DO VIRTUAL AO REAL: A FORMAÇÃO DO TECNÓLOGO EM SISTEMAS DE AERONAVES DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Latin American Journal of Business Management |
Texto Completo: | https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/657 |
Resumo: | As inovações pedagógicas estão sendo cada vez mais empregadas nos processos educacionais em ambientes militares. Tecnologias disruptivas agregam novas formas de aprendizagem para jovens inseridos em um ambiente digital. Dentre as tecnologias emergentes destaca-se como tecnologia educacional os óculos de realidade virtual e o simulador de voo. Este artigo tem como objetivo analisar se o uso dos óculos de realidade virtual combinado ao simulador de voo potencializa o aprendizado técnico-profissional do Tecnólogo em Sistemas de Aeronaves da Aviação do Exército. O presente artigo utilizou-se da pesquisa bibliométrica, através de uma abordagem qualitativa, a partir de referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertações e teses, com a utilização das bases de dados encontradas em plataformas on-line com os descritores: "Realidade Virtual", relacionadas com: "Educação", "Aviação" e "Treinamento Militar". O estudo possibilitou verificar que a utilização da realidade virtual e dos simuladores de voo contribuem na constante melhoria dos processos de treinamento dos tripulantes de Helicóptero da Aviação do Exército Brasileiro, como na formação do Instrutor de Voo, no treinamento do CRM (cockpit resource management) das tripulações, na capacitação dos alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos de Aviação do Exército e na segurança de voo. |
id |
UNITAU-2_b1be74bbf666b5cedb7a55bd8c6ac027 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.lajbm.com.br:article/657 |
network_acronym_str |
UNITAU-2 |
network_name_str |
Latin American Journal of Business Management |
repository_id_str |
|
spelling |
DO VIRTUAL AO REAL: A FORMAÇÃO DO TECNÓLOGO EM SISTEMAS DE AERONAVES DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITOGestão. Desenvolvimento Regional. Educação Superior. Realidade Virtual. Aviação do Exército.As inovações pedagógicas estão sendo cada vez mais empregadas nos processos educacionais em ambientes militares. Tecnologias disruptivas agregam novas formas de aprendizagem para jovens inseridos em um ambiente digital. Dentre as tecnologias emergentes destaca-se como tecnologia educacional os óculos de realidade virtual e o simulador de voo. Este artigo tem como objetivo analisar se o uso dos óculos de realidade virtual combinado ao simulador de voo potencializa o aprendizado técnico-profissional do Tecnólogo em Sistemas de Aeronaves da Aviação do Exército. O presente artigo utilizou-se da pesquisa bibliométrica, através de uma abordagem qualitativa, a partir de referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertações e teses, com a utilização das bases de dados encontradas em plataformas on-line com os descritores: "Realidade Virtual", relacionadas com: "Educação", "Aviação" e "Treinamento Militar". O estudo possibilitou verificar que a utilização da realidade virtual e dos simuladores de voo contribuem na constante melhoria dos processos de treinamento dos tripulantes de Helicóptero da Aviação do Exército Brasileiro, como na formação do Instrutor de Voo, no treinamento do CRM (cockpit resource management) das tripulações, na capacitação dos alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos de Aviação do Exército e na segurança de voo.edUNITAU2021-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/657Latin American Journal of Business Management; Vol. 12 No. 1 (2021)Latin American Journal of Business Management; Vol. 12 Núm. 1 (2021)Latin American Journal of Business Management; v. 12 n. 1 (2021)2178-4833reponame:Latin American Journal of Business Managementinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/657/310Copyright (c) 2021 Latin American Journal of Business Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Joilson Barbosa deCosta, Silvio Luiz daOliveira, Edson Aparecida de Araujo QueridoMendrot, Antonio RicardoKniess, Cláudia Terezinha2021-08-16T03:05:11Zoai:ojs2.lajbm.com.br:article/657Revistahttps://www.lajbm.com.br/index.php/journal/indexPUBhttp://www.lajbm.net/index.php/journal/oaimarcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net2178-48332178-4833opendoar:2021-08-16T03:05:11Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DO VIRTUAL AO REAL: A FORMAÇÃO DO TECNÓLOGO EM SISTEMAS DE AERONAVES DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO |
