COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL DOS PRODUTORES RURAIS NO CARIRI E NO SERTÃO DA PARAÍBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Lucas Guilherme
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Andrade, Anderson Bruno Anacleto de, Maracajá, Patricio Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4090
Resumo: No Brasil a agricultura familiar faz-se presente nas formas social e econômica, sendo, caracterizada pelas unidades de trabalho nas atividades domésticas e de produção, que conforma um estilo de vida muito presente e significativo na formação do tecido social brasileiro, particularmente no meio rural. Baseado nisso, objetivou-se avaliar o comportamento dos produtores rurais dos municí­pios de Livramento e Triunfo, respectivamente no Cariri e no Sertão da Paraí­ba, sobre os aspectos relacionados à sustentabilidade das atividades produtivas. Os dados foram obtidos mediante entrevistas semiestruturadas com 40 produtores rurais em cada municí­pio e com base nestes dados foram calculados os Índices de Qualidade de Vida, Capital Social e Ambiental, para então calcular o Índice de Sustentabilidade. A maioria dos produtores de Triunfo são do gênero masculino 66%, em Livramento a maior parcela é do gênero feminino, 62%. Os resultados apontam que apenas o municí­pio de Livramento atingiu o ní­vel médio de sustentabilidade. Ambos os municí­pios mostraram um Índice médio de qualidade de vida. Para Índice de Capital Social apenas Livramento apresentou números que o classifica em ní­vel médio, e em relação ao indicador ambiental os dois municí­pios obtiveram resultados de baixo ní­vel de preservação ambiental. Os produtores rurais das duas áreas estudadas precisam de uma conscientização maior em relação à preservação do meio ambiente, para que realizem suas atividades em harmonia com o meio.
id UNITAU-3_17c46a3a136fde4223be39afca970d1f
oai_identifier_str oai:ojs2.rbgdr.net:article/4090
network_acronym_str UNITAU-3
network_name_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository_id_str
spelling COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL DOS PRODUTORES RURAIS NO CARIRI E NO SERTÃO DA PARAÍBADesenvolvimento Sustentável. Agricultura Familiar. índice de SustentabilidadeNo Brasil a agricultura familiar faz-se presente nas formas social e econômica, sendo, caracterizada pelas unidades de trabalho nas atividades domésticas e de produção, que conforma um estilo de vida muito presente e significativo na formação do tecido social brasileiro, particularmente no meio rural. Baseado nisso, objetivou-se avaliar o comportamento dos produtores rurais dos municí­pios de Livramento e Triunfo, respectivamente no Cariri e no Sertão da Paraí­ba, sobre os aspectos relacionados à sustentabilidade das atividades produtivas. Os dados foram obtidos mediante entrevistas semiestruturadas com 40 produtores rurais em cada municí­pio e com base nestes dados foram calculados os Índices de Qualidade de Vida, Capital Social e Ambiental, para então calcular o Índice de Sustentabilidade. A maioria dos produtores de Triunfo são do gênero masculino 66%, em Livramento a maior parcela é do gênero feminino, 62%. Os resultados apontam que apenas o municí­pio de Livramento atingiu o ní­vel médio de sustentabilidade. Ambos os municí­pios mostraram um Índice médio de qualidade de vida. Para Índice de Capital Social apenas Livramento apresentou números que o classifica em ní­vel médio, e em relação ao indicador ambiental os dois municí­pios obtiveram resultados de baixo ní­vel de preservação ambiental. Os produtores rurais das duas áreas estudadas precisam de uma conscientização maior em relação à preservação do meio ambiente, para que realizem suas atividades em harmonia com o meio.Universidade de Taubaté2018-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/409010.54399/rbgdr.v14i5.4090Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 14 No. 5 (2018)RBGDR; Vol. 14 Núm. 5 (2018)Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 14 n. 5 (2018)1809-239X10.54399/rbgdr.v14i5reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4090/718Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, José Lucas GuilhermeAndrade, Anderson Bruno Anacleto deMaracajá, Patricio Borges2018-10-25T22:25:00Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/4090Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2018-10-25T22:25Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL DOS PRODUTORES RURAIS NO CARIRI E NO SERTÃO DA PARAÍBA
title COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL DOS PRODUTORES RURAIS NO CARIRI E NO SERTÃO DA PARAÍBA
spellingShingle COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL DOS PRODUTORES RURAIS NO CARIRI E NO SERTÃO DA PARAÍBA
Santos, José Lucas Guilherme
Desenvolvimento Sustentável. Agricultura Familiar. índice de Sustentabilidade
title_short COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL DOS PRODUTORES RURAIS NO CARIRI E NO SERTÃO DA PARAÍBA
title_full COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL DOS PRODUTORES RURAIS NO CARIRI E NO SERTÃO DA PARAÍBA
title_fullStr COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL DOS PRODUTORES RURAIS NO CARIRI E NO SERTÃO DA PARAÍBA
title_full_unstemmed COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL DOS PRODUTORES RURAIS NO CARIRI E NO SERTÃO DA PARAÍBA
title_sort COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL DOS PRODUTORES RURAIS NO CARIRI E NO SERTÃO DA PARAÍBA
author Santos, José Lucas Guilherme
author_facet Santos, José Lucas Guilherme
Andrade, Anderson Bruno Anacleto de
Maracajá, Patricio Borges
author_role author
author2 Andrade, Anderson Bruno Anacleto de
Maracajá, Patricio Borges
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Lucas Guilherme
Andrade, Anderson Bruno Anacleto de
Maracajá, Patricio Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Sustentável. Agricultura Familiar. índice de Sustentabilidade
topic Desenvolvimento Sustentável. Agricultura Familiar. índice de Sustentabilidade
description No Brasil a agricultura familiar faz-se presente nas formas social e econômica, sendo, caracterizada pelas unidades de trabalho nas atividades domésticas e de produção, que conforma um estilo de vida muito presente e significativo na formação do tecido social brasileiro, particularmente no meio rural. Baseado nisso, objetivou-se avaliar o comportamento dos produtores rurais dos municí­pios de Livramento e Triunfo, respectivamente no Cariri e no Sertão da Paraí­ba, sobre os aspectos relacionados à sustentabilidade das atividades produtivas. Os dados foram obtidos mediante entrevistas semiestruturadas com 40 produtores rurais em cada municí­pio e com base nestes dados foram calculados os Índices de Qualidade de Vida, Capital Social e Ambiental, para então calcular o Índice de Sustentabilidade. A maioria dos produtores de Triunfo são do gênero masculino 66%, em Livramento a maior parcela é do gênero feminino, 62%. Os resultados apontam que apenas o municí­pio de Livramento atingiu o ní­vel médio de sustentabilidade. Ambos os municí­pios mostraram um Índice médio de qualidade de vida. Para Índice de Capital Social apenas Livramento apresentou números que o classifica em ní­vel médio, e em relação ao indicador ambiental os dois municí­pios obtiveram resultados de baixo ní­vel de preservação ambiental. Os produtores rurais das duas áreas estudadas precisam de uma conscientização maior em relação à preservação do meio ambiente, para que realizem suas atividades em harmonia com o meio.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4090
10.54399/rbgdr.v14i5.4090
url https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4090
identifier_str_mv 10.54399/rbgdr.v14i5.4090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4090/718
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 14 No. 5 (2018)
RBGDR; Vol. 14 Núm. 5 (2018)
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 14 n. 5 (2018)
1809-239X
10.54399/rbgdr.v14i5
reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
collection Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv ||monicafcarniello@gmail.com
_version_ 1800220469981347840