O Sistema de Informação Geográfica (GIS) como estratégia nas decisões do setor de Transportes no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Laiza Meira de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, José Luis Gomes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Latin American Journal of Business Management
Texto Completo: https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/16
Resumo: O transporte é a área operacional da logística que geograficamente movimenta e posiciona os materiais, sendo fundamentais para seu desempenho o custo, a velocidade, a consistência e a informação. As mudanças econômicas no Brasil motivaram as empresas a buscarem alternativas que viabilizasse os processos de trocas de mercadorias entre as regiões produtoras e consumidoras, ultrapassando as dimensões geográficas do território brasileiro. Assim, o estudo no setor de transportes tornou-se fundamental para as empresas criarem vantagens competitivas e para o governo criar meios de atender essa demanda, direcionando os investimentos neste setor. Diante deste cenário, o Sistema de Informação Geográfica passa a ser uma ferramenta estratégica, tornando-se facilitadora de tomada de decisões. O artigo tem como objetivo investigar o Sistema de Informação Geográfica como estratégia nas decisões do setor de transportes no Brasil. O estudo tem como base a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo englobando Centros de Distribuição da região da Grande São Paulo. O resultado da pesquisa permite a discussão dos benefícios obtidos e das oportunidades identificadas com a utilização GIS.
id UNITAU-2_a91b00f99dd5a38be05b1b467ef0e108
oai_identifier_str oai:ojs2.lajbm.com.br:article/16
network_acronym_str UNITAU-2
network_name_str Latin American Journal of Business Management
repository_id_str
spelling O Sistema de Informação Geográfica (GIS) como estratégia nas decisões do setor de Transportes no BrasilSistema de Informação GeográficaLogí­sticaGerenciamento de TransporteO transporte é a área operacional da logística que geograficamente movimenta e posiciona os materiais, sendo fundamentais para seu desempenho o custo, a velocidade, a consistência e a informação. As mudanças econômicas no Brasil motivaram as empresas a buscarem alternativas que viabilizasse os processos de trocas de mercadorias entre as regiões produtoras e consumidoras, ultrapassando as dimensões geográficas do território brasileiro. Assim, o estudo no setor de transportes tornou-se fundamental para as empresas criarem vantagens competitivas e para o governo criar meios de atender essa demanda, direcionando os investimentos neste setor. Diante deste cenário, o Sistema de Informação Geográfica passa a ser uma ferramenta estratégica, tornando-se facilitadora de tomada de decisões. O artigo tem como objetivo investigar o Sistema de Informação Geográfica como estratégia nas decisões do setor de transportes no Brasil. O estudo tem como base a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo englobando Centros de Distribuição da região da Grande São Paulo. O resultado da pesquisa permite a discussão dos benefícios obtidos e das oportunidades identificadas com a utilização GIS.edUNITAU2011-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/16Latin American Journal of Business Management; Vol. 1 No. 2 (2010)Latin American Journal of Business Management; Vol. 1 Núm. 2 (2010)Latin American Journal of Business Management; v. 1 n. 2 (2010)2178-4833reponame:Latin American Journal of Business Managementinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/16/17Borba, Laiza Meira deSilva, José Luis Gomes dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-07-17T22:02:55Zoai:ojs2.lajbm.com.br:article/16Revistahttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/indexPUBhttp://www.lajbm.net/index.php/journal/oaimarcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net2178-48332178-4833opendoar:2011-07-17T22:02:55Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv O Sistema de Informação Geográfica (GIS) como estratégia nas decisões do setor de Transportes no Brasil
title O Sistema de Informação Geográfica (GIS) como estratégia nas decisões do setor de Transportes no Brasil
spellingShingle O Sistema de Informação Geográfica (GIS) como estratégia nas decisões do setor de Transportes no Brasil
Borba, Laiza Meira de
Sistema de Informação Geográfica
Logí­stica
Gerenciamento de Transporte
title_short O Sistema de Informação Geográfica (GIS) como estratégia nas decisões do setor de Transportes no Brasil
title_full O Sistema de Informação Geográfica (GIS) como estratégia nas decisões do setor de Transportes no Brasil
title_fullStr O Sistema de Informação Geográfica (GIS) como estratégia nas decisões do setor de Transportes no Brasil
title_full_unstemmed O Sistema de Informação Geográfica (GIS) como estratégia nas decisões do setor de Transportes no Brasil
title_sort O Sistema de Informação Geográfica (GIS) como estratégia nas decisões do setor de Transportes no Brasil
author Borba, Laiza Meira de
author_facet Borba, Laiza Meira de
Silva, José Luis Gomes da
author_role author
author2 Silva, José Luis Gomes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Laiza Meira de
Silva, José Luis Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de Informação Geográfica
Logí­stica
Gerenciamento de Transporte
topic Sistema de Informação Geográfica
Logí­stica
Gerenciamento de Transporte
description O transporte é a área operacional da logística que geograficamente movimenta e posiciona os materiais, sendo fundamentais para seu desempenho o custo, a velocidade, a consistência e a informação. As mudanças econômicas no Brasil motivaram as empresas a buscarem alternativas que viabilizasse os processos de trocas de mercadorias entre as regiões produtoras e consumidoras, ultrapassando as dimensões geográficas do território brasileiro. Assim, o estudo no setor de transportes tornou-se fundamental para as empresas criarem vantagens competitivas e para o governo criar meios de atender essa demanda, direcionando os investimentos neste setor. Diante deste cenário, o Sistema de Informação Geográfica passa a ser uma ferramenta estratégica, tornando-se facilitadora de tomada de decisões. O artigo tem como objetivo investigar o Sistema de Informação Geográfica como estratégia nas decisões do setor de transportes no Brasil. O estudo tem como base a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo englobando Centros de Distribuição da região da Grande São Paulo. O resultado da pesquisa permite a discussão dos benefícios obtidos e das oportunidades identificadas com a utilização GIS.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/16
url https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/16/17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv edUNITAU
publisher.none.fl_str_mv edUNITAU
dc.source.none.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management; Vol. 1 No. 2 (2010)
Latin American Journal of Business Management; Vol. 1 Núm. 2 (2010)
Latin American Journal of Business Management; v. 1 n. 2 (2010)
2178-4833
reponame:Latin American Journal of Business Management
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Latin American Journal of Business Management
collection Latin American Journal of Business Management
repository.name.fl_str_mv Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv marcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net
_version_ 1809281663267504128