Which patients does the neurologist assist? Basis for a curriculum in neurology
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Data de Publicação: | 1996 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/2930 |
Resumo: | OBJETIVO: Apresentar os diagnósticos mais freqüentes em pacientes encaminhados a neurologistas e discutir a importância destes achados para a definição de um currículo em neurologia. EMBASAMENTO: O desenvolvimento de subespecialidades em neurologia tem interferido na definição do que deveria ser ensinado no treinamento de um médico ou de um neurologista. O conhecimento de quais são as doenças neurológicas mais comuns pode contribuir para a construção deste currículo. MÉTODO: Os diagnósticos iniciais de 1815 pacientes encaminhados a um ambulatório de neurologia, num hospital público universitário em São Paulo, Brasil, são analisados. RESULTADOS:Os diagnósticos mais comuns, em ordem decrescente de frequência, foram: cefaléia, epilepsia, transtornos mentais, doença encéfalo-vascular, traumatismo craniencefálico, polineuropatia, síndrome vestibular, paraparesia crural espástica, síndrome extrapiramidal, síndrome demencial, hipertensão intracraniana e paralisia facial. CONCLUSÕES: A importância das subespecialidades no currículo deve ser relacionada à frequência da doença neurológica na comunidade. |
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