ENTRE O TRADICIONAL E O MODERNO: O ARTESANATO DE BRINQUEDOS DE MIRITI COMO "CULTURA DE TRANSIÇÃO"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leistner, Rodrigo Marques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/3936
Resumo: O trabalho analisa as experiências sociais relativas aos coletivos de artesãos de brinquedos de Miriti, da cidade de Abaetetuba (PA), buscando compreender os tensionamentos que emergem da aproximação desses coletivos com a esfera pública contemporânea, especialmente a partir do contato com as polí­ticas de fomento ao artesanato no paí­s. Tais tensionamentos decorrem das contradições entre saberes locais e os imperativos do mercado e da burocracia institucional, numa lógica por meio da qual as especificidades das coletividades "tradicionais" tendem a ser desvalorizadas. Contudo, mais do que um conflito entre tradição e modernidade, os dados revelam modos alternativos pelos quais aqueles grupos organizam sua inserção na esfera pública, as próprias práticas e artefatos culturais desenvolvidos operando na mediação material e simbólica de suas aproximações com a modernidade urbana e capitalista. É possí­vel avaliar que as práticas e objetos que envolvem esse artesanato correspondem a uma "cultura de transição" , a qual expressa o movimento de atores sociais "em trânsito" por entre espaços periféricos e centrais, rurais e urbanos, tradicionais e modernos. Etnograficamente, a observação dessa "cultura de transição" parte da análise de um constante fluxo de pessoas, objetos e significações que circulam por entre os diferentes contextos de surgimento do artesanato de brinquedos de Miriti, sobretudo no que compreende a aproximação entre as regiões ribeirinhas e as zonas citadinas periféricas no processo de urbanização da cidade de Abaetetuba.
id UNITAU-3_85b15d67c8c9d3beb1db40beec7024c2
oai_identifier_str oai:ojs2.rbgdr.net:article/3936
network_acronym_str UNITAU-3
network_name_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository_id_str
spelling ENTRE O TRADICIONAL E O MODERNO: O ARTESANATO DE BRINQUEDOS DE MIRITI COMO "CULTURA DE TRANSIÇÃO" Práticas Artesanais. Polí­ticas Culturais. Tradição e Modernidade. Culturas de Transição.O trabalho analisa as experiências sociais relativas aos coletivos de artesãos de brinquedos de Miriti, da cidade de Abaetetuba (PA), buscando compreender os tensionamentos que emergem da aproximação desses coletivos com a esfera pública contemporânea, especialmente a partir do contato com as polí­ticas de fomento ao artesanato no paí­s. Tais tensionamentos decorrem das contradições entre saberes locais e os imperativos do mercado e da burocracia institucional, numa lógica por meio da qual as especificidades das coletividades "tradicionais" tendem a ser desvalorizadas. Contudo, mais do que um conflito entre tradição e modernidade, os dados revelam modos alternativos pelos quais aqueles grupos organizam sua inserção na esfera pública, as próprias práticas e artefatos culturais desenvolvidos operando na mediação material e simbólica de suas aproximações com a modernidade urbana e capitalista. É possí­vel avaliar que as práticas e objetos que envolvem esse artesanato correspondem a uma "cultura de transição" , a qual expressa o movimento de atores sociais "em trânsito" por entre espaços periféricos e centrais, rurais e urbanos, tradicionais e modernos. Etnograficamente, a observação dessa "cultura de transição" parte da análise de um constante fluxo de pessoas, objetos e significações que circulam por entre os diferentes contextos de surgimento do artesanato de brinquedos de Miriti, sobretudo no que compreende a aproximação entre as regiões ribeirinhas e as zonas citadinas periféricas no processo de urbanização da cidade de Abaetetuba.Universidade de Taubaté2018-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/393610.54399/rbgdr.v14i4.3936Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 14 No. 4 (2018): ed. especialRBGDR; Vol. 14 Núm. 4 (2018): ed. especialRevista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 14 n. 4 (2018): ed. especial1809-239X10.54399/rbgdr.v14i4reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/3936/705Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeistner, Rodrigo Marques2018-08-07T03:40:45Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/3936Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2018-08-07T03:40:45Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE O TRADICIONAL E O MODERNO: O ARTESANATO DE BRINQUEDOS DE MIRITI COMO "CULTURA DE TRANSIÇÃO"
title ENTRE O TRADICIONAL E O MODERNO: O ARTESANATO DE BRINQUEDOS DE MIRITI COMO "CULTURA DE TRANSIÇÃO"
spellingShingle ENTRE O TRADICIONAL E O MODERNO: O ARTESANATO DE BRINQUEDOS DE MIRITI COMO "CULTURA DE TRANSIÇÃO"
Leistner, Rodrigo Marques
Práticas Artesanais. Polí­ticas Culturais. Tradição e Modernidade. Culturas de Transição.
