MARCA TERRITORIAL COMO ESTRATÉGIA NOS PLANOS ESTADUAIS DE TURISMO: OS CASOS RN, RO E RS
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional |
Texto Completo: | https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5371 |
Resumo: | O presente estudo contempla a discussão das relações entre planos estaduais de turismo e marcas territoriais na realidade de estados brasileiros. O objetivo é compreender se (e como) Rio Grande do Norte, Rondônia e Rio Grande do Sul estariam desenvolvendo seus planos de turismo estadual baseados nas marcas territoriais como estratégia para o desenvolvimento turístico, estendendo essa compreensão para o grau de inserção dessas marcas nesses documentos específicos. A metodologia é de natureza qualitativa, sendo um estudo descritivo-explicativo. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica e documental, com coleta de dados nos sites oficiais de turismo, além dos Planos Estratégicos e de Marketing Turístico e marcas territoriais adotadas nos três estados analisados. Faz-se a análise comparativa entre as realidades investigadas a partir do aprofundamento de oito categorias analíticas preestabelecidas. Os resultados apontam que o RN se encontra num patamar mais avançado nas estratégias para expansão de sua marca turística. No RS, as ações de desenvolvimento do turismo vêm perdendo espaço, identificando-se a necessidade de recuperar e renovar sua marca. Já a realidade de RO revela que estado ainda se encontra num estágio inicial do desenvolvimento de ações estruturantes e estratégicas voltadas ao desenvolvimento de sua marca. A conclusão reitera a existência de marcas territoriais nos planos estaduais do turismo nos três estados do Brasil. |
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MARCA TERRITORIAL COMO ESTRATÉGIA NOS PLANOS ESTADUAIS DE TURISMO: OS CASOS RN, RO E RSTurismo. Plano de turismo estadual. Gestão turística. Marca territorial. Estratégias.O presente estudo contempla a discussão das relações entre planos estaduais de turismo e marcas territoriais na realidade de estados brasileiros. O objetivo é compreender se (e como) Rio Grande do Norte, Rondônia e Rio Grande do Sul estariam desenvolvendo seus planos de turismo estadual baseados nas marcas territoriais como estratégia para o desenvolvimento turístico, estendendo essa compreensão para o grau de inserção dessas marcas nesses documentos específicos. A metodologia é de natureza qualitativa, sendo um estudo descritivo-explicativo. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica e documental, com coleta de dados nos sites oficiais de turismo, além dos Planos Estratégicos e de Marketing Turístico e marcas territoriais adotadas nos três estados analisados. Faz-se a análise comparativa entre as realidades investigadas a partir do aprofundamento de oito categorias analíticas preestabelecidas. Os resultados apontam que o RN se encontra num patamar mais avançado nas estratégias para expansão de sua marca turística. No RS, as ações de desenvolvimento do turismo vêm perdendo espaço, identificando-se a necessidade de recuperar e renovar sua marca. Já a realidade de RO revela que estado ainda se encontra num estágio inicial do desenvolvimento de ações estruturantes e estratégicas voltadas ao desenvolvimento de sua marca. A conclusão reitera a existência de marcas territoriais nos planos estaduais do turismo nos três estados do Brasil.Universidade de Taubaté2022-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de casos múltiplosapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/537110.54399/rbgdr.v18i2.5371Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 18 No. 2 (2022)RBGDR; Vol. 18 Núm. 2 (2022)Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 18 n. 2 (2022)1809-239X10.54399/rbgdr.v18i2reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUengporhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5371/1197https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5371/1198Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Giovana Goretti Feijó deBridi, GuilhermeAraújo Júnior, Edson Modesto deSilva, Nayara Cristina Santana daDamasceno, Mellyssa Layla Barbosa2024-02-08T18:39:17Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/5371Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2024-02-08T18:39:17Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
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