissional. Tais legislações são: Diretrizes Curriculares de 1996, Lei de Regulamentação da Profissão de 1996, Resolução CFESS nº 533/2008 e a Política Nacional de Estágio. Diante do exposto acima, o presente artigo propõe-se a discutir sobre o estágio curricular na formação profissional do Serviço Social, abordando os aspectos históricos, sua relação com a teoria e a prática, os papéis assumidos pelos supervisores, assim como os desafios desse processo de formação para o exercício profissional. |
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A importância do estágio curricular na formação profissional do assistente socialEstágio em Serviço SocialFormação ProfissionalLegislações ReguladorasO estágio é uma etapa de suma importância no processo de formação acadêmica, devendo proporcionar ao aluno discussões e esclarecimentos sobre a prática do Assistente Social, identificando desafios e possibilidades de intervenção frente às demandas profissionais. Este é um espaço que acompanha o Serviço Social desde a sua origem, perpassando pelas mudanças societárias que influenciaram a profissão, principalmente, depois de 1980 em que se pode ver o surgimento de leis para regular o estágio como lócus de ensino-aprendizagem e a adquirir o mesmo status das demais disciplinas que fundamentam a prática profissional. Tais legislações são: Diretrizes Curriculares de 1996, Lei de Regulamentação da Profissão de 1996, Resolução CFESS nº 533/2008 e a Política Nacional de Estágio. Diante do exposto acima, o presente artigo propõe-se a discutir sobre o estágio curricular na formação profissional do Serviço Social, abordando os aspectos históricos, sua relação com a teoria e a prática, os papéis assumidos pelos supervisores, assim como os desafios desse processo de formação para o exercício profissional.Editora Universitária Tiradentes2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/77210.17564/2316-3801.2013v1n3p51-60Interfaces Científicas - Humanas e Sociais; v. 1 n. 3 (2013); 51-602316-38012316-334810.17564/2316-3801.2013v1n3reponame:Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/772/448Santos, Elisangela MouraSoares, Ana Celia Goes MeloSilva, Alcione BrazOliveira, Greice Rodrigues deAraújo, Liete Rosa deMoura, Maria Aparecida Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T01:14:35Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/772Revistahttps://periodicos.set.edu.br/humanasPRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/oaicrismporto@gmail.com || cfcpinto@gmail.com2316-38012316-3348opendoar:2020-11-19T01:14:35Interfaces Científicas. Humanas e Sociais (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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