PAPEL DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NA DISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DE MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Alex dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira, Marco Aurélio Marques, Faria, Evandro Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4674
Resumo: A inquietação deste estudo foi analisar se a distribuição dos médicos nos primeiros ciclos (1º ao 5º - setembro de 2013 a junho de 2014) do Programa Mais Médicos (PMM) na Atenção Primária à Saúde (APS) ocorreu de forma orientada pelas necessidades de saúde da população no Estado de Minas Gerais. Para responder ao objetivo do estudo, o caminho metodológico foi delineado a partir da Análise Fatorial, a partir da qual se construiu um í­ndice para evidenciar a necessidade de médicos na APS e, assim, verificar se a alocação dos médicos pelo Governo Federal foi orientada pelas necessidades de saúde da população. Para complementar a análise, estimou-se uma regressão logí­stica com outras dimensões de necessidades de saúde visando observar se elas influenciavam na possibilidade de o municí­pio ter ou não sido contemplado com médicos do PMM. Os resultados sinalizam que o PMM estaria priorizando áreas mais necessitadas e, assim, contribuindo para reduzir desigualdades nas necessidades de médicos, se não fosse o fato de os dados terem apontado uma desigualdade na distribuição, uma vez que municí­pios que apresentaram traços ou baixa necessidade de médicos na APS receberam médicos do PMM nos primeiros ciclos. Dessa forma, os resultados sinalizam oportunidades de aperfeiçoamento da polí­tica analisada e, ao mesmo tempo, levanta questionamentos sobre os parâmetros utilizados como referência para alocação dos médicos no PMM.
id UNITAU-3_dcc4bcd339ac46bc730654bee36cfe8a
oai_identifier_str oai:ojs2.rbgdr.net:article/4674
network_acronym_str UNITAU-3
network_name_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository_id_str
spelling PAPEL DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NA DISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DE MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDEEquidade. Distribuição de Médicos. Atenção Primária í  Saúde. Programa Mais Médicos. Avaliação.A inquietação deste estudo foi analisar se a distribuição dos médicos nos primeiros ciclos (1º ao 5º - setembro de 2013 a junho de 2014) do Programa Mais Médicos (PMM) na Atenção Primária à Saúde (APS) ocorreu de forma orientada pelas necessidades de saúde da população no Estado de Minas Gerais. Para responder ao objetivo do estudo, o caminho metodológico foi delineado a partir da Análise Fatorial, a partir da qual se construiu um í­ndice para evidenciar a necessidade de médicos na APS e, assim, verificar se a alocação dos médicos pelo Governo Federal foi orientada pelas necessidades de saúde da população. Para complementar a análise, estimou-se uma regressão logí­stica com outras dimensões de necessidades de saúde visando observar se elas influenciavam na possibilidade de o municí­pio ter ou não sido contemplado com médicos do PMM. Os resultados sinalizam que o PMM estaria priorizando áreas mais necessitadas e, assim, contribuindo para reduzir desigualdades nas necessidades de médicos, se não fosse o fato de os dados terem apontado uma desigualdade na distribuição, uma vez que municí­pios que apresentaram traços ou baixa necessidade de médicos na APS receberam médicos do PMM nos primeiros ciclos. Dessa forma, os resultados sinalizam oportunidades de aperfeiçoamento da polí­tica analisada e, ao mesmo tempo, levanta questionamentos sobre os parâmetros utilizados como referência para alocação dos médicos no PMM.Universidade de Taubaté2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/467410.54399/rbgdr.v15i3.4674Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 15 No. 3 (2019)RBGDR; Vol. 15 Núm. 3 (2019)Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 15 n. 3 (2019)1809-239X10.54399/rbgdr.v15i3reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4674/785Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Alex dos SantosFerreira, Marco Aurélio MarquesFaria, Evandro Rodrigues de2019-05-30T18:09:55Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/4674Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2019-05-30T18:09:55Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv PAPEL DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NA DISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DE MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
title PAPEL DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NA DISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DE MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
spellingShingle PAPEL DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NA DISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DE MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Macedo, Alex dos Santos
Equidade. Distribuição de Médicos. Atenção Primária í  Saúde. Programa Mais Médicos. Avaliação.
title_short PAPEL DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NA DISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DE MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
title_full PAPEL DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NA DISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DE MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
title_fullStr PAPEL DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NA DISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DE MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
title_full_unstemmed PAPEL DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NA DISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DE MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
title_sort PAPEL DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NA DISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DE MÉDICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
author Macedo, Alex dos Santos
author_facet Macedo, Alex dos Santos
Ferreira, Marco Aurélio Marques
Faria, Evandro Rodrigues de
author_role author
author2 Ferreira, Marco Aurélio Marques
Faria, Evandro Rodrigues de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Alex dos Santos
Ferreira, Marco Aurélio Marques
Faria, Evandro Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Equidade. Distribuição de Médicos. Atenção Primária í  Saúde. Programa Mais Médicos. Avaliação.
topic Equidade. Distribuição de Médicos. Atenção Primária í  Saúde. Programa Mais Médicos. Avaliação.
description A inquietação deste estudo foi analisar se a distribuição dos médicos nos primeiros ciclos (1º ao 5º - setembro de 2013 a junho de 2014) do Programa Mais Médicos (PMM) na Atenção Primária à Saúde (APS) ocorreu de forma orientada pelas necessidades de saúde da população no Estado de Minas Gerais. Para responder ao objetivo do estudo, o caminho metodológico foi delineado a partir da Análise Fatorial, a partir da qual se construiu um í­ndice para evidenciar a necessidade de médicos na APS e, assim, verificar se a alocação dos médicos pelo Governo Federal foi orientada pelas necessidades de saúde da população. Para complementar a análise, estimou-se uma regressão logí­stica com outras dimensões de necessidades de saúde visando observar se elas influenciavam na possibilidade de o municí­pio ter ou não sido contemplado com médicos do PMM. Os resultados sinalizam que o PMM estaria priorizando áreas mais necessitadas e, assim, contribuindo para reduzir desigualdades nas necessidades de médicos, se não fosse o fato de os dados terem apontado uma desigualdade na distribuição, uma vez que municí­pios que apresentaram traços ou baixa necessidade de médicos na APS receberam médicos do PMM nos primeiros ciclos. Dessa forma, os resultados sinalizam oportunidades de aperfeiçoamento da polí­tica analisada e, ao mesmo tempo, levanta questionamentos sobre os parâmetros utilizados como referência para alocação dos médicos no PMM.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4674
10.54399/rbgdr.v15i3.4674
url https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4674
identifier_str_mv 10.54399/rbgdr.v15i3.4674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4674/785
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 15 No. 3 (2019)
RBGDR; Vol. 15 Núm. 3 (2019)
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 15 n. 3 (2019)
1809-239X
10.54399/rbgdr.v15i3
reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
collection Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv ||monicafcarniello@gmail.com
_version_ 1800220470099836928