title_short ENTRE O TRADICIONAL E O MODERNO: O ARTESANATO DE BRINQUEDOS DE MIRITI COMO "CULTURA DE TRANSIÇÃO"
title_full ENTRE O TRADICIONAL E O MODERNO: O ARTESANATO DE BRINQUEDOS DE MIRITI COMO "CULTURA DE TRANSIÇÃO"
title_fullStr ENTRE O TRADICIONAL E O MODERNO: O ARTESANATO DE BRINQUEDOS DE MIRITI COMO "CULTURA DE TRANSIÇÃO"
title_full_unstemmed ENTRE O TRADICIONAL E O MODERNO: O ARTESANATO DE BRINQUEDOS DE MIRITI COMO "CULTURA DE TRANSIÇÃO"
title_sort ENTRE O TRADICIONAL E O MODERNO: O ARTESANATO DE BRINQUEDOS DE MIRITI COMO "CULTURA DE TRANSIÇÃO"
author Leistner, Rodrigo Marques
author_facet Leistner, Rodrigo Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leistner, Rodrigo Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Artesanais. Polí­ticas Culturais. Tradição e Modernidade. Culturas de Transição.
topic Práticas Artesanais. Polí­ticas Culturais. Tradição e Modernidade. Culturas de Transição.
description O trabalho analisa as experiências sociais relativas aos coletivos de artesãos de brinquedos de Miriti, da cidade de Abaetetuba (PA), buscando compreender os tensionamentos que emergem da aproximação desses coletivos com a esfera pública contemporânea, especialmente a partir do contato com as polí­ticas de fomento ao artesanato no paí­s. Tais tensionamentos decorrem das contradições entre saberes locais e os imperativos do mercado e da burocracia institucional, numa lógica por meio da qual as especificidades das coletividades "tradicionais" tendem a ser desvalorizadas. Contudo, mais do que um conflito entre tradição e modernidade, os dados revelam modos alternativos pelos quais aqueles grupos organizam sua inserção na esfera pública, as próprias práticas e artefatos culturais desenvolvidos operando na mediação material e simbólica de suas aproximações com a modernidade urbana e capitalista. É possí­vel avaliar que as práticas e objetos que envolvem esse artesanato correspondem a uma "cultura de transição" , a qual expressa o movimento de atores sociais "em trânsito" por entre espaços periféricos e centrais, rurais e urbanos, tradicionais e modernos. Etnograficamente, a observação dessa "cultura de transição" parte da análise de um constante fluxo de pessoas, objetos e significações que circulam por entre os diferentes contextos de surgimento do artesanato de brinquedos de Miriti, sobretudo no que compreende a aproximação entre as regiões ribeirinhas e as zonas citadinas periféricas no processo de urbanização da cidade de Abaetetuba.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/3936
10.54399/rbgdr.v14i4.3936
url https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/3936
identifier_str_mv 10.54399/rbgdr.v14i4.3936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/3936/705
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 14 No. 4 (2018): ed. especial
RBGDR; Vol. 14 Núm. 4 (2018): ed. especial
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 14 n. 4 (2018): ed. especial
1809-239X
10.54399/rbgdr.v14i4
reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
collection Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv ||monicafcarniello@gmail.com
_version_ 1800220469690892288