A dimensão dialógica do discurso de capas da Veja nas aulas de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Flavio Ferreira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/949
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Eliana Vianna Brito Kozma
id UNITAU_26a4a7b3ee5af74cb040e0e299a9fc0c
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/949
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Moraes, Flavio Ferreira dePrados, Rosália Maria NettoLopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia)Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaKozma, Eliana Vianna Brito2019-08-06T18:07:55Z2019-08-06T18:07:55Z2018http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/949Orientação: Profa. Dra. Eliana Vianna Brito KozmaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2016.Resumo: Esta dissertação apresenta como tema a leitura de capas de revista em uma abordagem discursivo-dialógica. Mais especificamente, este trabalho consiste numa proposta de leitura considerando os aspectos dialógicos de capas atuais da revista Veja. O problema que motivou este estudo consiste na dificuldade ainda encontrada por professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio, de explorar materiais que colaborem para um ensino dentro da proposta discursiva em sua totalidade, que abordem os aspectos visuais e a materialidade linguística. O objetivo geral desta pesquisa consiste em fornecer subsídios para que professores, por meio de capas da revista Veja, possam contemplar os aspectos dialógicos nelas presentes, os quais podem remeter às quatro áreas do conhecimento do ensino Médio. No âmbito mais específico, o objetivo é apresentar uma proposta de leitura que compreenda as matrizes de referências que constam dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, e das Orientações Curriculares para o Ensino Médio. No que se refere aos pressupostos teóricos, apoiamo-nos nas concepções bakhtinianas acerca da linguagem e dos gêneros discursivos, bem como na abordagem sociocognitiva e interativa de leitura. Para realizar este trabalho, utilizamos um corpus composto por seis capas da revista Veja, sendo três do final do ano de 2016 e três do início do ano de 2017. Elaboramos uma sequência de passos a serem seguidos durante o processo de leitura das capas, a fim de evidenciar seu caráter dialógico. Os resultados mostraram que, no ensino de leitura que contemple os aspectos-discursivo-dialógicos das capas da revista Veja, os professores podem explorar todo o conhecimento prévio do aluno e levá-lo a uma análise mais aprofundada de cada enunciado. Assim, pode-se concluir que o ensino de leitura deve compreender muito mais do que a materialidade linguística, o processo de construção e apropriação do sentido exige a compreensão do enunciado como um todo, analisado em seus aspectos verbais e visuais. Sendo as capas da Veja um gênero discursivo, o sentido não é único nem acabado, ele será ressignificado cada vez que um interlocutor dialogar com ele. Cabe ao professor de leitura, nas aulas de Língua Portuguesa, direcionar a atenção do aluno para todos os aspectos composicionais do gênero que dialogam com outros discursos sobre os quais as capas se fundamentam para serem construídas.Abstract: This dissertation presents as a theme the reading of magazine covers in a discursive-dialogical approach. More specifically, this work consists of a reading proposal considering the dialogical aspects of current covers of Veja magazine. The problem that motivated this study is the difficulty still encountered by teachers of Portuguese Language of High School, to explore materials that collaborate for a teaching within the discursive proposal in its totality, that address the visual aspects and linguistic materiality. The general objective of this research is to provide subsidies so that teachers, through covers of Veja magazine, can contemplate the dialogical aspects present in them, which can refer to the four areas of knowledge of High School. In the more specific context, to present a reading proposal that includes the reference matrices that appear in the National Curricular Parameters of High School, and the Curricular Guidelines for High School. With regard to theoretical presuppositions, we rely on Bakhtin's conceptions of language and discursive genres. We are still leaning on the sociocognitive and interactive approach to reading. To perform this work we used a corpus composed of six covers of Veja magazine, three of them from the end of 2016 and three from the beginning of 2017. We elaborated a sequence of steps to follow during the process of reading the covers, in order to evidence of its dialogical character. The results showed that in reading teaching that contemplate the discursive-dialogical aspects of the Veja magazine covers, teachers can explore all the previous knowledge of the student and take it to a more in-depth analysis of each statement. Thus, it can be concluded that reading teaching must comprise much more than linguistic materiality, the process of construction and appropriation of meaning requires the comprehension of the utterance as a whole, analyzed in its verbal and visual aspects. Since the covers of Veja are a discursive genre, the meaning is neither single nor finished, it will be signified each time an interlocutor dialogues with him. It is up to the reading teacher, in Portuguese Language classes, to direct the attention of the student to all the compositional aspects of the genre that dialogue with other discourses on which the covers are based to be constructed.Made available in DSpace on 2019-08-06T18:07:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Flavio Ferreira de Moraes.pdf: 2061839 bytes, checksum: 12fa4647be0de85d95a0e370aa74930e (MD5) Previous issue date: 201875 f. : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGênero discursivoDialogismoLeituraLinguagem verbo-visualRevista VejaA dimensão dialógica do discurso de capas da Veja nas aulas de leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALFlavio Ferreira de Moraes.pdfapplication/pdf2061839http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/949/1/Flavio%20Ferreira%20de%20Moraes.pdf12fa4647be0de85d95a0e370aa74930eMD5120.500.11874/9492019-09-10 17:31:06.24oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/949Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:31:06Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dimensão dialógica do discurso de capas da Veja nas aulas de leitura
title A dimensão dialógica do discurso de capas da Veja nas aulas de leitura
spellingShingle A dimensão dialógica do discurso de capas da Veja nas aulas de leitura
Moraes, Flavio Ferreira de
Gênero discursivo
Dialogismo
Leitura
Linguagem verbo-visual
Revista Veja
title_short A dimensão dialógica do discurso de capas da Veja nas aulas de leitura
title_full A dimensão dialógica do discurso de capas da Veja nas aulas de leitura
title_fullStr A dimensão dialógica do discurso de capas da Veja nas aulas de leitura
title_full_unstemmed A dimensão dialógica do discurso de capas da Veja nas aulas de leitura
title_sort A dimensão dialógica do discurso de capas da Veja nas aulas de leitura
author Moraes, Flavio Ferreira de
author_facet Moraes, Flavio Ferreira de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Prados, Rosália Maria Netto
Lopes-Rossi, Maria A. G. (Aparecida Garcia)
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Flavio Ferreira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kozma, Eliana Vianna Brito
contributor_str_mv Kozma, Eliana Vianna Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero discursivo
Dialogismo
Leitura
Linguagem verbo-visual
Revista Veja
topic Gênero discursivo
Dialogismo
Leitura
Linguagem verbo-visual
Revista Veja
description Orientação: Profa. Dra. Eliana Vianna Brito Kozma
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-06T18:07:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-06T18:07:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/949
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 75 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/949/1/Flavio%20Ferreira%20de%20Moraes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 12fa4647be0de85d95a0e370aa74930e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263150176272384