Na trilha da identidade cultural: apontamentos teórico-metodológicos em pesquisa de polí­ticas públicas culturais e educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Cecí­lia Pescatore
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Souza, Régis de Toledo, da Silva, André Luiz, Pimenta, Carlos Alberto Máximo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/111
Resumo: O presente artigo, ao considerar o sujeito a partir de uma perspectiva cidadã, debate pressupostos teórico-metodológicos que sustentem polí­ticas públicas culturais e educacionais e que atentem para os olhares e as experiências dos sujeitos como elementos fundamentais da ação pública. Tomam-se, como referência concreta de reflexão, cidades localizadas no vale do Paraí­ba paulista que podem ser comparadas a outros municí­pios de regiões brasileiras em processo de desenvolvimento. A análise contempla a formação histórica de polí­ticas de identidade que se produzem tendo a identidade cultural como referência, ou seja, selecionam-se elementos histórico-culturais diacrí­ticos como forma de atualização identitária. As considerações sobre a relação entre os conceitos de concessão-conquista e demanda-outorgamento são elementos centrais do trabalho. Nessa perspectiva teórica, a metodologia de pesquisa participante do tipo pesquisa-ação norteou a proposta, na medida em que possibilita, por meio da realização de grupos de reflexão com a população envolvida, a implantação de polí­ticas públicas culturais e educacionais que promovam o protagonismo social e a cidadania.
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