AVANÇO DA SOJA E ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO DA PECUÁRIA DE CORTE NO SUL DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Juliana Gomes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Matte, Alessandra, Conterato, Marcelo Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
Texto Completo: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5574
Resumo: Mudanças nos sistemas produtivos são observadas em diferentes realidades rurais no Brasil, marcadamente identificadas por meio do crescente avanço do cultivo de monoculturas. Em resposta a essas dinâmicas, os atores locais adotam diversificadas estratégias de adaptação e reação frente às mudanças. Assim, diante de um contexto de transformações provocadas pelo avanço da soja em áreas tí­picas de pastagens naturais e tradição pecuária, o objetivo deste artigo foi identificar quais estratégias de adaptação vem sendo adotadas por dois perfis distintos de pecuaristas de corte, Pecuaristas Tradicionais e Pecuaristas Sojicultores do Pampa brasileiro. Os principais resultados apontam para a diversidade de estratégias adotadas pelos pecuaristas entrevistados, que ora buscam se aproximar das dinâmicas do agronegócio, por meio da expansão das lavouras de soja, caso principalmente dos Pecuaristas Sojicultores. Ora parecem querer se distanciar da dependência do mercado global de commodities agrí­colas, por meio da criação pecuária de forma extensiva, especialmente os Pecuaristas Tradicionais. Conclui-se que as estratégias adotadas para expandir as áreas cultivadas com soja no Pampa brasileiro representam ameaça à pecuária extensiva, atividade tradicional desse território, por contribuí­rem sobremaneira para a supressão dos campos naturais do bioma, provocando assim aumento de pastagens cultivadas em restevas de soja em detrimento das pastagens naturais.
id UNITAU-3_f2921c907745c453fff0d1e6e37bb104
oai_identifier_str oai:ojs2.rbgdr.net:article/5574
network_acronym_str UNITAU-3
network_name_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository_id_str
spelling AVANÇO DA SOJA E ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO DA PECUÁRIA DE CORTE NO SUL DO BRASILPecuáriasojamudançasvulnerabilidadeMudanças nos sistemas produtivos são observadas em diferentes realidades rurais no Brasil, marcadamente identificadas por meio do crescente avanço do cultivo de monoculturas. Em resposta a essas dinâmicas, os atores locais adotam diversificadas estratégias de adaptação e reação frente às mudanças. Assim, diante de um contexto de transformações provocadas pelo avanço da soja em áreas tí­picas de pastagens naturais e tradição pecuária, o objetivo deste artigo foi identificar quais estratégias de adaptação vem sendo adotadas por dois perfis distintos de pecuaristas de corte, Pecuaristas Tradicionais e Pecuaristas Sojicultores do Pampa brasileiro. Os principais resultados apontam para a diversidade de estratégias adotadas pelos pecuaristas entrevistados, que ora buscam se aproximar das dinâmicas do agronegócio, por meio da expansão das lavouras de soja, caso principalmente dos Pecuaristas Sojicultores. Ora parecem querer se distanciar da dependência do mercado global de commodities agrí­colas, por meio da criação pecuária de forma extensiva, especialmente os Pecuaristas Tradicionais. Conclui-se que as estratégias adotadas para expandir as áreas cultivadas com soja no Pampa brasileiro representam ameaça à pecuária extensiva, atividade tradicional desse território, por contribuí­rem sobremaneira para a supressão dos campos naturais do bioma, provocando assim aumento de pastagens cultivadas em restevas de soja em detrimento das pastagens naturais.Universidade de Taubaté2023-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de campoapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/557410.54399/rbgdr.v19i1.5574Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 19 No. 1 (2023)RBGDR; Vol. 19 Núm. 1 (2023)Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 19 n. 1 (2023)1809-239X10.54399/rbgdr.v19i1reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regionalinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUporenghttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5574/1264https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5574/1265Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regionalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Juliana GomesMatte, AlessandraConterato, Marcelo Antônio2023-05-31T13:05:47Zoai:ojs2.rbgdr.net:article/5574Revistahttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdrPUBhttps://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/oai||monicafcarniello@gmail.com1809-239X1809-239Xopendoar:2023-05-31T13:05:47Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.none.fl_str_mv AVANÇO DA SOJA E ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO DA PECUÁRIA DE CORTE NO SUL DO BRASIL
title AVANÇO DA SOJA E ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO DA PECUÁRIA DE CORTE NO SUL DO BRASIL
spellingShingle AVANÇO DA SOJA E ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO DA PECUÁRIA DE CORTE NO SUL DO BRASIL
Moreira, Juliana Gomes
Pecuária
soja
mudanças
vulnerabilidade
title_short AVANÇO DA SOJA E ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO DA PECUÁRIA DE CORTE NO SUL DO BRASIL
title_full AVANÇO DA SOJA E ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO DA PECUÁRIA DE CORTE NO SUL DO BRASIL
title_fullStr AVANÇO DA SOJA E ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO DA PECUÁRIA DE CORTE NO SUL DO BRASIL
title_full_unstemmed AVANÇO DA SOJA E ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO DA PECUÁRIA DE CORTE NO SUL DO BRASIL
title_sort AVANÇO DA SOJA E ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO DA PECUÁRIA DE CORTE NO SUL DO BRASIL
author Moreira, Juliana Gomes
author_facet Moreira, Juliana Gomes
Matte, Alessandra
Conterato, Marcelo Antônio
author_role author
author2 Matte, Alessandra
Conterato, Marcelo Antônio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Juliana Gomes
Matte, Alessandra
Conterato, Marcelo Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Pecuária
soja
mudanças
vulnerabilidade
topic Pecuária
soja
mudanças
vulnerabilidade
description Mudanças nos sistemas produtivos são observadas em diferentes realidades rurais no Brasil, marcadamente identificadas por meio do crescente avanço do cultivo de monoculturas. Em resposta a essas dinâmicas, os atores locais adotam diversificadas estratégias de adaptação e reação frente às mudanças. Assim, diante de um contexto de transformações provocadas pelo avanço da soja em áreas tí­picas de pastagens naturais e tradição pecuária, o objetivo deste artigo foi identificar quais estratégias de adaptação vem sendo adotadas por dois perfis distintos de pecuaristas de corte, Pecuaristas Tradicionais e Pecuaristas Sojicultores do Pampa brasileiro. Os principais resultados apontam para a diversidade de estratégias adotadas pelos pecuaristas entrevistados, que ora buscam se aproximar das dinâmicas do agronegócio, por meio da expansão das lavouras de soja, caso principalmente dos Pecuaristas Sojicultores. Ora parecem querer se distanciar da dependência do mercado global de commodities agrí­colas, por meio da criação pecuária de forma extensiva, especialmente os Pecuaristas Tradicionais. Conclui-se que as estratégias adotadas para expandir as áreas cultivadas com soja no Pampa brasileiro representam ameaça à pecuária extensiva, atividade tradicional desse território, por contribuí­rem sobremaneira para a supressão dos campos naturais do bioma, provocando assim aumento de pastagens cultivadas em restevas de soja em detrimento das pastagens naturais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5574
10.54399/rbgdr.v19i1.5574
url https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5574
identifier_str_mv 10.54399/rbgdr.v19i1.5574
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5574/1264
https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5574/1265
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; Vol. 19 No. 1 (2023)
RBGDR; Vol. 19 Núm. 1 (2023)
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional; v. 19 n. 1 (2023)
1809-239X
10.54399/rbgdr.v19i1
reponame:Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
collection Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv ||monicafcarniello@gmail.com
_version_ 1800220470914580480