EDUCAÇÃO, CULTURA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE TERRITORIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Beatriz Dutra dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Zamberlan, Carlos Otávio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5199
Resumo: A educação e a cultura são elementos essenciais ao desenvolvimento de uma região. Nesse sentido o artigo objetiva correlacionar a relação existente entre a educação e a cultura e a construção da identidade territorial, junto ao CEINF Prof. Mário Ocaris Rosa, administrado pela rede pública do Muní­cipio de Ponta Porã-Ms. O estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa é caracterizada como sendo um estudo de caso, os dados primários foram coletados através da pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário semiestruturado contendo 04 (quatro) perguntas fechadas e 06 (seis) perguntas abertas, direcionados a 16 (dezesseis) professoras. O procedimento de interpretação dos dados está referenciado na análise de discurso. Os resultados indicam que a literatura aponta que a educação é o elemento facilitador da cultura, e que a relação entre essas duas grandes áreas do saber podem sim contribuir para a construção da identidade territorial.
id UNITAU-3_c5f5200cee8bc93d155021b23c6f462a
oai_identifier_str oai:ojs2.rbgdr.net:article/5199
network_acronym_str UNITAU-3
network_name_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO, CULTURA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE TERRITORIALEducação. Cultura. Identidade TerritorialA educação e a cultura são elementos essenciais ao desenvolvimento de uma região. Nesse sentido o artigo objetiva correlacionar a relação existente entre a educação e a cultura e a construção da identidade territorial, junto ao CEINF Prof. Mário Ocaris Rosa, administrado pela rede pública do Muní­cipio de Ponta Porã-Ms. O estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa é caracterizada como sendo um estudo de caso, os dados primários foram coletados através da pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário semiestruturado contendo 04 (quatro) perguntas fechadas e 06 (seis) perguntas abertas, direcionados a 16 (dezesseis) professoras. O procedimento de interpretação dos dados está referenciado na análise de discurso. Os resultados indicam que a literatura aponta que a educação é o elemento facilitador da cultura, e que a relação entre essas duas grandes áreas do saber podem sim contribuir para a construção da identidade territorial.Universidade de Taubaté2019-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/519910.54399/rbgdr.v15i6.5199Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 15 No. 6 (2019): Edição Especial (Sider)RBGDR; Vol. 15 Núm. 6 (2019): Edição Especial (Sider)Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 15 n. 6 (2019): Edição Especial (Sider)1809-239X10.54399/rbgdr.v15i6reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5199/857Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Beatriz Dutra dosZamberlan, Carlos Otávio2019-12-04T13:21:12Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/5199Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2019-12-04T13:21:12Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO, CULTURA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE TERRITORIAL
title EDUCAÇÃO, CULTURA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE TERRITORIAL
spellingShingle EDUCAÇÃO, CULTURA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE TERRITORIAL
Santos, Beatriz Dutra dos
Educação. Cultura. Identidade Territorial
title_short EDUCAÇÃO, CULTURA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE TERRITORIAL
title_full EDUCAÇÃO, CULTURA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE TERRITORIAL
title_fullStr EDUCAÇÃO, CULTURA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE TERRITORIAL
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO, CULTURA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE TERRITORIAL
title_sort EDUCAÇÃO, CULTURA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE TERRITORIAL
author Santos, Beatriz Dutra dos
author_facet Santos, Beatriz Dutra dos
Zamberlan, Carlos Otávio
author_role author
author2 Zamberlan, Carlos Otávio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Beatriz Dutra dos
Zamberlan, Carlos Otávio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Cultura. Identidade Territorial
topic Educação. Cultura. Identidade Territorial
description A educação e a cultura são elementos essenciais ao desenvolvimento de uma região. Nesse sentido o artigo objetiva correlacionar a relação existente entre a educação e a cultura e a construção da identidade territorial, junto ao CEINF Prof. Mário Ocaris Rosa, administrado pela rede pública do Muní­cipio de Ponta Porã-Ms. O estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa é caracterizada como sendo um estudo de caso, os dados primários foram coletados através da pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário semiestruturado contendo 04 (quatro) perguntas fechadas e 06 (seis) perguntas abertas, direcionados a 16 (dezesseis) professoras. O procedimento de interpretação dos dados está referenciado na análise de discurso. Os resultados indicam que a literatura aponta que a educação é o elemento facilitador da cultura, e que a relação entre essas duas grandes áreas do saber podem sim contribuir para a construção da identidade territorial.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5199
10.54399/rbgdr.v15i6.5199
url https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5199
identifier_str_mv 10.54399/rbgdr.v15i6.5199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5199/857
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 15 No. 6 (2019): Edição Especial (Sider)
RBGDR; Vol. 15 Núm. 6 (2019): Edição Especial (Sider)
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 15 n. 6 (2019): Edição Especial (Sider)
1809-239X
10.54399/rbgdr.v15i6
reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
collection Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv ||monicafcarniello@gmail.com
_version_ 1800220470487810048