A organização humana como agente e sujeito da gestão do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Latin American Journal of Business Management |
Texto Completo: | https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/12 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é descrever a contribuição da organização humana, composta pela Cultura Organizacional, Liderança e Recursos Humanos, na Gestão do Conhecimento, tomando como referência a experiência e a percepção de valor agregado em uma indústria de base tecnológica brasileira. A pesquisa empírica desenvolvida foi parcialmente inspirada no modelo desenvolvido por pesquisadores do Instituto Fraunhofer Competence Center of Knowledge Management, da Alemanha, o qual identificou os elementos formadores do conhecimento nos processos essenciais do negócio nas maiores empresas européias. Destas, mais de 76% utiliza tecnologia intensiva. Os pesquisadores focalizaram as duas naturezas específicas de processos envolvidos na gestão do conhecimento organizacional: a organização técnica, traduzida por sistemas de controle, normas e organização e tecnologia da informação, não contemplado nesta pesquisa; e a organização humana, sob a perspectiva de Recursos Humanos, da Liderança e da Cultura Organizacional. Este último eixo serviu como recorte para a pesquisa empírica, aplicada em uma indústria nacional de alta tecnologia, de relevo mundial no seu setor de atuação. A pesquisa foi fundamentada por abordagem quali-quantitativa, e respaldada por instrumentos de levantamento de dados, cujos conteúdos contemplam os fundamentos conceituais identificados em extensa pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos evidenciam a importância e a influência da organização humana no ciclo da Gestão do Conhecimento, evidenciando a necessidade de identificação psicossocial dos atores com o objeto produzido e com o mito da perenidade através do produto. Além da percepção da pertinência ao grupo, destacado como elite no setor de atividade. |
id |
UNITAU-2_2ac785fd42508f222f4c766687a28e4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.lajbm.com.br:article/12 |
network_acronym_str |
UNITAU-2 |
network_name_str |
Latin American Journal of Business Management |
repository_id_str |
|
spelling |
A organização humana como agente e sujeito da gestão do conhecimentoGestão do ConhecimentoOrganização HumanaAmbiente TecnológicoAmbiente de NegóciosO objetivo deste artigo é descrever a contribuição da organização humana, composta pela Cultura Organizacional, Liderança e Recursos Humanos, na Gestão do Conhecimento, tomando como referência a experiência e a percepção de valor agregado em uma indústria de base tecnológica brasileira. A pesquisa empírica desenvolvida foi parcialmente inspirada no modelo desenvolvido por pesquisadores do Instituto Fraunhofer Competence Center of Knowledge Management, da Alemanha, o qual identificou os elementos formadores do conhecimento nos processos essenciais do negócio nas maiores empresas européias. Destas, mais de 76% utiliza tecnologia intensiva. Os pesquisadores focalizaram as duas naturezas específicas de processos envolvidos na gestão do conhecimento organizacional: a organização técnica, traduzida por sistemas de controle, normas e organização e tecnologia da informação, não contemplado nesta pesquisa; e a organização humana, sob a perspectiva de Recursos Humanos, da Liderança e da Cultura Organizacional. Este último eixo serviu como recorte para a pesquisa empírica, aplicada em uma indústria nacional de alta tecnologia, de relevo mundial no seu setor de atuação. A pesquisa foi fundamentada por abordagem quali-quantitativa, e respaldada por instrumentos de levantamento de dados, cujos conteúdos contemplam os fundamentos conceituais identificados em extensa pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos evidenciam a importância e a influência da organização humana no ciclo da Gestão do Conhecimento, evidenciando a necessidade de identificação psicossocial dos atores com o objeto produzido e com o mito da perenidade através do produto. Além da percepção da pertinência ao grupo, destacado como elite no setor de atividade.Latin American Journal of Business ManagementLatin American Journal of Business ManagementLatin American Journal of Business Management2011-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/12Latin American Journal of Business Management; Vol. 1 No. 2 (2010)Latin American Journal of Business Management; Vol. 1 Núm. 2 (2010)Latin American Journal of Business Management; v. 1 n. 2 (2010)2178-4833reponame:Latin American Journal of Business Managementinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/12/13Santos, Isabel Cristina dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-07-17T22:02:55Zoai:ojs2.lajbm.com.br:article/12Revistahttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/indexhttp://www.lajbm.net/index.php/journal/oaimarcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net2178-48332178-4833opendoar:2011-07-17T22:02:55Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A organização humana como agente e sujeito da gestão do conhecimento |
