DINÂMICAS POTENCIAIS DA INFRAESTRUTURA VIÁRIA COMO VETOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piekas, Andrezza Aparecida Saraiva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bernardy, Rógis Juarez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5260
Resumo: As rodovias apresentam diversas particularidades relativas às interações com seu entorno, de forma que requerem pesquisas para identificar demandas potenciais que exercem na economia e nos demais aspectos de uma região. O objetivo é analisar a influência da rodovia BR 282, como vetor de desenvolvimento a partir da presença e diversificação de atividades econômicas industriais, entre os municí­pios de Xanxerê e Pinhalzinho (SC). Justifica-se pela importância que a estrutura viária exerce na economia da região, contribuindo para o desenvolvimento econômico. Destaca-se a vitalidade econômica às margens da rodovia, o que contribui para a atratividade e para o crescimento da indústria, nos municí­pios. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de corte transversal, de caráter qualitativo, com perspectiva multiparadigmática. As técnicas utilizadas foram o levantamento de dados estatí­sticos (como suporte), a observação direta e as entrevistas semiestruturadas, sendo que os dados foram categorizados, aplicando-se a análise de conteúdo. Identificou-se o grau de influência exercido pela rodovia BR 282, como vetor de desenvolvimento regional, uma vez que os entrevistados confirmaram que estar localizado às margens da rodovia é relevante do ponto de vista da competitividade. Atesta-se que as empresas se deslocaram de outras unidades administrativas, ancoradas pela infraestrutura viária, portanto existe uma "drenagem industrial regional" para o entorno da rodovia, que a industrialização às margens da rodovia consentiu em novas dinâmicas potenciais, gerando novos postos de trabalho e inserindo novas tecnologias ao contexto regional.
id UNITAU-3_b1462305dbbb705632f47fe13a1a9b57
oai_identifier_str oai:ojs2.rbgdr.net:article/5260
network_acronym_str UNITAU-3
network_name_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository_id_str
spelling DINÂMICAS POTENCIAIS DA INFRAESTRUTURA VIÁRIA COMO VETOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONALDesenvolvimento regional. Rodovias. Industrialização.As rodovias apresentam diversas particularidades relativas às interações com seu entorno, de forma que requerem pesquisas para identificar demandas potenciais que exercem na economia e nos demais aspectos de uma região. O objetivo é analisar a influência da rodovia BR 282, como vetor de desenvolvimento a partir da presença e diversificação de atividades econômicas industriais, entre os municí­pios de Xanxerê e Pinhalzinho (SC). Justifica-se pela importância que a estrutura viária exerce na economia da região, contribuindo para o desenvolvimento econômico. Destaca-se a vitalidade econômica às margens da rodovia, o que contribui para a atratividade e para o crescimento da indústria, nos municí­pios. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de corte transversal, de caráter qualitativo, com perspectiva multiparadigmática. As técnicas utilizadas foram o levantamento de dados estatí­sticos (como suporte), a observação direta e as entrevistas semiestruturadas, sendo que os dados foram categorizados, aplicando-se a análise de conteúdo. Identificou-se o grau de influência exercido pela rodovia BR 282, como vetor de desenvolvimento regional, uma vez que os entrevistados confirmaram que estar localizado às margens da rodovia é relevante do ponto de vista da competitividade. Atesta-se que as empresas se deslocaram de outras unidades administrativas, ancoradas pela infraestrutura viária, portanto existe uma "drenagem industrial regional" para o entorno da rodovia, que a industrialização às margens da rodovia consentiu em novas dinâmicas potenciais, gerando novos postos de trabalho e inserindo novas tecnologias ao contexto regional.Universidade de Taubaté2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/526010.54399/rbgdr.v15i7.5260Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 15 No. 7 (2019): Edição EspecialRBGDR; Vol. 15 Núm. 7 (2019): Edição EspecialRevista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 15 n. 7 (2019): Edição Especial1809-239X10.54399/rbgdr.v15i7reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5260/875Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPiekas, Andrezza Aparecida SaraivaBernardy, Rógis Juarez2019-12-31T23:56:20Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/5260Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2019-12-31T23:56:20Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv DINÂMICAS POTENCIAIS DA INFRAESTRUTURA VIÁRIA COMO VETOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
title DINÂMICAS POTENCIAIS DA INFRAESTRUTURA VIÁRIA COMO VETOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
spellingShingle DINÂMICAS POTENCIAIS DA INFRAESTRUTURA VIÁRIA COMO VETOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Piekas, Andrezza Aparecida Saraiva
Desenvolvimento regional. Rodovias. Industrialização.
title_short DINÂMICAS POTENCIAIS DA INFRAESTRUTURA VIÁRIA COMO VETOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
title_full DINÂMICAS POTENCIAIS DA INFRAESTRUTURA VIÁRIA COMO VETOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
title_fullStr DINÂMICAS POTENCIAIS DA INFRAESTRUTURA VIÁRIA COMO VETOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
title_full_unstemmed DINÂMICAS POTENCIAIS DA INFRAESTRUTURA VIÁRIA COMO VETOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
title_sort DINÂMICAS POTENCIAIS DA INFRAESTRUTURA VIÁRIA COMO VETOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
author Piekas, Andrezza Aparecida Saraiva
author_facet Piekas, Andrezza Aparecida Saraiva
Bernardy, Rógis Juarez
author_role author
author2 Bernardy, Rógis Juarez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piekas, Andrezza Aparecida Saraiva
Bernardy, Rógis Juarez
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento regional. Rodovias. Industrialização.
topic Desenvolvimento regional. Rodovias. Industrialização.
description As rodovias apresentam diversas particularidades relativas às interações com seu entorno, de forma que requerem pesquisas para identificar demandas potenciais que exercem na economia e nos demais aspectos de uma região. O objetivo é analisar a influência da rodovia BR 282, como vetor de desenvolvimento a partir da presença e diversificação de atividades econômicas industriais, entre os municí­pios de Xanxerê e Pinhalzinho (SC). Justifica-se pela importância que a estrutura viária exerce na economia da região, contribuindo para o desenvolvimento econômico. Destaca-se a vitalidade econômica às margens da rodovia, o que contribui para a atratividade e para o crescimento da indústria, nos municí­pios. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de corte transversal, de caráter qualitativo, com perspectiva multiparadigmática. As técnicas utilizadas foram o levantamento de dados estatí­sticos (como suporte), a observação direta e as entrevistas semiestruturadas, sendo que os dados foram categorizados, aplicando-se a análise de conteúdo. Identificou-se o grau de influência exercido pela rodovia BR 282, como vetor de desenvolvimento regional, uma vez que os entrevistados confirmaram que estar localizado às margens da rodovia é relevante do ponto de vista da competitividade. Atesta-se que as empresas se deslocaram de outras unidades administrativas, ancoradas pela infraestrutura viária, portanto existe uma "drenagem industrial regional" para o entorno da rodovia, que a industrialização às margens da rodovia consentiu em novas dinâmicas potenciais, gerando novos postos de trabalho e inserindo novas tecnologias ao contexto regional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5260
10.54399/rbgdr.v15i7.5260
url https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5260
identifier_str_mv 10.54399/rbgdr.v15i7.5260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5260/875
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 15 No. 7 (2019): Edição Especial
RBGDR; Vol. 15 Núm. 7 (2019): Edição Especial
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 15 n. 7 (2019): Edição Especial
1809-239X
10.54399/rbgdr.v15i7
reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
collection Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv ||monicafcarniello@gmail.com
_version_ 1800220470519267328