Análise da linguagem verbo-audio-visual de duas propagandas infantis como proposta de leitura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ivanice Nogueira de Carvalho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/734
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Miriam Bauab Puzzo
id UNITAU_1a6171221b8da7d562b6e5e85429cefa
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/734
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Gonçalves, Ivanice Nogueira de CarvalhoPinto, Sonia Sueli BertiOliveira, Carlos Alberto deUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaPuzzo, Miriam Bauab2019-07-05T14:08:03Z2019-07-05T14:08:03Z2015http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/734Orientação: Profa. Dra. Miriam Bauab PuzzoDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Lingüística Aplicada, 2015.Resumo: As lacunas no ensino da leitura do gênero discursivo propaganda e a carência de habilidades das crianças na leitura desse gênero motivaram o desenvolvimento desta pesquisa. Esta pesquisa objetiva analisar a linguagem verbo-áudio-visual de duas propagandas de brinquedos, uma da boneca Barbie e seu salão de beleza, e a outra do boneco Max Steel e seus acessórios, ambos da empresa Mattel, mais especificamente sobre as habilidades de inferência necessárias aos alunos do Ensino Fundamental ao realizarem a leitura das linguagens verbal e não verbal dessas propagandas veiculadas na TV. Objetiva, ainda, propor uma sequência didática para o ensino nas escolas da leitura da linguagem verbo-áudio-visual das propagandas para tornar os alunos leitores mais perspicazes desse gênero discursivo. Este estudo está fundamentado na teoria dialógica da linguagem na perspectiva de Bakhtin e de seu Círculo, que entende a linguagem como prática social e que o discurso se organiza para atender às necessidades comunicativas pautado nas relações dialógicas. Os resultados mostraram que os professores podem contribuir para que as crianças sejam leitoras proficientes do gênero propaganda através de propostas de leitura com as linguagens envolvidas no gênero: verbal, visual e sonora. Além disso, a Linguística Aplicada pode contribuir com a proposta de leitura da linguagem verbo-áudio-visual das propagandas incentivando e desenvolvendo estudos com essas linguagens e propondo o trabalho de leitura através de sequência didática. A leitura proficiente deste gênero pode ser uma estratégia poderosa para minimizar os efeitos dos apelos consumistas das propagandas.Abstract: The gaps on the teaching of the discursive advertizing genre's reading and the lack of the children's ability on reading this genre motivated the development of this research. This research objectifies to analyze the verbal-audio-visual language of two toys advertizement, being one of them the Barbie doll and her hair salon, and another one the Max Steel toy with its accessories, both toys made by Mattel, more specifically about the abilities of needed inference to the students of the elementary school when performing a reading of the verbal and non verbal languages of those advertizements transmitted by TV. This research yet objectified, to propose a didacticism sequence to teach at the schools the reading of a verbal-audio-visual language of advertizement to make the reader's students more insightful on this discursive genre. This study is grounded in the dialogic theory of Bakhtin's perspective's language and his Circle. This theory understands the language as a social practice and so the speech gets organized to attend the communicative needs guided in the dialogic relations. The results showed that the teachers can contribute so that the children may become proficients readers of the publicity genre through reading proposals within the languages involved in the verbal, visual and sonorous' genre. Moreover, the Applied Linguistic can contribute with the reading proposal of the verbal-audio-visual language of the advertizements encouraging and developing studies with these languages and proposing the reading working through the didacticism sequence. The proficient reading of the genre can be a powerful strategy to minimize the consumer's appeals effect of the advertizement.Made available in DSpace on 2019-07-05T14:08:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ivanice Nogueira de Carvalho Goncalves_seg.pdf: 6558018 bytes, checksum: 0fdd4b8c937c3b88135915b9399cb25f (MD5) Previous issue date: 2015Mestrado71 f. : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADALinguagem verbo-visualGênero discursivoPropagandaSequência didáticaAnálise da linguagem verbo-audio-visual de duas propagandas infantis como proposta de leitura.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALIvanice Nogueira de Carvalho Goncalves_seg.pdfapplication/pdf6558018http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/734/1/Ivanice%20Nogueira%20de%20Carvalho%20Goncalves_seg.pdf0fdd4b8c937c3b88135915b9399cb25fMD5120.500.11874/7342019-09-10 17:31:04.654oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/734Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:31:04Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da linguagem verbo-audio-visual de duas propagandas infantis como proposta de leitura.
title Análise da linguagem verbo-audio-visual de duas propagandas infantis como proposta de leitura.
spellingShingle Análise da linguagem verbo-audio-visual de duas propagandas infantis como proposta de leitura.
Gonçalves, Ivanice Nogueira de Carvalho
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Linguagem verbo-visual
Gênero discursivo
Propaganda
Sequência didática
title_short Análise da linguagem verbo-audio-visual de duas propagandas infantis como proposta de leitura.
title_full Análise da linguagem verbo-audio-visual de duas propagandas infantis como proposta de leitura.
title_fullStr Análise da linguagem verbo-audio-visual de duas propagandas infantis como proposta de leitura.
title_full_unstemmed Análise da linguagem verbo-audio-visual de duas propagandas infantis como proposta de leitura.
title_sort Análise da linguagem verbo-audio-visual de duas propagandas infantis como proposta de leitura.
author Gonçalves, Ivanice Nogueira de Carvalho
author_facet Gonçalves, Ivanice Nogueira de Carvalho
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Pinto, Sonia Sueli Berti
Oliveira, Carlos Alberto de
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ivanice Nogueira de Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Puzzo, Miriam Bauab
contributor_str_mv Puzzo, Miriam Bauab
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Linguagem verbo-visual
Gênero discursivo
Propaganda
Sequência didática
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem verbo-visual
Gênero discursivo
Propaganda
Sequência didática
description Orientação: Profa. Dra. Miriam Bauab Puzzo
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-05T14:08:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-05T14:08:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/734
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 71 f. : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/734/1/Ivanice%20Nogueira%20de%20Carvalho%20Goncalves_seg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0fdd4b8c937c3b88135915b9399cb25f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263149966557184