title |
DO VIRTUAL AO REAL: A FORMAÇÃO DO TECNÓLOGO EM SISTEMAS DE AERONAVES DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO |
spellingShingle |
DO VIRTUAL AO REAL: A FORMAÇÃO DO TECNÓLOGO EM SISTEMAS DE AERONAVES DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO Brito, Joilson Barbosa de Gestão. Desenvolvimento Regional. Educação Superior. Realidade Virtual. Aviação do Exército. |
title_short |
DO VIRTUAL AO REAL: A FORMAÇÃO DO TECNÓLOGO EM SISTEMAS DE AERONAVES DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO |
title_full |
DO VIRTUAL AO REAL: A FORMAÇÃO DO TECNÓLOGO EM SISTEMAS DE AERONAVES DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO |
title_fullStr |
DO VIRTUAL AO REAL: A FORMAÇÃO DO TECNÓLOGO EM SISTEMAS DE AERONAVES DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO |
title_full_unstemmed |
DO VIRTUAL AO REAL: A FORMAÇÃO DO TECNÓLOGO EM SISTEMAS DE AERONAVES DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO |
title_sort |
DO VIRTUAL AO REAL: A FORMAÇÃO DO TECNÓLOGO EM SISTEMAS DE AERONAVES DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO |
author |
Brito, Joilson Barbosa de |
author_facet |
Brito, Joilson Barbosa de Costa, Silvio Luiz da Oliveira, Edson Aparecida de Araujo Querido Mendrot, Antonio Ricardo Kniess, Cláudia Terezinha |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Silvio Luiz da Oliveira, Edson Aparecida de Araujo Querido Mendrot, Antonio Ricardo Kniess, Cláudia Terezinha |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Joilson Barbosa de Costa, Silvio Luiz da Oliveira, Edson Aparecida de Araujo Querido Mendrot, Antonio Ricardo Kniess, Cláudia Terezinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão. Desenvolvimento Regional. Educação Superior. Realidade Virtual. Aviação do Exército. |
topic |
Gestão. Desenvolvimento Regional. Educação Superior. Realidade Virtual. Aviação do Exército. |
description |
As inovações pedagógicas estão sendo cada vez mais empregadas nos processos educacionais em ambientes militares. Tecnologias disruptivas agregam novas formas de aprendizagem para jovens inseridos em um ambiente digital. Dentre as tecnologias emergentes destaca-se como tecnologia educacional os óculos de realidade virtual e o simulador de voo. Este artigo tem como objetivo analisar se o uso dos óculos de realidade virtual combinado ao simulador de voo potencializa o aprendizado técnico-profissional do Tecnólogo em Sistemas de Aeronaves da Aviação do Exército. O presente artigo utilizou-se da pesquisa bibliométrica, através de uma abordagem qualitativa, a partir de referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertações e teses, com a utilização das bases de dados encontradas em plataformas on-line com os descritores: "Realidade Virtual", relacionadas com: "Educação", "Aviação" e "Treinamento Militar". O estudo possibilitou verificar que a utilização da realidade virtual e dos simuladores de voo contribuem na constante melhoria dos processos de treinamento dos tripulantes de Helicóptero da Aviação do Exército Brasileiro, como na formação do Instrutor de Voo, no treinamento do CRM (cockpit resource management) das tripulações, na capacitação dos alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos de Aviação do Exército e na segurança de voo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/657 |
url |
https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.lajbm.com.br/index.php/journal/article/view/657/310 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Latin American Journal of Business Management info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Latin American Journal of Business Management |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
edUNITAU |
publisher.none.fl_str_mv |
edUNITAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Latin American Journal of Business Management; Vol. 12 No. 1 (2021) Latin American Journal of Business Management; Vol. 12 Núm. 1 (2021) Latin American Journal of Business Management; v. 12 n. 1 (2021) 2178-4833 reponame:Latin American Journal of Business Management instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Latin American Journal of Business Management |
collection |
Latin American Journal of Business Management |
repository.name.fl_str_mv |
Latin American Journal of Business Management - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcela.moraes@unitau.com.br||editor@lajbm.net |
_version_ |
1809281664332857344 |