OMPETRO: UMA EXPERIÊNCIA DE COOPERAÇÃO ENTRE MUNICÍPIOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crespo, Ralph André
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Azevedo, Nilo Lima de, Peixoto, Vitor de Moraes, Leal, João Gabriel Ribeiro Pessanha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5268
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a experiência de cooperação entre os municí­pios reunidos na Ompetro, assim como a estrutura e o funcionamento da instituição. A Ompetro, Organização dos Municí­pios Produtores de Petróleo da Bacia de Campos, é uma organização que reúne municí­pios do estado do Rio de Janeiro com base na ação coletiva e na cooperação intermunicipal, com fundamento na estrutura do federalismo brasileiro. Pretende discutir neste artigo para além da questão da redistribuição dos royalties do petróleo, assunto tão vinculado a trabalhos que referenciam a instituição. Utilizou-se predominantemente a metodologia qualitativa, não abrindo mão de técnicas de análise quantitativa para fundamentar discussões que se mostraram relevantes para a pesquisa. Fez-se uso de dados do IBGE, da ANP, da Secretaria do Tesouro Nacional e do próprio Estatuto da instituição, dentre outros. Um dos principais objetivos da Ompetro é o desenvolvimento da região Norte Fluminense, mas para alcançar este objetivo observa-se na cooperação uma relação de custos e benefí­cios diferentes para os diferentes municí­pios que integram a Ompetro. Assim, as estruturas de incentivos mostram-se importantes para a adesão e permanência dos municí­pios à organização. Os municí­pios integrantes possuem problemas comuns e, teoricamente, a cooperação facilitaria sua solução, porém o que se encontrou foi que as ações de cooperação se dão menos para questões relativas ao desenvolvimento regional do que para pleitear recursos dos royalties.
id UNITAU-3_6766c210c3fa6743fb487b56278ee4ef
oai_identifier_str oai:ojs2.rbgdr.net:article/5268
network_acronym_str UNITAU-3
network_name_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository_id_str
spelling OMPETRO: UMA EXPERIÊNCIA DE COOPERAÇÃO ENTRE MUNICÍPIOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIROOmpetrocooperaçãoação coletivamunicí­pios do Norte Fluminense.Este artigo tem como objetivo analisar a experiência de cooperação entre os municí­pios reunidos na Ompetro, assim como a estrutura e o funcionamento da instituição. A Ompetro, Organização dos Municí­pios Produtores de Petróleo da Bacia de Campos, é uma organização que reúne municí­pios do estado do Rio de Janeiro com base na ação coletiva e na cooperação intermunicipal, com fundamento na estrutura do federalismo brasileiro. Pretende discutir neste artigo para além da questão da redistribuição dos royalties do petróleo, assunto tão vinculado a trabalhos que referenciam a instituição. Utilizou-se predominantemente a metodologia qualitativa, não abrindo mão de técnicas de análise quantitativa para fundamentar discussões que se mostraram relevantes para a pesquisa. Fez-se uso de dados do IBGE, da ANP, da Secretaria do Tesouro Nacional e do próprio Estatuto da instituição, dentre outros. Um dos principais objetivos da Ompetro é o desenvolvimento da região Norte Fluminense, mas para alcançar este objetivo observa-se na cooperação uma relação de custos e benefí­cios diferentes para os diferentes municí­pios que integram a Ompetro. Assim, as estruturas de incentivos mostram-se importantes para a adesão e permanência dos municí­pios à organização. Os municí­pios integrantes possuem problemas comuns e, teoricamente, a cooperação facilitaria sua solução, porém o que se encontrou foi que as ações de cooperação se dão menos para questões relativas ao desenvolvimento regional do que para pleitear recursos dos royalties.Universidade de Taubaté2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/526810.54399/rbgdr.v15i7.5268Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 15 No. 7 (2019): Edição EspecialRBGDR; Vol. 15 Núm. 7 (2019): Edição EspecialRevista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 15 n. 7 (2019): Edição Especial1809-239X10.54399/rbgdr.v15i7reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5268/883Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCrespo, Ralph AndréAzevedo, Nilo Lima dePeixoto, Vitor de MoraesLeal, João Gabriel Ribeiro Pessanha2019-12-31T23:56:20Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/5268Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2019-12-31T23:56:20Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv OMPETRO: UMA EXPERIÊNCIA DE COOPERAÇÃO ENTRE MUNICÍPIOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
title OMPETRO: UMA EXPERIÊNCIA DE COOPERAÇÃO ENTRE MUNICÍPIOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
spellingShingle OMPETRO: UMA EXPERIÊNCIA DE COOPERAÇÃO ENTRE MUNICÍPIOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Crespo, Ralph André
Ompetro
cooperação
ação coletiva
municí­pios do Norte Fluminense.
