A atenção à saúde do escolar nas trajetórias de professores do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Luciana Siqueira Machado de, 1964-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5638
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá.
id UNITAU_1b1690f212b4d5db3f8bbbeceec70484
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5638
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Melo, Luciana Siqueira Machado de, 1964-Souza, Mariana Aranha de, 1980-Baptista, Ivany Machado de CarvalhoUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoÁvila, Maria Auxiliadora, 1952-2022-05-05T21:03:48Z2022-05-05T21:03:48Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5638Orientação: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá.Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017.Resumo: Este estudo teve o objetivo de compreender a experiência dos professores do Ensino Médioem relação às situações de atenção à saúde do escolar, vivenciadas nas suas trajetórias profissionais. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual de um município do Vale do Paraíba Paulista, fundada em 1938 e que atualmente possui vinte e seis (26) salas, setenta (70) professores e oitocentos e setenta e seis (876) alunos. Dentre os setenta (70) professores que lecionavam na escola foram entrevistados doze (12), sendo que quatro (04) estavam em início de carreira (menos de 10 anos na profissão), cinco (05) em período intermediário (de 10 a 20 anos) e três (03) em final de carreira (mais de 20 anos). A pesquisa, de natureza qualitativa, foi orientada pelo método biográfico-narrativo e realizada por meio de duas (02) entrevistas em profundidade. As narrativas coletadas na primeira entrevista foram transcritas e organizadas em biogramas, em sua primeira versão, os quais orientaram a realização da segunda entrevista, organizada especificamente para cada entrevistado e que gerou a segunda versão desse instrumento. Essa organização integrou a análise dos dados, finalizada mediante a sobreposição da segunda versão dos biogramas, que permitiu identificar e compreender os momentos comuns, marcados pelos incidentes críticos relativos às situações de atenção à saúde do escolar. Os resultados mostraram semelhanças entre os três grupos pesquisados. Os professores iniciantes relataram as mesmas dificuldades que os professores do grupo intermediário e os de final de carreira. Os relatos evidenciaram as dificuldades enfrentadas pelos professores para a atenção à saúde do escolar, em especial as lacunas na formação inicial e continuada. Os entrevistados focalizaram os acontecimentos em saúde nas situações de urgência e emergência. Os professores de Biologia foram considerados aqueles que teriam melhor formação para tratar das questões da saúde do escolar. Os relatos evidenciaram, ainda, a necessidade de discutir a temática e a demanda pela presença de profissionais de saúde na escola, cujo conhecimento e atuação possibilitariam o apoio à equipe escolar na atenção à saúde.Abstract: This study aimed to understand the experience of high school teachers regarding school healthcare situations experienced in their professional trajectories. The research was carried out in a state school in a municipality of Vale do Paraíba Paulista, founded in 1938 and currently has twenty-six (26) rooms, seventy (70) teachers and eight hundred seventy-six (876) students. Among the seventy (70) teachers who taught at school, twelve (12) were interviewed, four (04) of whom were in their early stages (less than 10 years in the profession), five (05) in the intermediate period (10 to 20 years) and three (03) at the end of the career (more than 20 years). The research, of a qualitative nature, was guided by the biographical-narrative method and carried out through two (02) in-depth interviews. The narratives collected in the first interview were transcribed and organized into biograms, in their first version, which leaded the second interview, organized specifically for each interviewee and generated the second version of this instrument. This organization integrated the analysis of the data, finalized by means of the superposition of the second version of the biograms, that allowed to identify and understand the common moments, marked by the critical incidents related to the healthcare situations of the scholar enviroment. The results showed similarities between the three groups. Beginning teachers reported the same difficulties as teachers in the intermediate and final grade groups. The reports ensured the difficulties faced by the teachers for the healthcare of the school, especially the gaps in initial and continuing education. The interviewees focused on health events in urgency and emergency situations. The Biology teachers were considered the ones who would have had better training to deal with school health issues. The reports also highlighted the need to discuss the theme and the demand for the presence of health professionals in schools, whose knowledge and performance would enable the support of the school staff in healthcare.Made available in DSpace on 2022-05-05T21:03:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciana Siqueira Machado de Melo.pdf: 1414231 bytes, checksum: 951dc20207081d342a40f58ff389ab6a (MD5) Previous issue date: 20171 recurso online ( 133 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Saúde - EducaçãoEnsino médioDesenvolvimento profissionalBiogramaA atenção à saúde do escolar nas trajetórias de professores do Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALLuciana Siqueira Machado de Melo.pdfapplication/pdf1414231http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5638/1/Luciana%20Siqueira%20Machado%20de%20Melo.pdf951dc20207081d342a40f58ff389ab6aMD5120.500.11874/56382022-05-19 15:26:18.843oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5638Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:18Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A atenção à saúde do escolar nas trajetórias de professores do Ensino Médio
title A atenção à saúde do escolar nas trajetórias de professores do Ensino Médio
spellingShingle A atenção à saúde do escolar nas trajetórias de professores do Ensino Médio
Melo, Luciana Siqueira Machado de, 1964-
Saúde - Educação
Ensino médio
Desenvolvimento profissional
Biograma
title_short A atenção à saúde do escolar nas trajetórias de professores do Ensino Médio
title_full A atenção à saúde do escolar nas trajetórias de professores do Ensino Médio
title_fullStr A atenção à saúde do escolar nas trajetórias de professores do Ensino Médio
title_full_unstemmed A atenção à saúde do escolar nas trajetórias de professores do Ensino Médio
title_sort A atenção à saúde do escolar nas trajetórias de professores do Ensino Médio
author Melo, Luciana Siqueira Machado de, 1964-
author_facet Melo, Luciana Siqueira Machado de, 1964-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Souza, Mariana Aranha de, 1980-
Baptista, Ivany Machado de Carvalho
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Luciana Siqueira Machado de, 1964-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ávila, Maria Auxiliadora, 1952-
contributor_str_mv Ávila, Maria Auxiliadora, 1952-
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde - Educação
Ensino médio
Desenvolvimento profissional
Biograma
topic Saúde - Educação
Ensino médio
Desenvolvimento profissional
Biograma
description Orientação: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-05T21:03:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-05T21:03:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5638
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online ( 133 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5638/1/Luciana%20Siqueira%20Machado%20de%20Melo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 951dc20207081d342a40f58ff389ab6a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844394021617664