Representações sociais de educadores e educandos do ensino fundamental sobre violência escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Margarete Passos dos Santos de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5687
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Virgínia Mara Próspero da Cunha.
id UNITAU_08150dd468a5d875f1cbe395409d8e91
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5687
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Oliveira, Margarete Passos dos Santos deMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-Pimenta, Carlos Alberto Máximo, 1965-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoCunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-2022-05-06T23:12:16Z2022-05-06T23:12:16Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5687Orientação: Profa. Dra. Virgínia Mara Próspero da Cunha.Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.Resumo: O presente estudo se propôs a identificar as representações sociais de educadores e educandos de uma escola pública municipal (anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental) sobre violência escolar. A escola está localizada na região sul de uma cidade metropolitana do Vale do Paraíba, interior do estado de São Paulo. Para tanto, utilizou-se referencial teórico referente às representações sociais, à função social da escola e à violência escolar. O estudo realizado valeu-se de grupos de discussão em uma abordagem qualitativa, por meio do qual se buscou identificar as crenças, as atitudes e os valores dos sujeitos da pesquisa. Participaram como sujeitos desta pesquisa educadores e educandos dos anos iniciais e dos anos finais do Ensino Fundamental. Foram utilizados, como instrumento metodológico, os grupos de discussão, com roteiros pré-elaborados. Para a análise e a organização das informações coletadas, utilizou-se a análise de conteúdo, valendo-se dos relatos dos sujeitos participantes dos grupos de discussão e da análise dos dados obtidos, com o auxilio do software IRaMuTeQ. Este estudo indica que educadores(as) e educandos(as), embora compartilhem do mesmo espaço e da mesma realidade na escola, apresentam representações sociais diferentes a respeito da violência, representações essas que norteiam suas ações, suas atitudes e seus julgamentos. A análise dos dados demonstrou que esses sujeitos entendem como sendo importante o investimento no diálogo e na convivência como formas de mediação de conflitos e de intervenção nas diversas violências que ocorrem em âmbito escolar.Abstract: The present study proposed to identify the social representations of educators and learners at a municipal public school (initial years and final years of the Elementary School) about school violence. The school is located in the south region of a metropolitan city of Vale do Paraíba, interior of the state of São Paulo. Therefore, was used theoretical reference, regarding to social representations, social function of the school and school violence. The study was made use of discussion groups in a qualitative approach, through which it was sought to identify the beliefs, attitudes and values of the subjects of the research. Participated as subjects in this research, educators and students of the initial and final years of the Elementary School. Were used as methodological instruments, discussion groups with pre-elaborated scripts. For the analysis and organization of the information collected, were used content analysis, using the reports of the subjects participating in the discussion groups and the data obtained with the help of the IRaMuTeQ software. This study indicates that educators and learners, even sharing the same space and reality in school, present different social representations about violence, this representations guide their actions, their attitudes, and their judgments. The analysis of the data demonstrated that they understand investing in dialogue and coexistence as forms of conflicts mediation and of the intervention of the various violence occurring in school environment.Made available in DSpace on 2022-05-06T23:12:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Margarete Passos dos Santos de Oliveira.pdf: 2913027 bytes, checksum: bd061efaaf78df44d0c960d96bede911 (MD5) Previous issue date: 20181 recurso online (175 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Representação socialViolência - EscolasConflitoEducação - Aspectos sociaisRepresentações sociais de educadores e educandos do ensino fundamental sobre violência escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALMargarete Passos dos Santos de Oliveira.pdfapplication/pdf2913027http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5687/1/Margarete%20Passos%20dos%20Santos%20de%20Oliveira.pdfbd061efaaf78df44d0c960d96bede911MD5120.500.11874/56872022-05-19 15:26:19.568oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5687Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:19Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações sociais de educadores e educandos do ensino fundamental sobre violência escolar
title Representações sociais de educadores e educandos do ensino fundamental sobre violência escolar
spellingShingle Representações sociais de educadores e educandos do ensino fundamental sobre violência escolar
Oliveira, Margarete Passos dos Santos de
Representação social
Violência - Escolas
Conflito
Educação - Aspectos sociais
title_short Representações sociais de educadores e educandos do ensino fundamental sobre violência escolar
title_full Representações sociais de educadores e educandos do ensino fundamental sobre violência escolar
title_fullStr Representações sociais de educadores e educandos do ensino fundamental sobre violência escolar
title_full_unstemmed Representações sociais de educadores e educandos do ensino fundamental sobre violência escolar
title_sort Representações sociais de educadores e educandos do ensino fundamental sobre violência escolar
author Oliveira, Margarete Passos dos Santos de
author_facet Oliveira, Margarete Passos dos Santos de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Mendonça, Suelene Regina Donola, 1960-
Pimenta, Carlos Alberto Máximo, 1965-
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Margarete Passos dos Santos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-
contributor_str_mv Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Representação social
Violência - Escolas
Conflito
Educação - Aspectos sociais
topic Representação social
Violência - Escolas
Conflito
Educação - Aspectos sociais
description Orientação: Profa. Dra. Virgínia Mara Próspero da Cunha.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-06T23:12:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-06T23:12:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5687
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (175 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5687/1/Margarete%20Passos%20dos%20Santos%20de%20Oliveira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bd061efaaf78df44d0c960d96bede911
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844394702143488