EDUCAÇÃO, CULTURA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE TERRITORIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional |
Texto Completo: | https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5199 |
Resumo: | A educação e a cultura são elementos essenciais ao desenvolvimento de uma região. Nesse sentido o artigo objetiva correlacionar a relação existente entre a educação e a cultura e a construção da identidade territorial, junto ao CEINF Prof. Mário Ocaris Rosa, administrado pela rede pública do Munícipio de Ponta Porã-Ms. O estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa é caracterizada como sendo um estudo de caso, os dados primários foram coletados através da pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário semiestruturado contendo 04 (quatro) perguntas fechadas e 06 (seis) perguntas abertas, direcionados a 16 (dezesseis) professoras. O procedimento de interpretação dos dados está referenciado na análise de discurso. Os resultados indicam que a literatura aponta que a educação é o elemento facilitador da cultura, e que a relação entre essas duas grandes áreas do saber podem sim contribuir para a construção da identidade territorial. |
id |
UNITAU-3_c5f5200cee8bc93d155021b23c6f462a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.rbgdr.net:article/5199 |
network_acronym_str |
UNITAU-3 |
network_name_str |
Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO, CULTURA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE TERRITORIALEducação. Cultura. Identidade TerritorialA educação e a cultura são elementos essenciais ao desenvolvimento de uma região. Nesse sentido o artigo objetiva correlacionar a relação existente entre a educação e a cultura e a construção da identidade territorial, junto ao CEINF Prof. Mário Ocaris Rosa, administrado pela rede pública do Munícipio de Ponta Porã-Ms. O estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa é caracterizada como sendo um estudo de caso, os dados primários foram coletados através da pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário semiestruturado contendo 04 (quatro) perguntas fechadas e 06 (seis) perguntas abertas, direcionados a 16 (dezesseis) professoras. O procedimento de interpretação dos dados está referenciado na análise de discurso. Os resultados indicam que a literatura aponta que a educação é o elemento facilitador da cultura, e que a relação entre essas duas grandes áreas do saber podem sim contribuir para a construção da identidade territorial.Universidade de Taubaté2019-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/519910.54399/rbgdr.v15i6.5199Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 15 No. 6 (2019): Edição Especial (Sider)RBGDR; Vol. 15 Núm. 6 (2019): Edição Especial (Sider)Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 15 n. 6 (2019): Edição Especial (Sider)1809-239X10.54399/rbgdr.v15i6reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5199/857Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Beatriz Dutra dosZamberlan, Carlos Otávio2019-12-04T13:21:12Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/5199Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2019-12-04T13:21:12Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO, CULTURA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE TERRITORIAL |
title |
EDUCAÇÃO, CULTURA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE TERRITORIAL |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO, CULTURA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE TERRITORIAL Santos, Beatriz Dutra dos Educação. Cultura. Identidade Territorial |
title_short |
EDUCAÇÃO, CULTURA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE TERRITORIAL |
title_full |
EDUCAÇÃO, CULTURA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE TERRITORIAL |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO, CULTURA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE TERRITORIAL |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO, CULTURA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE TERRITORIAL |
title_sort |
EDUCAÇÃO, CULTURA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE TERRITORIAL |
author |
Santos, Beatriz Dutra dos |
author_facet |
Santos, Beatriz Dutra dos Zamberlan, Carlos Otávio |
author_role |
author |
author2 |
Zamberlan, Carlos Otávio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Beatriz Dutra dos Zamberlan, Carlos Otávio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Cultura. Identidade Territorial |
topic |
Educação. Cultura. Identidade Territorial |
description |
A educação e a cultura são elementos essenciais ao desenvolvimento de uma região. Nesse sentido o artigo objetiva correlacionar a relação existente entre a educação e a cultura e a construção da identidade territorial, junto ao CEINF Prof. Mário Ocaris Rosa, administrado pela rede pública do Munícipio de Ponta Porã-Ms. O estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa é caracterizada como sendo um estudo de caso, os dados primários foram coletados através da pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário semiestruturado contendo 04 (quatro) perguntas fechadas e 06 (seis) perguntas abertas, direcionados a 16 (dezesseis) professoras. O procedimento de interpretação dos dados está referenciado na análise de discurso. Os resultados indicam que a literatura aponta que a educação é o elemento facilitador da cultura, e que a relação entre essas duas grandes áreas do saber podem sim contribuir para a construção da identidade territorial. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5199 10.54399/rbgdr.v15i6.5199 |
url |
https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5199 |
identifier_str_mv |
10.54399/rbgdr.v15i6.5199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5199/857 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 15 No. 6 (2019): Edição Especial (Sider) RBGDR; Vol. 15 Núm. 6 (2019): Edição Especial (Sider) Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 15 n. 6 (2019): Edição Especial (Sider) 1809-239X 10.54399/rbgdr.v15i6 reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional |
collection |
Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||monicafcarniello@gmail.com |
_version_ |
1800220470487810048 |