PADRÕES ESPACIAIS DA ECONOMIA CRIATIVA NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional |
Texto Completo: | https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6312 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar a estrutura espacial da Economia Criativa no Brasil e apresentar os padrões geográficos de localização deste setor. Utilizando dados de emprego para o ano de 2018 para as 558 microrregiões brasileiras, será elaborada uma Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) apresentando os padrões geográficos por percentis, e por aglomerações (análise LISA) para o setor de Economia Criativa como um todo, bem como para cada um de seus quatro subsetores (Consumo, Cultura, Mídia e Tecnologia). Foi observado que, em linha com resultados de outras partes do mundo, o emprego em Economia Criativa no Brasil tende a se concentrar nas principais regiões metropolitanas, principalmente na região metropolitana de São Paulo. Observou-se também que há enclaves de emprego em regiões vizinhas às regiões metropolitanas, como nos subsetores de consumo e cultura, e nas regiões com presença de universidades e centros de pesquisa de ponta, como no subsetor de tecnologia. |
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PADRÕES ESPACIAIS DA ECONOMIA CRIATIVA NO BRASILEconomia CriativaDesenvolvimento RegionalAnálise Explanatória de Dados EspaciaisPadrões EspaciaisO objetivo deste artigo é analisar a estrutura espacial da Economia Criativa no Brasil e apresentar os padrões geográficos de localização deste setor. Utilizando dados de emprego para o ano de 2018 para as 558 microrregiões brasileiras, será elaborada uma Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) apresentando os padrões geográficos por percentis, e por aglomerações (análise LISA) para o setor de Economia Criativa como um todo, bem como para cada um de seus quatro subsetores (Consumo, Cultura, Mídia e Tecnologia). Foi observado que, em linha com resultados de outras partes do mundo, o emprego em Economia Criativa no Brasil tende a se concentrar nas principais regiões metropolitanas, principalmente na região metropolitana de São Paulo. Observou-se também que há enclaves de emprego em regiões vizinhas às regiões metropolitanas, como nos subsetores de consumo e cultura, e nas regiões com presença de universidades e centros de pesquisa de ponta, como no subsetor de tecnologia.Universidade de Taubaté2022-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTrabalho empíricoapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/631210.54399/rbgdr.v18i2.6312Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 18 No. 2 (2022)RBGDR; Vol. 18 Núm. 2 (2022)Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 18 n. 2 (2022)1809-239X10.54399/rbgdr.v18i2reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUengporhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6312/1193https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6312/1194Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSá Porto, Paulo Costacurta deAzambuja, Isadora de Pierri2024-02-08T18:39:17Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/6312Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2024-02-08T18:39:17Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
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