Minas Gerais e a cadeia global da "commodity" cafeeira – 1850/1930

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Anderson
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/12
Resumo: O artigo reavalia a importância e o significado histórico da economia agrária de exportação que se desenvolveu em Minas Gerais, em especial, na sua principal região produtora no perí­odo de análise – a Zona da Mata mineira. Lançando mão de alguns instrumentos teóricoanalí­ticos originados da obra de Innis e seus seguidores, e de outros mais contemporâneos, como os que vêm sendo apresentados pela denominada "Global Commodity Chains" (rede ou cadeia mundial de mercadorias), tentaremos posicionar essa economia além do contexto regional e nacional em que se desenvolveu, também, e, principalmente, no âmbito do mercado internacional, historicamente constituí­do e definido no perí­odo. Dividimos o artigo em 4 partes: na introdução faz-se uma sí­ntese genérica dos principais argumentos das tendências interpretativas utilizadas; na segunda, uma avaliação da posição da economia regional frente ao quadro internacional da economia cafeeira no perí­odo; segue-se uma investigação das transformações internas na própria economia da Mata, sua diversificação econômica e o papel das exportações e, por fim, uma conclusão em que esboçamos alguns modelos de explicação da evolução e o papel da economia cafeeira da Mata.
id UNITAU-3_28136a9a1b06f5f4d89467f67fec41d7
oai_identifier_str oai:ojs2.rbgdr.net:article/12
network_acronym_str UNITAU-3
network_name_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository_id_str
spelling Minas Gerais e a cadeia global da "commodity" cafeeira – 1850/1930Economia cafeeirahistória financeira e bancáriahistória econômica de Minas Gerais.O artigo reavalia a importância e o significado histórico da economia agrária de exportação que se desenvolveu em Minas Gerais, em especial, na sua principal região produtora no perí­odo de análise – a Zona da Mata mineira. Lançando mão de alguns instrumentos teóricoanalí­ticos originados da obra de Innis e seus seguidores, e de outros mais contemporâneos, como os que vêm sendo apresentados pela denominada "Global Commodity Chains" (rede ou cadeia mundial de mercadorias), tentaremos posicionar essa economia além do contexto regional e nacional em que se desenvolveu, também, e, principalmente, no âmbito do mercado internacional, historicamente constituí­do e definido no perí­odo. Dividimos o artigo em 4 partes: na introdução faz-se uma sí­ntese genérica dos principais argumentos das tendências interpretativas utilizadas; na segunda, uma avaliação da posição da economia regional frente ao quadro internacional da economia cafeeira no perí­odo; segue-se uma investigação das transformações internas na própria economia da Mata, sua diversificação econômica e o papel das exportações e, por fim, uma conclusão em que esboçamos alguns modelos de explicação da evolução e o papel da economia cafeeira da Mata.Universidade de Taubaté2007-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/1210.54399/rbgdr.v3i2.12Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 3 No. 2 (2006)RBGDR; Vol. 3 Núm. 2 (2006)Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 3 n. 2 (2006)1809-239X10.54399/rbgdr.v3i2reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/12/7Pires, Andersoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2007-09-20T19:23:52Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/12Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2007-09-20T19:23:52Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv Minas Gerais e a cadeia global da "commodity" cafeeira – 1850/1930
title Minas Gerais e a cadeia global da "commodity" cafeeira – 1850/1930
spellingShingle Minas Gerais e a cadeia global da "commodity" cafeeira – 1850/1930
Pires, Anderson
Economia cafeeira
história financeira e bancária
história econômica de Minas Gerais.
title_short Minas Gerais e a cadeia global da "commodity" cafeeira – 1850/1930
title_full Minas Gerais e a cadeia global da "commodity" cafeeira – 1850/1930
title_fullStr Minas Gerais e a cadeia global da "commodity" cafeeira – 1850/1930
title_full_unstemmed Minas Gerais e a cadeia global da "commodity" cafeeira – 1850/1930
title_sort Minas Gerais e a cadeia global da "commodity" cafeeira – 1850/1930
author Pires, Anderson
author_facet Pires, Anderson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Anderson
dc.subject.por.fl_str_mv Economia cafeeira
história financeira e bancária
história econômica de Minas Gerais.
topic Economia cafeeira
história financeira e bancária
história econômica de Minas Gerais.
description O artigo reavalia a importância e o significado histórico da economia agrária de exportação que se desenvolveu em Minas Gerais, em especial, na sua principal região produtora no perí­odo de análise – a Zona da Mata mineira. Lançando mão de alguns instrumentos teóricoanalí­ticos originados da obra de Innis e seus seguidores, e de outros mais contemporâneos, como os que vêm sendo apresentados pela denominada "Global Commodity Chains" (rede ou cadeia mundial de mercadorias), tentaremos posicionar essa economia além do contexto regional e nacional em que se desenvolveu, também, e, principalmente, no âmbito do mercado internacional, historicamente constituí­do e definido no perí­odo. Dividimos o artigo em 4 partes: na introdução faz-se uma sí­ntese genérica dos principais argumentos das tendências interpretativas utilizadas; na segunda, uma avaliação da posição da economia regional frente ao quadro internacional da economia cafeeira no perí­odo; segue-se uma investigação das transformações internas na própria economia da Mata, sua diversificação econômica e o papel das exportações e, por fim, uma conclusão em que esboçamos alguns modelos de explicação da evolução e o papel da economia cafeeira da Mata.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/12
10.54399/rbgdr.v3i2.12
url https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/12
identifier_str_mv 10.54399/rbgdr.v3i2.12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/12/7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 3 No. 2 (2006)
RBGDR; Vol. 3 Núm. 2 (2006)
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 3 n. 2 (2006)
1809-239X
10.54399/rbgdr.v3i2
reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
collection Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv ||monicafcarniello@gmail.com
_version_ 1800220466470715392