Educação ambiental : representações Sociais de professores do Ensino Fundamental em escolas municipais no sudoeste da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Maria Tereza da Rocha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5665
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Patrícia Diana Edith Belfort de Souza e Camargo Ortiz Monteiro
id UNITAU_0da915d0f948bdc80568170f67e5a1c5
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5665
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Ramos, Maria Tereza da RochaSilva, Alcina Maria Testa Braz daBussolotti, Juliana Marcondes, 1960-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoOrtiz Monteiro, Patricia, 1965-2022-05-06T20:46:24Z2022-05-06T20:46:24Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5665Orientação: Profa. Dra. Patrícia Diana Edith Belfort de Souza e Camargo Ortiz MonteiroDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.Resumo: O trabalho proposto apresenta uma análise sobre a Educação Ambiental (EA) e as Representações Sociais (RS) de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em escolas públicas de um município da região do sudoeste da Bahia. Considera-se que as questões ambientais têm grande relevância para a formação da consciência do cidadão e para o entendimento da complexidade e da interdependência do homem com o Meio Ambiente. Além disso, a escola deve ser compreendida como um importante espaço de informação e de formação de valores. Partindo desses pressupostos, o trabalho docente, no que tange à EA, tem se tornado cada vez mais relevante, pois o professor se constitui como mediador dos processos que devem ressignificar a conscientização ambiental. Nesse contexto, a pesquisa apresentada tem uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, de forma aleatória e estratificada. Foram entrevistados 27 professores que atuam em quatro escolas, em turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Para a análise dos dados coletados foi utilizado o software Iramuteq, de domínio livre, a partir do qual os dados foram organizados em categorias, gerando quatro classes de análise. A caracterização sociodemográfica dos sujeitos da pesquisa foi elaborada a partir do perfil obtido nas informações da entrevista. Foi realizada análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas estudadas. As RS dos professores indicam a importância da EA para a mudança de percepção da comunidade escolar sobre a interação homem-ambiente, contribuindo positivamente para a conscientização dos atores da escola. Os agrupamentos dos discursos apontam que é necessário que a EA conste como parte do projeto político pedagógico da escola, a fim de que seja trabalhada como tema transversal. Os agrupamentos indicam, ainda, a importância da atuação da secretaria municipal de educação para a promoção de ações e de projetos que garantam a formação continuada ao professor e o aprofundamento de conhecimentos sobre a temática ambiental, saberes esses que possam repercutir positivamente na sua prática pedagógica.Abstract: The present work analyzes the Environmental Education (EA) and the Social Representations (RS) of teachers from the first years of Elementary School, in public schools of a municipality in the southwestern region of Bahia. It is considered that the environmental issues have great relevance for the formation of the citizen's conscience and for the understanding of the complexity and the interdependence of the man with the Environment. In addition, the school should be understood as an important space for information and formation of values. Based on these assumptions, the teaching work, in relation to EE, has become increasingly relevant, since the teacher is a mediator of the processes that must re-signify environmental awareness. In this context, the research presented is a qualitative, descriptive and exploratory approach. Data were collected through semi-structured interviews, in a randomized and stratified manner. We interviewed 27 teachers who work in four schools, in classes of 1st and 2nd year of elementary school. For the analysis of the collected data, Iramuteq software, of free domain, was used, from which the data were organized into categories, generating four classes of analysis. The sociodemographic characterization of the subjects of the research was elaborated from the profile obtained in the interview information. Documentary analysis of the Pedagogical Political Projects of the studied schools was carried out. The SR of the teachers indicate the importance of EE for the change of perception of the school community about the human-environment interaction, contributing positively to the awareness of the actors of the school. The clusters of the speeches point out that it is necessary for the EA to be part of the pedagogical political project of the school, so that it can be worked as a transversal theme. In addition, the clusters also indicate the importance of the municipal education department to promote actions and projects that ensure the continued education of the teacher and the deepening of knowledge about the environmental theme, knowledge that can have a positive impact on their pedagogical practice.Made available in DSpace on 2022-05-06T20:46:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Tereza Rocha Ramos.pdf: 3249730 bytes, checksum: 16ac9eae87429140e94f5b5b5ff7af13 (MD5) Previous issue date: 20181 recurso online (268 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Educação ambientalRepresentações sociaisEnsino fundamentalEducação ambiental : representações Sociais de professores do Ensino Fundamental em escolas municipais no sudoeste da Bahiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALMaria Tereza Rocha Ramos.pdfapplication/pdf3249730http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5665/1/Maria%20Tereza%20Rocha%20Ramos.pdf16ac9eae87429140e94f5b5b5ff7af13MD5120.500.11874/56652022-05-19 15:26:19.733oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5665Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:19Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação ambiental : representações Sociais de professores do Ensino Fundamental em escolas municipais no sudoeste da Bahia
title Educação ambiental : representações Sociais de professores do Ensino Fundamental em escolas municipais no sudoeste da Bahia
spellingShingle Educação ambiental : representações Sociais de professores do Ensino Fundamental em escolas municipais no sudoeste da Bahia
Ramos, Maria Tereza da Rocha
Educação ambiental
Representações sociais
Ensino fundamental
title_short Educação ambiental : representações Sociais de professores do Ensino Fundamental em escolas municipais no sudoeste da Bahia
title_full Educação ambiental : representações Sociais de professores do Ensino Fundamental em escolas municipais no sudoeste da Bahia
title_fullStr Educação ambiental : representações Sociais de professores do Ensino Fundamental em escolas municipais no sudoeste da Bahia
title_full_unstemmed Educação ambiental : representações Sociais de professores do Ensino Fundamental em escolas municipais no sudoeste da Bahia
title_sort Educação ambiental : representações Sociais de professores do Ensino Fundamental em escolas municipais no sudoeste da Bahia
author Ramos, Maria Tereza da Rocha
author_facet Ramos, Maria Tereza da Rocha
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Silva, Alcina Maria Testa Braz da
Bussolotti, Juliana Marcondes, 1960-
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Maria Tereza da Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ortiz Monteiro, Patricia, 1965-
contributor_str_mv Ortiz Monteiro, Patricia, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Representações sociais
Ensino fundamental
topic Educação ambiental
Representações sociais
Ensino fundamental
description Orientação: Profa. Dra. Patrícia Diana Edith Belfort de Souza e Camargo Ortiz Monteiro
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-06T20:46:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-06T20:46:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5665
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (268 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5665/1/Maria%20Tereza%20Rocha%20Ramos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 16ac9eae87429140e94f5b5b5ff7af13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844394633986048