REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Latin American Journal of Business Management |
Texto Completo: | https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/564 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar as Representações Sociais de professores do ensino superior sobre o processo de avaliação dos cursos de graduação e identificar como estes sujeitos (professores) se inter-relacionam e representam os processos de avaliação oficiais do MEC/INEP. A presente pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais. Para coletas de dados foram utilizados dois instrumentos, um questionário formado por questões fechadas e entrevista semiestruturada com questões abertas. Os dados qualitativos, através da análise de discurso, foram categorizados pelo software IRAMUTEQ®. Os dados quantitativos foram coletados pelo aplicativo Google Forms, tratados através do software IBM-SPSS, e analisados através da estatística descritiva. Para uma melhor abordagem analítica utilizou-se a técnica da triangulação de dados, integrando as abordagens qualitativa e quantitativa. Conhecer e debater as RS dos professores sobre o processo de avaliação de cursos de graduação, traz à tona elementos que podem ser utilizados para a formação de estratégias e políticas voltadas para um melhor aproveitamento das avaliações e regulação em geral, no sentido de explorar o caráter diagnóstico dos instrumentos, e para potencializar a sua característica formativa, ampliando os debates e dando melhor e maior publicidade aos dados. |
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