Na trilha da identidade cultural: apontamentos teórico-metodológicos em pesquisa de políticas públicas culturais e educacionais
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional |
Texto Completo: | https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/111 |
Resumo: | O presente artigo, ao considerar o sujeito a partir de uma perspectiva cidadã, debate pressupostos teórico-metodológicos que sustentem políticas públicas culturais e educacionais e que atentem para os olhares e as experiências dos sujeitos como elementos fundamentais da ação pública. Tomam-se, como referência concreta de reflexão, cidades localizadas no vale do Paraíba paulista que podem ser comparadas a outros municípios de regiões brasileiras em processo de desenvolvimento. A análise contempla a formação histórica de políticas de identidade que se produzem tendo a identidade cultural como referência, ou seja, selecionam-se elementos histórico-culturais diacríticos como forma de atualização identitária. As considerações sobre a relação entre os conceitos de concessão-conquista e demanda-outorgamento são elementos centrais do trabalho. Nessa perspectiva teórica, a metodologia de pesquisa participante do tipo pesquisa-ação norteou a proposta, na medida em que possibilita, por meio da realização de grupos de reflexão com a população envolvida, a implantação de políticas públicas culturais e educacionais que promovam o protagonismo social e a cidadania. |
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