Escrita e marginalidade : o (des)velamento do discurso de alunos do nível de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Luzia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3329
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Elzira Yoko Uyeno
id UNITAU_2e1305be75465b765f648a228ecdce52
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3329
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Alves, LuziaNascimento, Celina Aparecida Garcia de SouzaCavallari, Juliana SantanaSathler, Conrado NevesBertoldo, Ernesto SérgioUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaUyeno, Elzira Yoko2023-11-22T14:59:00Z2023-11-22T14:59:00Z2010http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3329Orientação: Profa. Dra. Elzira Yoko UyenoDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2010.Resumo: O discurso desabonador subjacente às condições mediatas de produção permite refletir se a violência e a indisciplina podem se constituir como marca desta geração escolar, que parece demonstrar falta de perspectiva, o que leva a se pensar numa transformação do laço social, fruto da ordem do discurso e do momento sócio histórico e ideológico. Reflexões decorrentes dessas inquietações, enunciadas por professores, desencadearam esta pesquisa, cujo objetivo é analisar as representações que alunos de nível de Ensino Médio fazem sobre pobreza, marginalidade, sobre seus colegas e sobre si.A hipótese desse estudo é que os alunos detêm uma representação que difere da representação dos professores. Inserido nesse momento sócio histórico, este estudo se dedica à análise de discurso de alunos de nível de Ensino Médio, de uma escola de rede pública da periferia da cidade de São José dos Campos, no que diz respeito à marginalização. O corpus de pesquisa se constitui de textos dissertativos produzidos por alunos da 2ª série do Ensino Médio sobre o que pensam da pobreza e marginalidade. Teórica e metodologicamente, a pesquisa está ancorada na Análise de Discurso de linha francesa, adotando como principais autores Pêcheux (1975), Authier-Revuz (2004), Orlandi (1999), conceitos da Psicanálise, em Lacan (1966/1996), Lesourd (2004), Miller (1997) e conceito da filosofia de Foucault (1969/1995a) e Agamben (2002), e da sociologia de Becker (1963/2008). Resultados revelaram um discurso heterogêneo, afetado, por um lado, pela memória discursiva, segundo a qual se associa pobreza à marginalidade, (con)fundindo exclusão social com criminalidade, especificamente com envolvimento e uso de entorpecentes e; por outro lado, quando se refere a colegas/amigos, o discurso dos alunos produz um efeito de sentido de marginalidade, que não é o da transgressão. O discurso apresenta, ainda, marcas discursivas condizentes ao que se podem caracterizar como constitutivas de sujeitos do desejo, marcas do Nome-do-Pai.Abstract: The speech derogatory underlying conditions mediate production to reflect the violence and indiscipline can be constituted as a mark of this school generation, which suggests a lack of perspective, which leads us to think of a transformation of the social bond, the result of the order of discourse and moment of historical and ideological partner. Reflections from these concerns, described by teachers, launched this research, aiming to examine the representations that students at the school do about poverty, marginalization on his colleagues and of themselves. The hypothesis of this study is that students have a representation that differs from the representation of teachers. Uploaded social history at that time, this study focuses on discourse analysis of students at high school, a public school in the outskirts of São José dos Campos, in relation to marginalization. The body of research is composed of argumentative text produced by students from 2nd grade of high school about what they think of poverty and marginalization. Theoretically and methodologically, the research is anchored in Discourse Analysis of the French line, having as main authors Pêcheux (1975), Authier-Revuz (2004), Orlandi (1999), concepts of psychoanalysis, Lacan's (1966/1996), Lesourd (2004), Miller (1997) and concept of the philosophy of Foucault (1969/1995a) and Agamben (2002), and the sociology of Becker (1963/2008). Results of corpus analysis revealed a heterogeneous discourse, affected on the one hand, the discoursive memory, that poverty is associated which marginality, (with) merging social exclusion with crime, specifically with the involvement and use drugs and on the other hand when referring to colleagues/friends, the students' discourse produces an effect of sense of marginality, which is not the transgression. The speech also presents discoursive marks consistent to what can be characterized as constituting the subject of desire, marks the Name of the Father.Made available in DSpace on 2023-11-22T14:59:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUZIA ALVES.pdf: 767460 bytes, checksum: d380420d563ce5744924670249b39f56 (MD5) Previous issue date: 20101 recurso online (122 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfALVES, Luzia. Escrita e Marginalidade: o (des)velamento do discurso de alunos de nível de Ensino Médio. 119f.Dissertação -Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade de Taubaté -, Taubaté, 2010.Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Domínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUAnálise do discursoEscritaPobrezaMarginalidadeEnsino médioEscrita e marginalidade : o (des)velamento do discurso de alunos do nível de ensino médioThe (un)veiling of the speech of students at high school.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALLUZIA ALVES.pdfapplication/pdf767460http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3329/1/LUZIA%20ALVES.pdfd380420d563ce5744924670249b39f56MD5120.500.11874/33292023-11-22 12:59:00.988oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3329Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-11-22T14:59Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escrita e marginalidade : o (des)velamento do discurso de alunos do nível de ensino médio
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The (un)veiling of the speech of students at high school.
title Escrita e marginalidade : o (des)velamento do discurso de alunos do nível de ensino médio
spellingShingle Escrita e marginalidade : o (des)velamento do discurso de alunos do nível de ensino médio
Alves, Luzia
Análise do discurso
Escrita
Pobreza
Marginalidade
Ensino médio
title_short Escrita e marginalidade : o (des)velamento do discurso de alunos do nível de ensino médio
title_full Escrita e marginalidade : o (des)velamento do discurso de alunos do nível de ensino médio
title_fullStr Escrita e marginalidade : o (des)velamento do discurso de alunos do nível de ensino médio
title_full_unstemmed Escrita e marginalidade : o (des)velamento do discurso de alunos do nível de ensino médio
title_sort Escrita e marginalidade : o (des)velamento do discurso de alunos do nível de ensino médio
author Alves, Luzia
author_facet Alves, Luzia
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Nascimento, Celina Aparecida Garcia de Souza
Cavallari, Juliana Santana
Sathler, Conrado Neves
Bertoldo, Ernesto Sérgio
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Luzia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Uyeno, Elzira Yoko
contributor_str_mv Uyeno, Elzira Yoko
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Escrita
Pobreza
Marginalidade
Ensino médio
topic Análise do discurso
Escrita
Pobreza
Marginalidade
Ensino médio
description Orientação: Profa. Dra. Elzira Yoko Uyeno
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-22T14:59:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-22T14:59:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3329
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.isreferencedby.pt_BR.fl_str_mv ALVES, Luzia. Escrita e Marginalidade: o (des)velamento do discurso de alunos de nível de Ensino Médio. 119f.Dissertação -Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade de Taubaté -, Taubaté, 2010.
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (122 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3329/1/LUZIA%20ALVES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d380420d563ce5744924670249b39f56
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844396884230144