Letramento literário : caminhos e desafios para a formação de pais leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melli, Glaucia Cristina Scarpel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/831
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda
id UNITAU_2d9d81bafbad9379c988f4a496a409d8
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/831
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Melli, Glaucia Cristina ScarpelKozma, Eliana Vianna BritoCosta, Vera Maria Almeida Rodrigues daUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira2019-07-30T16:59:49Z2019-07-30T16:59:49Z2012http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/831Orientação: Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira RendaDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2012Resumo: Esta dissertação teve o objetivo geral de contribuir para o processo de letramento literário de pais de alunos da educação infantil, motivando-os a ler para seus filhos, sobretudo ensinando-os como fazê-lo. Diante disso, além de garantir aos pais o acesso a livros de literatura infantil de qualidade, a pesquisa teve o propósito de estabelecer uma comunidade de leitores, oportunizando aprendizagens e o desenvolvimento de capacidades interpretativas que lhes permitissem construir sentidos nas obras lidas. A escolha do letramento literário se deve à relevância que a literatura tem para a formação integral das pessoas. Além do mais, foi possível constatar muitos trabalhos que incentivam a leitura e poucos que ensinam como se deve ler e falar com as crianças sobre os livros lidos, e ainda com foco apenas na formação dos professores, desconsiderando que as práticas interacionais orais, vivenciadas na família, configuram o processo de letramento das crianças. Somam-se a isso as constantes queixas das professoras sobre a falta de acompanhamento da família ao projeto de leitura em casa, promovido pela escola. Autores como Vygotsky e Bakhtin constituíram as bases teóricas para o desenvolvimento desta pesquisa por darem um papel central à linguagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e contou com uma sequência de atividades, realizadas com um grupo de vinte e cinco pais ou responsáveis de alunos de uma Escola Municipal de Educação Infantil de uma cidade do Vale do Paraíba. Com base em situações de interação, foi possível conhecer como se dão os eventos de letramento proporcionados pelos pais, como no caso da leitura em casa, a partir do questionamento da sua leitura em termos quantitativos e qualitativos, constatando sua pouca familiaridade com os livros e uma concepção utilitária da leitura, voltada muito mais para a decodificação e para o cumprimento de uma obrigação escolar. A partir de experiências vivenciadas nos doze encontros realizados, mediados pela pesquisadora, em contato com livros da literatura infantil, com a linguagem verbal e a não-verbal, e situações interacionais em que estavam presentes outras concepções de leitura, além da decodificação, os pais ampliaram seu olhar e ressignificaram suas ações. Assim, desenvolveram sua capacidade interpretativa, notaram que a leitura podia mobilizar sua atenção, abrir-lhes novos horizontes com o despertar de novos sentidos, e lhes dar prazer, passando a ler mais e melhor para os filhos. O estudo permitiu concluir também que as características das práticas de letramento dos pais dependem do contexto, na maioria das vezes, negado pela escola.Abstract: The main objective of this dissertation is to contribute to the literary literacy of parents of primary school students, motivating them to read to their children and especially to teach them how to do it. Besides providing the parents with access to good quality children's literature books, this research aimed at establishing a readers' community, promoting learning and the development of interpretat ive capacities that allowed them to build meanings. The choice for literary literacy is due to the relevance Literature has in people's whole formation. Furthermore, it was possible to notice that there are many researches which motivate reading, but jus t a few teach how to do it and to speak with children abo ut the books they read and these few focus on teacher's education, not taking into account the ways in which family 's oral participation can contribute to children's literacy process. We also notice d teachers' constant complaints about the lack of family 's follow - up of reading projects promoted by the school. Authors such as Vygotsky and Bakthin are the theoretical bases for this research due to the central role they both give to language. The method ology applied was action - research and it also included a sequence of activities performed with a group of twenty - five parents or legal tutors of students of a municipal Primary School in Vale do Paraíba. Based on the interaction situations, it was possible to know how the literacy events promoted by parents take place, as in the case of reading at home. By using a qualitative and quantitative questionnaire about reading, we could observe little familiarity with books and a utilitarian conception of reading, focusing on decodification and the fulfillment of a school task. Starting with the experiences we had in the twelve meetings organized and held by the researcher, the parents had their view of reading widened due to the contact with children's book s , with the verbal and no n verbal language, and interactional situations which put them in contact with other reading conceptions, besides decodification. This gave them a new meaning to their actions. Thus, they could develop their interpretative capacity and rea lized that reading could mobilize their attention, open new horizons by awakening new meanings, giving them pleasure, making them read more and better to their children. This study also showed us that parent al practical literacy practices depend on the con text, most of the time denied by schools.Made available in DSpace on 2019-07-30T16:59:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Glaucia Cristina Scarpel Melli.pdf: 1679715 bytes, checksum: b738d323f43d1c8b17d3c6ebba35fa0e (MD5) Previous issue date: 2012Mestrado163 f. : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADALinguagemLeituraLetramento literárioLiteratura infantojuvenilFormação de paisLetramento literário : caminhos e desafios para a formação de pais leitoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALGlaucia Cristina Scarpel Melli.pdfapplication/pdf1679715http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/831/1/Glaucia%20Cristina%20Scarpel%20Melli.pdfb738d323f43d1c8b17d3c6ebba35fa0eMD5120.500.11874/8312019-09-10 17:31:10.611oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/831Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:31:10Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letramento literário : caminhos e desafios para a formação de pais leitores
title Letramento literário : caminhos e desafios para a formação de pais leitores
spellingShingle Letramento literário : caminhos e desafios para a formação de pais leitores
Melli, Glaucia Cristina Scarpel
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Linguagem
Leitura
Letramento literário
Literatura infantojuvenil
Formação de pais
title_short Letramento literário : caminhos e desafios para a formação de pais leitores
title_full Letramento literário : caminhos e desafios para a formação de pais leitores
title_fullStr Letramento literário : caminhos e desafios para a formação de pais leitores
title_full_unstemmed Letramento literário : caminhos e desafios para a formação de pais leitores
title_sort Letramento literário : caminhos e desafios para a formação de pais leitores
author Melli, Glaucia Cristina Scarpel
author_facet Melli, Glaucia Cristina Scarpel
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Kozma, Eliana Vianna Brito
Costa, Vera Maria Almeida Rodrigues da
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Melli, Glaucia Cristina Scarpel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira
contributor_str_mv Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Linguagem
Leitura
Letramento literário
Literatura infantojuvenil
Formação de pais
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Leitura
Letramento literário
Literatura infantojuvenil
Formação de pais
description Orientação: Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-30T16:59:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-30T16:59:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/831
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 163 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/831/1/Glaucia%20Cristina%20Scarpel%20Melli.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b738d323f43d1c8b17d3c6ebba35fa0e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844385363525632