O Sistema de Informação Geográfica (GIS) como estratégia nas decisões do setor de Transportes no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Latin American Journal of Business Management |
Texto Completo: | https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/16 |
Resumo: | O transporte é a área operacional da logística que geograficamente movimenta e posiciona os materiais, sendo fundamentais para seu desempenho o custo, a velocidade, a consistência e a informação. As mudanças econômicas no Brasil motivaram as empresas a buscarem alternativas que viabilizasse os processos de trocas de mercadorias entre as regiões produtoras e consumidoras, ultrapassando as dimensões geográficas do território brasileiro. Assim, o estudo no setor de transportes tornou-se fundamental para as empresas criarem vantagens competitivas e para o governo criar meios de atender essa demanda, direcionando os investimentos neste setor. Diante deste cenário, o Sistema de Informação Geográfica passa a ser uma ferramenta estratégica, tornando-se facilitadora de tomada de decisões. O artigo tem como objetivo investigar o Sistema de Informação Geográfica como estratégia nas decisões do setor de transportes no Brasil. O estudo tem como base a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo englobando Centros de Distribuição da região da Grande São Paulo. O resultado da pesquisa permite a discussão dos benefícios obtidos e das oportunidades identificadas com a utilização GIS. |
id |
UNITAU-2_a91b00f99dd5a38be05b1b467ef0e108 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.lajbm.com.br:article/16 |
network_acronym_str |
UNITAU-2 |
network_name_str |
Latin American Journal of Business Management |
repository_id_str |
|
spelling |
O Sistema de Informação Geográfica (GIS) como estratégia nas decisões do setor de Transportes no BrasilSistema de Informação GeográficaLogísticaGerenciamento de TransporteO transporte é a área operacional da logística que geograficamente movimenta e posiciona os materiais, sendo fundamentais para seu desempenho o custo, a velocidade, a consistência e a informação. As mudanças econômicas no Brasil motivaram as empresas a buscarem alternativas que viabilizasse os processos de trocas de mercadorias entre as regiões produtoras e consumidoras, ultrapassando as dimensões geográficas do território brasileiro. Assim, o estudo no setor de transportes tornou-se fundamental para as empresas criarem vantagens competitivas e para o governo criar meios de atender essa demanda, direcionando os investimentos neste setor. Diante deste cenário, o Sistema de Informação Geográfica passa a ser uma ferramenta estratégica, tornando-se facilitadora de tomada de decisões. O artigo tem como objetivo investigar o Sistema de Informação Geográfica como estratégia nas decisões do setor de transportes no Brasil. O estudo tem como base a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo englobando Centros de Distribuição da região da Grande São Paulo. O resultado da pesquisa permite a discussão dos benefícios obtidos e das oportunidades identificadas com a utilização GIS.edUNITAU2011-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/16Latin American Journal of Business Management; Vol. 1 No. 2 (2010)Latin American Journal of Business Management; Vol. 1 Núm. 2 (2010)Latin American Journal of Business Management; v. 1 n. 2 (2010)2178-4833reponame:Latin American Journal of Business Managementinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/16/17Borba, Laiza Meira deSilva, José Luis Gomes dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-07-17T22:02:55Zoai:ojs2.lajbm.com.br:article/16Revistahttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/indexPUBhttp://www.lajbm.net/index.php/journal/oaimarcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net2178-48332178-4833opendoar:2011-07-17T22:02:55Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Sistema de Informação Geográfica (GIS) como estratégia nas decisões do setor de Transportes no Brasil |
title |
O Sistema de Informação Geográfica (GIS) como estratégia nas decisões do setor de Transportes no Brasil |
spellingShingle |
O Sistema de Informação Geográfica (GIS) como estratégia nas decisões do setor de Transportes no Brasil Borba, Laiza Meira de Sistema de Informação Geográfica Logística Gerenciamento de Transporte |
title_short |
O Sistema de Informação Geográfica (GIS) como estratégia nas decisões do setor de Transportes no Brasil |
title_full |
O Sistema de Informação Geográfica (GIS) como estratégia nas decisões do setor de Transportes no Brasil |
title_fullStr |
O Sistema de Informação Geográfica (GIS) como estratégia nas decisões do setor de Transportes no Brasil |
title_full_unstemmed |
O Sistema de Informação Geográfica (GIS) como estratégia nas decisões do setor de Transportes no Brasil |
title_sort |
O Sistema de Informação Geográfica (GIS) como estratégia nas decisões do setor de Transportes no Brasil |
author |
Borba, Laiza Meira de |
author_facet |
Borba, Laiza Meira de Silva, José Luis Gomes da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, José Luis Gomes da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba, Laiza Meira de Silva, José Luis Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema de Informação Geográfica Logística Gerenciamento de Transporte |
topic |
Sistema de Informação Geográfica Logística Gerenciamento de Transporte |
description |
O transporte é a área operacional da logística que geograficamente movimenta e posiciona os materiais, sendo fundamentais para seu desempenho o custo, a velocidade, a consistência e a informação. As mudanças econômicas no Brasil motivaram as empresas a buscarem alternativas que viabilizasse os processos de trocas de mercadorias entre as regiões produtoras e consumidoras, ultrapassando as dimensões geográficas do território brasileiro. Assim, o estudo no setor de transportes tornou-se fundamental para as empresas criarem vantagens competitivas e para o governo criar meios de atender essa demanda, direcionando os investimentos neste setor. Diante deste cenário, o Sistema de Informação Geográfica passa a ser uma ferramenta estratégica, tornando-se facilitadora de tomada de decisões. O artigo tem como objetivo investigar o Sistema de Informação Geográfica como estratégia nas decisões do setor de transportes no Brasil. O estudo tem como base a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo englobando Centros de Distribuição da região da Grande São Paulo. O resultado da pesquisa permite a discussão dos benefícios obtidos e das oportunidades identificadas com a utilização GIS. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/16 |
url |
https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/16/17 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
edUNITAU |
publisher.none.fl_str_mv |
edUNITAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Latin American Journal of Business Management; Vol. 1 No. 2 (2010) Latin American Journal of Business Management; Vol. 1 Núm. 2 (2010) Latin American Journal of Business Management; v. 1 n. 2 (2010) 2178-4833 reponame:Latin American Journal of Business Management instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Latin American Journal of Business Management |
collection |
Latin American Journal of Business Management |
repository.name.fl_str_mv |
Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net |
_version_ |
1809281663267504128 |