Modelagem de estratégias organizacionais em companhias aéreas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Latin American Journal of Business Management |
Texto Completo: | https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/51 |
Resumo: | A estratégia de uma organização deve ser avaliada e ajustada continuamente. Este artigo apresentou, de maneira descritiva, as empresas GOL e TAM. Foi feita uma análise das duas empresas à luz da análise SWOT, mostrando suas variáveis, tais como: tecnológicas, sócio-culturais, ambientais e econômicas, dentre outras. O trabalho mostra ainda o posicionamento e a performance das duas empresas antes e depois da crise econômica mundial de 2008. O trabalho objetivou responder ao seguinte questionamento: diante de um panorama de crise mundial, como se dá o posicionamento dessas empresas (GOL e TAM) e de que forma seu planejamento estratégico é afetado ou é capaz de responder a tamanha hostilidade do ambiente? Para isso, além de pesquisa telematizada, tomou-se por base autores como: Penrose (1959); Barney (1996); Mintzberg (2000) e Porter (2004), dentre outros. Ressalta-se que o artigo não objetivou discutir posições estratégicas, tampouco modelos de gestão, apenas analisar dados referentes ao período de 2007 – 2008 das empresas, mostrando modelos que, poderiam ser adotados por tais empresas, em momentos de turbulência econômica mundial, dentre eles a análise SWOT, as estratégias genéricas, e a análise PEST. |
id |
UNITAU-2_692f5f6274228408b5e17be9ab156493 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.lajbm.com.br:article/51 |
network_acronym_str |
UNITAU-2 |
network_name_str |
Latin American Journal of Business Management |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelagem de estratégias organizacionais em companhias aéreas brasileirasEstratégia organizacionalCia aéreaAnálise de mercadoA estratégia de uma organização deve ser avaliada e ajustada continuamente. Este artigo apresentou, de maneira descritiva, as empresas GOL e TAM. Foi feita uma análise das duas empresas à luz da análise SWOT, mostrando suas variáveis, tais como: tecnológicas, sócio-culturais, ambientais e econômicas, dentre outras. O trabalho mostra ainda o posicionamento e a performance das duas empresas antes e depois da crise econômica mundial de 2008. O trabalho objetivou responder ao seguinte questionamento: diante de um panorama de crise mundial, como se dá o posicionamento dessas empresas (GOL e TAM) e de que forma seu planejamento estratégico é afetado ou é capaz de responder a tamanha hostilidade do ambiente? Para isso, além de pesquisa telematizada, tomou-se por base autores como: Penrose (1959); Barney (1996); Mintzberg (2000) e Porter (2004), dentre outros. Ressalta-se que o artigo não objetivou discutir posições estratégicas, tampouco modelos de gestão, apenas analisar dados referentes ao período de 2007 – 2008 das empresas, mostrando modelos que, poderiam ser adotados por tais empresas, em momentos de turbulência econômica mundial, dentre eles a análise SWOT, as estratégias genéricas, e a análise PEST.edUNITAU2012-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/51Latin American Journal of Business Management; Vol. 3 No. 1 (2012)Latin American Journal of Business Management; Vol. 3 Núm. 1 (2012)Latin American Journal of Business Management; v. 3 n. 1 (2012)2178-4833reponame:Latin American Journal of Business Managementinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/51/47Cruz, Eduardo PicançoFontanillas, Carlos NavarroSilva, Fabio do Nascimento Siqueira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-21T20:37:07Zoai:ojs2.lajbm.com.br:article/51Revistahttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/indexPUBhttp://www.lajbm.net/index.php/journal/oaimarcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net2178-48332178-4833opendoar:2012-08-21T20:37:07Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem de estratégias organizacionais em companhias aéreas brasileiras |
title |
Modelagem de estratégias organizacionais em companhias aéreas brasileiras |
spellingShingle |
Modelagem de estratégias organizacionais em companhias aéreas brasileiras Cruz, Eduardo Picanço Estratégia organizacional Cia aérea Análise de mercado |
title_short |
Modelagem de estratégias organizacionais em companhias aéreas brasileiras |
title_full |
Modelagem de estratégias organizacionais em companhias aéreas brasileiras |
title_fullStr |
Modelagem de estratégias organizacionais em companhias aéreas brasileiras |
title_full_unstemmed |
Modelagem de estratégias organizacionais em companhias aéreas brasileiras |
title_sort |
Modelagem de estratégias organizacionais em companhias aéreas brasileiras |
author |
Cruz, Eduardo Picanço |
author_facet |
Cruz, Eduardo Picanço Fontanillas, Carlos Navarro Silva, Fabio do Nascimento Siqueira da |
author_role |
author |
author2 |
Fontanillas, Carlos Navarro Silva, Fabio do Nascimento Siqueira da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Eduardo Picanço Fontanillas, Carlos Navarro Silva, Fabio do Nascimento Siqueira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia organizacional Cia aérea Análise de mercado |
topic |
Estratégia organizacional Cia aérea Análise de mercado |
description |
A estratégia de uma organização deve ser avaliada e ajustada continuamente. Este artigo apresentou, de maneira descritiva, as empresas GOL e TAM. Foi feita uma análise das duas empresas à luz da análise SWOT, mostrando suas variáveis, tais como: tecnológicas, sócio-culturais, ambientais e econômicas, dentre outras. O trabalho mostra ainda o posicionamento e a performance das duas empresas antes e depois da crise econômica mundial de 2008. O trabalho objetivou responder ao seguinte questionamento: diante de um panorama de crise mundial, como se dá o posicionamento dessas empresas (GOL e TAM) e de que forma seu planejamento estratégico é afetado ou é capaz de responder a tamanha hostilidade do ambiente? Para isso, além de pesquisa telematizada, tomou-se por base autores como: Penrose (1959); Barney (1996); Mintzberg (2000) e Porter (2004), dentre outros. Ressalta-se que o artigo não objetivou discutir posições estratégicas, tampouco modelos de gestão, apenas analisar dados referentes ao período de 2007 – 2008 das empresas, mostrando modelos que, poderiam ser adotados por tais empresas, em momentos de turbulência econômica mundial, dentre eles a análise SWOT, as estratégias genéricas, e a análise PEST. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/51 |
url |
https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/51 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/51/47 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
edUNITAU |
publisher.none.fl_str_mv |
edUNITAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Latin American Journal of Business Management; Vol. 3 No. 1 (2012) Latin American Journal of Business Management; Vol. 3 Núm. 1 (2012) Latin American Journal of Business Management; v. 3 n. 1 (2012) 2178-4833 reponame:Latin American Journal of Business Management instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Latin American Journal of Business Management |
collection |
Latin American Journal of Business Management |
repository.name.fl_str_mv |
Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net |
_version_ |
1809281663309447168 |