GOVERNANÇA PARTICIPATIVA E INOVAÇÃO SOCIAL: ANÁLISE DO PROGRAMA CISTERNAS NAS ESCOLAS NA REGIÃO SEMIÁRIDA BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Naldeir dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lopes, Daniel Paulino Teixeira, Higuchi, Agnaldo Keiti, Honorato da Silva, Fernanda Aparecida Guedes, Soares, Nathália Stockler Fialho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6154
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a governança participativa como fator chave para o processo de inovação social decorrente da implantação do Programa Cisternas nas Escolas, visto que ele pode ser compreendido como um contí­nuo processo de associações que envolvem diferentes atores. Iniciado em 2009, o Programa leva água para escolas rurais da região semiárida brasileira, viabilizando a construção de cisternas de 52 mil litros para captação e armazenamento da água de chuva a partir do telhado das escolas. São articulados esforços de atores como o poder público, sociedade civil organizada e comunidade escolar e local. Os dados empí­ricos foram obtidos por meio de observação direta, análise documental, survey e estudos de casos qualitativos em profundidade, nos quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas com informantes chave. Percebe-se que a cisterna, como uma tecnologia social inovadora, contribuiu para a solução de grande parte dos problemas resultantes da escassez de água nas escolas da região analisada e que a sua reaplicação, por meio de um Programa de Governo, só se tornou possí­vel, diante do engajamento de uma diversidade de atores.
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