Síndrome de Burnout e rendimento acadêmico em estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mori, Mariana Ono
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Valente, Tânia Cristina O., Nascimento, Luiz Fernando Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1557
Resumo: Este estudo objetivou investigar a associação entre a Síndrome de Burnout e o desempenho acadêmico de estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em Medicina. O comprometimento emocional dos alunos variou conforme a série, com diferenças significativas para os componentes da síndrome entre alunos com notas acima e abaixo da média, sendo o primeiro ano o mais afetado. Isto indica que, no curso estudado, a implantação da reforma curricular não foi um fator de proteção para a Síndrome de Burnout. Constatou-se também associação entre a síndrome e o rendimento acadêmico dos estudantes em disciplinas da primeira e da segunda série. São necessários estudos longitudinais sobre o assunto para confirmar as tendências encontradas e esclarecer a interferência de fatores que não puderam ser abordados neste estudo, considerado preliminar.
id UNITAU_2ba77d399677eb47df6945f1c75b3044
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1557
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Mori, Mariana OnoValente, Tânia Cristina O.Nascimento, Luiz Fernando Costa2019-09-11T20:58:43Z2019-09-11T20:58:43Z201236453654010.1590/S0100-550220120006000131981-5271http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1557SCIELO:S0100-55022012000600013Este estudo objetivou investigar a associação entre a Síndrome de Burnout e o desempenho acadêmico de estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em Medicina. O comprometimento emocional dos alunos variou conforme a série, com diferenças significativas para os componentes da síndrome entre alunos com notas acima e abaixo da média, sendo o primeiro ano o mais afetado. Isto indica que, no curso estudado, a implantação da reforma curricular não foi um fator de proteção para a Síndrome de Burnout. Constatou-se também associação entre a síndrome e o rendimento acadêmico dos estudantes em disciplinas da primeira e da segunda série. São necessários estudos longitudinais sobre o assunto para confirmar as tendências encontradas e esclarecer a interferência de fatores que não puderam ser abordados neste estudo, considerado preliminar.The aim of this study was to to investigate the association between burnout syndrome and the academic performance of first and second year undergraduate medical students. The emotional commitment of the students varied according to which year or semester they were in, with significant differences for components of the syndrome among students with grades above and below the average, particularly for first year students. This indicates that in the course investigated the implementation of curricular reform has not added protection against burnout syndrome. An association was also found between the syndrome and the academic performance of first year students. Longitudinal studies into this subject are required in order to confirm the trends found and shed light on the interference of factors which could not be addressed in this preliminary study.Made available in DSpace on 2019-09-11T20:58:43Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012[Valente, Tânia Cristina O.] Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, BrazilMori, Mariana Ono; Nascimento, Luiz Fernando C.] Universidade de Taubaté, BrazilAssociação Brasileira de Educação MédicaBrasilRevista Brasileira de Educação Médicahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScieloreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUProfessional BurnoutMedical StudentsMedical EducationEsgotamento ProfissionalEstudantes de MedicinaEducação MédicaHealth Care Sciences & ServicesHealth Care Sciences & ServicesSíndrome de Burnout e rendimento acadêmico em estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em medicinaBurnout syndrome and academic performance of first- and second-year medical studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporORIGINALSCIELO S0100-55022012000600013.pdfSCIELO S0100-55022012000600013.pdfapplication/pdf494688http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1557/1/SCIELO%20S0100-55022012000600013.pdf751ea9b9ebd006fddb05688182f5f453MD5120.500.11874/15572020-08-19 14:49:09.596oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1557Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2020-08-19T17:49:09Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.en.fl_str_mv Síndrome de Burnout e rendimento acadêmico em estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em medicina
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Burnout syndrome and academic performance of first- and second-year medical students
title Síndrome de Burnout e rendimento acadêmico em estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em medicina
spellingShingle Síndrome de Burnout e rendimento acadêmico em estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em medicina
Mori, Mariana Ono
Professional Burnout
Medical Students
Medical Education
Esgotamento Profissional
Estudantes de Medicina
Educação Médica
Health Care Sciences & Services
Health Care Sciences & Services
title_short Síndrome de Burnout e rendimento acadêmico em estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em medicina
title_full Síndrome de Burnout e rendimento acadêmico em estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em medicina
title_fullStr Síndrome de Burnout e rendimento acadêmico em estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em medicina
title_full_unstemmed Síndrome de Burnout e rendimento acadêmico em estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em medicina
title_sort Síndrome de Burnout e rendimento acadêmico em estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em medicina
author Mori, Mariana Ono
author_facet Mori, Mariana Ono
Valente, Tânia Cristina O.
Nascimento, Luiz Fernando Costa
author_role author
author2 Valente, Tânia Cristina O.
Nascimento, Luiz Fernando Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mori, Mariana Ono
Valente, Tânia Cristina O.
Nascimento, Luiz Fernando Costa
dc.subject.other.en.fl_str_mv Professional Burnout
Medical Students
Medical Education
topic Professional Burnout
Medical Students
Medical Education
Esgotamento Profissional
Estudantes de Medicina
Educação Médica
Health Care Sciences & Services
Health Care Sciences & Services
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Esgotamento Profissional
Estudantes de Medicina
Educação Médica
dc.subject.researcharea.en.fl_str_mv Health Care Sciences & Services
dc.subject.scieloarea.en.fl_str_mv Health Care Sciences & Services
description Este estudo objetivou investigar a associação entre a Síndrome de Burnout e o desempenho acadêmico de estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em Medicina. O comprometimento emocional dos alunos variou conforme a série, com diferenças significativas para os componentes da síndrome entre alunos com notas acima e abaixo da média, sendo o primeiro ano o mais afetado. Isto indica que, no curso estudado, a implantação da reforma curricular não foi um fator de proteção para a Síndrome de Burnout. Constatou-se também associação entre a síndrome e o rendimento acadêmico dos estudantes em disciplinas da primeira e da segunda série. São necessários estudos longitudinais sobre o assunto para confirmar as tendências encontradas e esclarecer a interferência de fatores que não puderam ser abordados neste estudo, considerado preliminar.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-11T20:58:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-11T20:58:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1557
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022012000600013
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1981-5271
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv SCIELO:S0100-55022012000600013
identifier_str_mv 10.1590/S0100-55022012000600013
1981-5271
SCIELO:S0100-55022012000600013
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Scielo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1557/1/SCIELO%20S0100-55022012000600013.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 751ea9b9ebd006fddb05688182f5f453
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844389030395904