title_short OMPETRO: UMA EXPERIÊNCIA DE COOPERAÇÃO ENTRE MUNICÍPIOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
title_full OMPETRO: UMA EXPERIÊNCIA DE COOPERAÇÃO ENTRE MUNICÍPIOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
title_fullStr OMPETRO: UMA EXPERIÊNCIA DE COOPERAÇÃO ENTRE MUNICÍPIOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
title_full_unstemmed OMPETRO: UMA EXPERIÊNCIA DE COOPERAÇÃO ENTRE MUNICÍPIOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
title_sort OMPETRO: UMA EXPERIÊNCIA DE COOPERAÇÃO ENTRE MUNICÍPIOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
author Crespo, Ralph André
author_facet Crespo, Ralph André
Azevedo, Nilo Lima de
Peixoto, Vitor de Moraes
Leal, João Gabriel Ribeiro Pessanha
author_role author
author2 Azevedo, Nilo Lima de
Peixoto, Vitor de Moraes
Leal, João Gabriel Ribeiro Pessanha
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Crespo, Ralph André
Azevedo, Nilo Lima de
Peixoto, Vitor de Moraes
Leal, João Gabriel Ribeiro Pessanha
dc.subject.por.fl_str_mv Ompetro
cooperação
ação coletiva
municí­pios do Norte Fluminense.
topic Ompetro
cooperação
ação coletiva
municí­pios do Norte Fluminense.
description Este artigo tem como objetivo analisar a experiência de cooperação entre os municí­pios reunidos na Ompetro, assim como a estrutura e o funcionamento da instituição. A Ompetro, Organização dos Municí­pios Produtores de Petróleo da Bacia de Campos, é uma organização que reúne municí­pios do estado do Rio de Janeiro com base na ação coletiva e na cooperação intermunicipal, com fundamento na estrutura do federalismo brasileiro. Pretende discutir neste artigo para além da questão da redistribuição dos royalties do petróleo, assunto tão vinculado a trabalhos que referenciam a instituição. Utilizou-se predominantemente a metodologia qualitativa, não abrindo mão de técnicas de análise quantitativa para fundamentar discussões que se mostraram relevantes para a pesquisa. Fez-se uso de dados do IBGE, da ANP, da Secretaria do Tesouro Nacional e do próprio Estatuto da instituição, dentre outros. Um dos principais objetivos da Ompetro é o desenvolvimento da região Norte Fluminense, mas para alcançar este objetivo observa-se na cooperação uma relação de custos e benefí­cios diferentes para os diferentes municí­pios que integram a Ompetro. Assim, as estruturas de incentivos mostram-se importantes para a adesão e permanência dos municí­pios à organização. Os municí­pios integrantes possuem problemas comuns e, teoricamente, a cooperação facilitaria sua solução, porém o que se encontrou foi que as ações de cooperação se dão menos para questões relativas ao desenvolvimento regional do que para pleitear recursos dos royalties.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5268
10.54399/rbgdr.v15i7.5268
url https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5268
identifier_str_mv 10.54399/rbgdr.v15i7.5268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5268/883
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 15 No. 7 (2019): Edição Especial
RBGDR; Vol. 15 Núm. 7 (2019): Edição Especial
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 15 n. 7 (2019): Edição Especial
1809-239X
10.54399/rbgdr.v15i7
reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
collection Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv ||monicafcarniello@gmail.com
_version_ 1800220470533947392