MARCA TERRITORIAL COMO ESTRATÉGIA NOS PLANOS ESTADUAIS DE TURISMO: OS CASOS RN, RO E RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Giovana Goretti Feijó de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bridi, Guilherme, Araújo Júnior, Edson Modesto de, Silva, Nayara Cristina Santana da, Damasceno, Mellyssa Layla Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5371
Resumo: O presente estudo contempla a discussão das relações entre planos estaduais de turismo e marcas territoriais na realidade de estados brasileiros. O objetivo é compreender se (e como) Rio Grande do Norte, Rondônia e Rio Grande do Sul estariam desenvolvendo seus planos de turismo estadual baseados nas marcas territoriais como estratégia para o desenvolvimento turí­stico, estendendo essa compreensão para o grau de inserção dessas marcas nesses documentos especí­ficos. A metodologia é de natureza qualitativa, sendo um estudo descritivo-explicativo. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica e documental, com coleta de dados nos sites oficiais de turismo, além dos Planos Estratégicos e de Marketing Turí­stico e marcas territoriais adotadas nos três estados analisados. Faz-se a análise  comparativa entre as realidades investigadas a partir do aprofundamento de oito categorias analí­ticas preestabelecidas. Os resultados apontam que o RN se encontra num patamar mais avançado nas estratégias para expansão de sua marca turí­stica. No RS, as ações de desenvolvimento do turismo vêm perdendo espaço, identificando-se a necessidade de recuperar e renovar sua marca.  Já a realidade de RO revela que estado ainda se encontra num estágio inicial do desenvolvimento de ações estruturantes e estratégicas voltadas ao desenvolvimento de sua marca. A conclusão reitera a existência de marcas territoriais nos planos estaduais do turismo nos três estados do Brasil.
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