RISCO DE INUNDAÇÃO NA CIDADE DE BELÉM (PA): A PERCEPÇÃO TÉCNICA E SOCIAL DO RISCO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paumgartten, João Vyctor do Vale Von
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Maués, Luiz Maurí­cio Furtado, Rocha, Cecí­lia Alexandra Abreu Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6172
Resumo: Crescentemente, uma diversidade de fenômenos naturais como inundações estão se manifestando nas cidades provocando vários desastres, além de metade da população mundial estar vivendo em centros urbanos cada vez mais vulneráveis. A cidade de Belém (PA) é um exemplo de cidade que apresenta histórico de inundações em decorrência de eventos climáticos frequentes como fenômenos de maré alta e aumento da precipitação pluviométrica, além de 54% da sua população residir em aglomerados subnormais (favelas). Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar o risco de inundação em Belém. O método utilizado tem como premissa a combinação de parâmetros técnicos e julgamentos sociais na identificação do risco. Pelo lado técnico, utiliza-se um modelo matemático para constituir os í­ndices de risco, exposição e vulnerabilidade a partir de indicadores sociais, econômicos e ambientais, resultando em mapas cartográficos através de um Sistema de Informação Geográfica (SIG). Pelo lado social, aplica-se um questionário com o intuito de identificar o pensamento comum a partir da convivência da população com os episódios de inundação, resultando em dados percentuais de frequência das inundações e os prejuí­zos experimentados. As análises resultaram na identificação de quatro áreas distintas de risco divididas pelos distritos de: Belém; Sacramenta e Guamá; Entroncamento, Benguí­ e Icoaraci; Outeiro e Mosqueiro. Os resultados mostram uma heterogeneidade espacial com forte influência do processo histórico de urbanização do municí­pio de Belém.
id UNITAU-3_49b2bace7aaf1b2670908b607955b6ff
oai_identifier_str oai:ojs2.rbgdr.net:article/6172
network_acronym_str UNITAU-3
network_name_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository_id_str
spelling RISCO DE INUNDAÇÃO NA CIDADE DE BELÉM (PA): A PERCEPÇÃO TÉCNICA E SOCIAL DO RISCOInundação. Risco. Exposição. Vulnerabilidade. DesastreCrescentemente, uma diversidade de fenômenos naturais como inundações estão se manifestando nas cidades provocando vários desastres, além de metade da população mundial estar vivendo em centros urbanos cada vez mais vulneráveis. A cidade de Belém (PA) é um exemplo de cidade que apresenta histórico de inundações em decorrência de eventos climáticos frequentes como fenômenos de maré alta e aumento da precipitação pluviométrica, além de 54% da sua população residir em aglomerados subnormais (favelas). Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar o risco de inundação em Belém. O método utilizado tem como premissa a combinação de parâmetros técnicos e julgamentos sociais na identificação do risco. Pelo lado técnico, utiliza-se um modelo matemático para constituir os í­ndices de risco, exposição e vulnerabilidade a partir de indicadores sociais, econômicos e ambientais, resultando em mapas cartográficos através de um Sistema de Informação Geográfica (SIG). Pelo lado social, aplica-se um questionário com o intuito de identificar o pensamento comum a partir da convivência da população com os episódios de inundação, resultando em dados percentuais de frequência das inundações e os prejuí­zos experimentados. As análises resultaram na identificação de quatro áreas distintas de risco divididas pelos distritos de: Belém; Sacramenta e Guamá; Entroncamento, Benguí­ e Icoaraci; Outeiro e Mosqueiro. Os resultados mostram uma heterogeneidade espacial com forte influência do processo histórico de urbanização do municí­pio de Belém.Universidade de Taubaté2021-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/617210.54399/rbgdr.v17i1.6172Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 17 No. 1 (2021)RBGDR; Vol. 17 Núm. 1 (2021)Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 17 n. 1 (2021)1809-239X10.54399/rbgdr.v17i1reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporenghttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6172/1067https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6172/1068Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaumgartten, João Vyctor do Vale VonMaués, Luiz Maurí­cio FurtadoRocha, Cecí­lia Alexandra Abreu Coelho2021-03-22T03:12:08Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/6172Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2021-03-22T03:12:08Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv RISCO DE INUNDAÇÃO NA CIDADE DE BELÉM (PA): A PERCEPÇÃO TÉCNICA E SOCIAL DO RISCO