title |
A organização humana como agente e sujeito da gestão do conhecimento |
spellingShingle |
A organização humana como agente e sujeito da gestão do conhecimento Santos, Isabel Cristina dos Gestão do Conhecimento Organização Humana Ambiente Tecnológico Ambiente de Negócios |
title_short |
A organização humana como agente e sujeito da gestão do conhecimento |
title_full |
A organização humana como agente e sujeito da gestão do conhecimento |
title_fullStr |
A organização humana como agente e sujeito da gestão do conhecimento |
title_full_unstemmed |
A organização humana como agente e sujeito da gestão do conhecimento |
title_sort |
A organização humana como agente e sujeito da gestão do conhecimento |
author |
Santos, Isabel Cristina dos |
author_facet |
Santos, Isabel Cristina dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Isabel Cristina dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do Conhecimento Organização Humana Ambiente Tecnológico Ambiente de Negócios |
topic |
Gestão do Conhecimento Organização Humana Ambiente Tecnológico Ambiente de Negócios |
description |
O objetivo deste artigo é descrever a contribuição da organização humana, composta pela Cultura Organizacional, Liderança e Recursos Humanos, na Gestão do Conhecimento, tomando como referência a experiência e a percepção de valor agregado em uma indústria de base tecnológica brasileira. A pesquisa empírica desenvolvida foi parcialmente inspirada no modelo desenvolvido por pesquisadores do Instituto Fraunhofer Competence Center of Knowledge Management, da Alemanha, o qual identificou os elementos formadores do conhecimento nos processos essenciais do negócio nas maiores empresas européias. Destas, mais de 76% utiliza tecnologia intensiva. Os pesquisadores focalizaram as duas naturezas específicas de processos envolvidos na gestão do conhecimento organizacional: a organização técnica, traduzida por sistemas de controle, normas e organização e tecnologia da informação, não contemplado nesta pesquisa; e a organização humana, sob a perspectiva de Recursos Humanos, da Liderança e da Cultura Organizacional. Este último eixo serviu como recorte para a pesquisa empírica, aplicada em uma indústria nacional de alta tecnologia, de relevo mundial no seu setor de atuação. A pesquisa foi fundamentada por abordagem quali-quantitativa, e respaldada por instrumentos de levantamento de dados, cujos conteúdos contemplam os fundamentos conceituais identificados em extensa pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos evidenciam a importância e a influência da organização humana no ciclo da Gestão do Conhecimento, evidenciando a necessidade de identificação psicossocial dos atores com o objeto produzido e com o mito da perenidade através do produto. Além da percepção da pertinência ao grupo, destacado como elite no setor de atividade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/12 |
url |
https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/12 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/12/13 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Latin American Journal of Business Management Latin American Journal of Business Management Latin American Journal of Business Management |
publisher.none.fl_str_mv |
Latin American Journal of Business Management Latin American Journal of Business Management Latin American Journal of Business Management |
dc.source.none.fl_str_mv |
Latin American Journal of Business Management; Vol. 1 No. 2 (2010) Latin American Journal of Business Management; Vol. 1 Núm. 2 (2010) Latin American Journal of Business Management; v. 1 n. 2 (2010) 2178-4833 reponame:Latin American Journal of Business Management instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Latin American Journal of Business Management |
collection |
Latin American Journal of Business Management |
repository.name.fl_str_mv |
Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net |
_version_ |
1800221336370413568 |