GRANDES PROJETOS NA AMAZÔNIA: A HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE E SEUS EFEITOS SOBRE OS ACIDENTES DE TRÂNSITO
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional |
Texto Completo: | https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/3816 |
Resumo: | Este trabalho objetiva analisar os impactos da implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (UHBM) sobre os registros de ocorrências de trânsito nos municípios do Estado do Pará, Brasil, diretamente afetados pelo projeto (Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu), com foco comparativo entre três anos anteriores (2007 a 2009) e posteriores (2011 a 2013) ao início de sua construção, segundo semestre de 2010. Foram realizadas análises descritivas/comparativas entre os períodos, tendo como base os registros das delegacias da região pesquisadas e como instrumentos de medidas os índices de acidentes de trânsito por 100.000 habitantes. As conclusões deste estudo revelaram que ocorreu um aumento significativo dos acidentes de trânsito nos municípios e na região diretamente afetada. |
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GRANDES PROJETOS NA AMAZÔNIA: A HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE E SEUS EFEITOS SOBRE OS ACIDENTES DE TRÂNSITOAcidentes de trânsitoHomicídiosUsina Hidrelétrica de Belo MonteMunicípios.Este trabalho objetiva analisar os impactos da implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (UHBM) sobre os registros de ocorrências de trânsito nos municípios do Estado do Pará, Brasil, diretamente afetados pelo projeto (Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu), com foco comparativo entre três anos anteriores (2007 a 2009) e posteriores (2011 a 2013) ao início de sua construção, segundo semestre de 2010. Foram realizadas análises descritivas/comparativas entre os períodos, tendo como base os registros das delegacias da região pesquisadas e como instrumentos de medidas os índices de acidentes de trânsito por 100.000 habitantes. As conclusões deste estudo revelaram que ocorreu um aumento significativo dos acidentes de trânsito nos municípios e na região diretamente afetada.Universidade de Taubaté2018-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/381610.54399/rbgdr.v14i3.3816Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 14 No. 3 (2018)RBGDR; Vol. 14 Núm. 3 (2018)Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 14 n. 3 (2018)1809-239X10.54399/rbgdr.v14i3reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/3816/696Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, João FranciscoNascimento, Durbens Martins2018-06-18T15:15:32Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/3816Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2018-06-18T15:15:32Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
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