title RISCO DE INUNDAÇÃO NA CIDADE DE BELÉM (PA): A PERCEPÇÃO TÉCNICA E SOCIAL DO RISCO
spellingShingle RISCO DE INUNDAÇÃO NA CIDADE DE BELÉM (PA): A PERCEPÇÃO TÉCNICA E SOCIAL DO RISCO
Paumgartten, João Vyctor do Vale Von
Inundação. Risco. Exposição. Vulnerabilidade. Desastre
title_short RISCO DE INUNDAÇÃO NA CIDADE DE BELÉM (PA): A PERCEPÇÃO TÉCNICA E SOCIAL DO RISCO
title_full RISCO DE INUNDAÇÃO NA CIDADE DE BELÉM (PA): A PERCEPÇÃO TÉCNICA E SOCIAL DO RISCO
title_fullStr RISCO DE INUNDAÇÃO NA CIDADE DE BELÉM (PA): A PERCEPÇÃO TÉCNICA E SOCIAL DO RISCO
title_full_unstemmed RISCO DE INUNDAÇÃO NA CIDADE DE BELÉM (PA): A PERCEPÇÃO TÉCNICA E SOCIAL DO RISCO
title_sort RISCO DE INUNDAÇÃO NA CIDADE DE BELÉM (PA): A PERCEPÇÃO TÉCNICA E SOCIAL DO RISCO
author Paumgartten, João Vyctor do Vale Von
author_facet Paumgartten, João Vyctor do Vale Von
Maués, Luiz Maurí­cio Furtado
Rocha, Cecí­lia Alexandra Abreu Coelho
author_role author
author2 Maués, Luiz Maurí­cio Furtado
Rocha, Cecí­lia Alexandra Abreu Coelho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paumgartten, João Vyctor do Vale Von
Maués, Luiz Maurí­cio Furtado
Rocha, Cecí­lia Alexandra Abreu Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Inundação. Risco. Exposição. Vulnerabilidade. Desastre
topic Inundação. Risco. Exposição. Vulnerabilidade. Desastre
description Crescentemente, uma diversidade de fenômenos naturais como inundações estão se manifestando nas cidades provocando vários desastres, além de metade da população mundial estar vivendo em centros urbanos cada vez mais vulneráveis. A cidade de Belém (PA) é um exemplo de cidade que apresenta histórico de inundações em decorrência de eventos climáticos frequentes como fenômenos de maré alta e aumento da precipitação pluviométrica, além de 54% da sua população residir em aglomerados subnormais (favelas). Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar o risco de inundação em Belém. O método utilizado tem como premissa a combinação de parâmetros técnicos e julgamentos sociais na identificação do risco. Pelo lado técnico, utiliza-se um modelo matemático para constituir os í­ndices de risco, exposição e vulnerabilidade a partir de indicadores sociais, econômicos e ambientais, resultando em mapas cartográficos através de um Sistema de Informação Geográfica (SIG). Pelo lado social, aplica-se um questionário com o intuito de identificar o pensamento comum a partir da convivência da população com os episódios de inundação, resultando em dados percentuais de frequência das inundações e os prejuí­zos experimentados. As análises resultaram na identificação de quatro áreas distintas de risco divididas pelos distritos de: Belém; Sacramenta e Guamá; Entroncamento, Benguí­ e Icoaraci; Outeiro e Mosqueiro. Os resultados mostram uma heterogeneidade espacial com forte influência do processo histórico de urbanização do municí­pio de Belém.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6172
10.54399/rbgdr.v17i1.6172
url https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6172
identifier_str_mv 10.54399/rbgdr.v17i1.6172
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6172/1067
https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6172/1068
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 17 No. 1 (2021)
RBGDR; Vol. 17 Núm. 1 (2021)
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 17 n. 1 (2021)
1809-239X
10.54399/rbgdr.v17i1
reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
collection Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv ||monicafcarniello@gmail.com
_version_ 1800220471069769728