O USO DA LUZ DE TRÁFEGO INTELIGENTE NA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalheiro, Eidy Regina Marcí­lio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Quaresma, Cristiano Capellani, Conti, Diego Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6344
Resumo: O crescimento expressivo da população, particularmente nas áreas urbanas, é acompanhado pela restrição na mobilidade urbana, ocasionada por distintos fatores, dentre eles pelo aumento de veí­culos nas vias e os consequentes congestionamentos no tráfego. Este problema impulsiona a busca por soluções, em vários segmentos relacionados as polí­ticas públicas, que permitam diminuir o tempo despendido no trânsito e os problemas decorrentes desta exposição. As soluções tecnológicas desempenham um papel fundamental nesse cenário, à exemplo das soluções relacionadas a controles semafóricos inteligentes por se apresentarem como uma alternativa eficiente para os problemas de mobilidade. Com a crescente evolução tecnológica surgem várias possibilidades de implementação que atendem de forma dinâmica às necessidades impostas pelo tráfego. Contudo, analisando a literatura existente, verifica-se que existem trabalhos acadêmicos que estudam o aumento do número de veí­culos nas vias e os impactos negativos gerados pelo congestionamento nas cidades, porém, ainda se verifica uma literatura escassa quando se tratam de soluções tecnológicas para o problema de congestionamento. Nesse sentido, este artigo fornece uma revisão sistemática de literatura relacionada a semáforos inteligentes para identificar quais soluções são viáveis no atendimento às demandas caracterí­sticas de cada região e que possam servir de insumo na elaboração de polí­ticas públicas. Os estudos selecionados abordam prioritariamente temas como a utilização de sensores, câmeras e Internet das coisas como forma de detecção do volume e densidade do tráfego e estratégias distintas na elaboração dos algoritmos que, baseado nas condições do tráfego, fornecerão os melhores tempos de verde aos semáforos.
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