Letras de rap e a linguagem poética : uma proposta de ensino de leitura no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agustino, Nátali Soares de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/833
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Miriam Bauab Puzzo
id UNITAU_0c67e5f04e4e91ae220b623016e53579
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/833
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Agustino, Nátali Soares deKozma, Eliana Vianna BritoPinto, Sonia Sueli BertiUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaPuzzo, Miriam Bauab2019-08-06T12:30:11Z2019-08-06T12:30:11Z2012http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/833Orientação: Profa. Dra. Miriam Bauab PuzzoDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2015.Resumo: A presente pesquisa propõe uma articulação entre as letras de RAP e a linguagem poética como possibilidade de ensino de leitura no Ensino Médio. A pesquisa foi motivada ao constatar, durante a prática docente, o desinteresse da linguagem poética pelos educandos do Ensino Médio de algumas escolas públicas estaduais. Ao se perceber a necessidade de trabalhar a linguagem poética de maneira atrativa dentro da sala de aula, a pergunta de pesquisa surge: É possível uma articulação entre o RAP e a linguagem poética? Na tentativa de solucionar tal pergunta, esta pesquisa tem como objetivo apresentar, por intermédio da leitura fruitiva, uma proposta de ensino de leitura. Para cumprir esse projeto utilizamos as letras das canções "Cálice", de Chico Buarque e Criolo e o poema "José", de Drummond no intuito de aproximar os alunos de linguagens diferenciadas, partindo da mais comum que é a do RAP para levá-los a textos mais elaborados da literatura. Como fundamentação teórica, utilizam-se os estudos de Mikhail Bakhtin e do Círculo, que servem de arcabouço teórico, visando a importância das relações dialógicas no processo de ensino/aprendizagem. A realização da análise possibilitou verificar a presença das diferentes vozes que permeiam o processo discursivo, observando-se principalmente o dialogismo, a interdiscursividade e a intertextualidade, os efeitos de sentido e as marcas da ideologia para a assimilação do texto poético como materialidade sócio-histórica e cultural. A conclusão apresenta uma discussão do resultado das análises desenvolvidas na pesquisa, demonstrando o enriquecimento decorrente da relação dialógica mantida entre os gêneros e da possibilidade de ampliar o horizonte cultural dos alunos, tornando efetiva a formação de leitores críticos e responsivos.Abstract: This current research proposes an articulation between RAP lyrics and the poetic language as means of reading lectures in secondary education. The motivation for this research came during faculty practice when observed the indifference that the student body had at certain public secondary schools towards the subject. While realizing the necessity of dealing with the poetic language in a more attractive way, the question for this research emerged: Is it possible to articulate RAP and poetic language? In the attempt to answer such question, the target of this research is to present a proposal for reading lectures through mediation of pleasant reading to the students. In order to perform this project, we utilize the lyrics of the songs 'Cálice' from Chico Buarque and Criolo and the poem 'José' from Drummond. As an attempt to bring the students closer to more distinguished language stiles, we start from the most common, which is RAP, to take them to more elaborate readings. As foundation for this thesis, studies from Mikhail Bakhtin and from Criolo are used. They serve as theoretical structures aiming for the importance of dialogical relationships in the teaching/learning process. Through the achievement of the analysis, it was possible to verify the presence of different voices that permeate the speech process, specially observing the dialogical, interdiscoursive and intertextual aspects, the meaning effects, and the ideological signs in order to assimilate the poetic text as a social-historical and cultural materialization. The conclusion presents a discussion of the analyses' results that were developed in this research that demonstrate the enrichment of the dialogical relationships maintained between the genres and the possibility to magnify the students' cultural horizons making the formation of critic and responsive readers become real.Made available in DSpace on 2019-08-06T12:30:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Natali Soares de Agustino.pdf: 648844 bytes, checksum: b7d89d7ce25deec6a92eeda330e6da52 (MD5) Previous issue date: 2012Mestrado97 p. : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADALinguagem poéticaBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975Relações dialógicasLetras de rap e a linguagem poética : uma proposta de ensino de leitura no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALNatali Soares de Agustino.pdfapplication/pdf648844http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/833/1/Natali%20Soares%20de%20Agustino.pdfb7d89d7ce25deec6a92eeda330e6da52MD5120.500.11874/8332019-09-10 17:31:03.228oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/833Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:31:03Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letras de rap e a linguagem poética : uma proposta de ensino de leitura no ensino médio
title Letras de rap e a linguagem poética : uma proposta de ensino de leitura no ensino médio
spellingShingle Letras de rap e a linguagem poética : uma proposta de ensino de leitura no ensino médio
Agustino, Nátali Soares de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Linguagem poética
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Relações dialógicas
title_short Letras de rap e a linguagem poética : uma proposta de ensino de leitura no ensino médio
title_full Letras de rap e a linguagem poética : uma proposta de ensino de leitura no ensino médio
title_fullStr Letras de rap e a linguagem poética : uma proposta de ensino de leitura no ensino médio
title_full_unstemmed Letras de rap e a linguagem poética : uma proposta de ensino de leitura no ensino médio
title_sort Letras de rap e a linguagem poética : uma proposta de ensino de leitura no ensino médio
author Agustino, Nátali Soares de
author_facet Agustino, Nátali Soares de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Kozma, Eliana Vianna Brito
Pinto, Sonia Sueli Berti
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Agustino, Nátali Soares de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Puzzo, Miriam Bauab
contributor_str_mv Puzzo, Miriam Bauab
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Linguagem poética
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Relações dialógicas
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem poética
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Relações dialógicas
description Orientação: Profa. Dra. Miriam Bauab Puzzo
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-06T12:30:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-06T12:30:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/833
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 97 p. : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/833/1/Natali%20Soares%20de%20Agustino.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b7d89d7ce25deec6a92eeda330e6da52
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844385424343040