Critérios de escolha de unidades didáticas para o ensino de inglês no ensino fundamental em discussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Anna Renata da Silva Marcondes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1320
Resumo: Orientação: Profª Drª Tânia Regina de Souza Romero
id UNITAU_312904feb0abd1c0163abf05b574440f
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1320
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Nascimento, Anna Renata da Silva MarcondesUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaRomero, Tania Regina de Souza2019-09-09T19:49:26Z2019-09-09T19:49:26Z2007http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1320Orientação: Profª Drª Tânia Regina de Souza RomeroDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2007.Resumo: O foco desta pesquisa, inserido no projeto de auto-avaliação de professor de línguas, na linha de pesquisa de formação de professores da UNITAU, é a análise de meus critérios para a seleção de unidades didáticas em livros didáticos de inglês para aulas do ensino fundamental na rede estadual de ensino. Considero que a análise destes critérios me dará condições para analisar uma ação relevante de minha própria prática pedagógica, também comum a vários colegas de meu contexto. Apóio-me nos PCN-LE (1998) para analisar os meus critérios de seleção, pois é função destes documentos orientar o ensino nas escolas públicas estaduais. Além dos PCN-LE (1998), levo em conta os critérios de análise de outros autores, como Leffa (2003), Dolz & Schneuwly (2004) e Ramos (2006). O objetivo principal é averiguar se meus critérios de escolha estão de acordo com os PCN-LE (1998), que, por sua vez, sugerem um trabalho voltado à construção da base para o engajamento discursivo como meio para o desenvolvimento do senso crítico. Baseio-me principalmente emSilva (2000) e Moita Lopes (2003) para fundamentar as minhas discussões concernentes ao enfoque crítico. Metodologicamente, esta pesquisa igualmente se enquadra na perspectiva crítica, com base em Magalhães (1994) e Pennycook (2004), pautando a análise dos dados em Teorias de Ensino-Aprendizagem e de Linguagem e as ações da Reflexão Crítica (Smyth, 1998). Além de meus critérios de escolha, analisei três unidades didáticas de diferentes livros didáticos de inglês para verificar se estão de acordo com os PCN-LE (1998). Concluo a pesquisa refletindo criticamente sobre a minha prática docente ao longo destes dez anos, verificando que os critérios de escolha devem estar atrelados aos pressupostos dos PCN-LE (1998) e com as demais teorias, tal como a teoria de ensino-aprendizagem e de linguagem, para que o trabalho com as unidades didáticas selecionadas possa favorecer a construção da base para o engajamento discursivo e para o desenvolvimento do senso crítico.Abstract: The focus of this research, in line with the project of self-evaluation of language teachers, in the research line of teachers' formation at UNITAU, is the analysis of my criteria to the selection of didactics units in English schoolbooks to teach in the fundamental teaching in the state public schools net. I consider that the analysis of these criterions will give me conditions to analyze an important action from my own pedagogical practice, also common to several colleagues in my context. I am based upon PCN-LE (1998) to analyze my criterions of selection, because it is function of these documents to guide the teaching of state public schools. Besides PCN- (1998), I examine carefully the criterions of analysis from other authors, like Leffa (2003), Dolz & Schneuwly (2004) and Ramos (2006). The main objective is to inquire if my criterions of choice are according to PCN-LE (1998), whereas suggest a work related to the construction of basis to the discursive engagement as a way to the development of critical sense. I am based upon mainly in Silva (2000) and Moita Lopes (2003) to found my discussions about the critical focus. Methodologically, this research equally is conformed in the critical perspective, as suggested Magalhães (1994) and Pennycook (2004), guiding the data analysis in Teaching-Learning and Language Theories and also the actions of Critical Reflection (Smyth, 1998). Right away, besides verifying if my criterions of choice are according to PCN-LE (1998), I also analyze three didactics units from different English schoolbooks. I conclude this research reflecting critically about my pedagogical practice during these last ten years, investigating that the criterions of choice must be sure to the theories from PCN-LE (1998) and the Teaching-Learning and Language Theories in order to make possible the construction of basis to the discursive engagement to achieve the development of critical sense.Made available in DSpace on 2019-09-09T19:49:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANNA RENATA DA SILVA MARCONDES NASCIMENTO.pdf: 4224763 bytes, checksum: 8a71dd2cab830c947bfdd6339c447007 (MD5) Previous issue date: 20071 recurso online (162 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialNASCIMENTO, A. R. da S. M. Critérios de escolha de unidades didáticas para o ensino de inglês no ensino fundamental em discussão. 2007. 161 f. Dissertação de Mestrado em Lingüística Aplicada. Departamento de Pós-Graduação. Universidade de Taubaté, Taubaté.Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAULíngua inglesaLivros didáticosLinguagemSenso críticoCritérios de escolha de unidades didáticas para o ensino de inglês no ensino fundamental em discussãoCriteria of choice of Didactics Units to the teaching of English inthe Fundamental Teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporORIGINALANNA RENATA DA SILVA MARCONDES NASCIMENTO.pdfapplication/pdf4224763http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1320/1/ANNA%20RENATA%20DA%20SILVA%20MARCONDES%20NASCIMENTO.pdf8a71dd2cab830c947bfdd6339c447007MD5120.500.11874/13202019-09-19 20:47:21.303oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1320Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-19T23:47:21Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Critérios de escolha de unidades didáticas para o ensino de inglês no ensino fundamental em discussão
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Criteria of choice of Didactics Units to the teaching of English inthe Fundamental Teaching
title Critérios de escolha de unidades didáticas para o ensino de inglês no ensino fundamental em discussão
spellingShingle Critérios de escolha de unidades didáticas para o ensino de inglês no ensino fundamental em discussão
Nascimento, Anna Renata da Silva Marcondes
Língua inglesa
Livros didáticos
Linguagem
Senso crítico
title_short Critérios de escolha de unidades didáticas para o ensino de inglês no ensino fundamental em discussão
title_full Critérios de escolha de unidades didáticas para o ensino de inglês no ensino fundamental em discussão
title_fullStr Critérios de escolha de unidades didáticas para o ensino de inglês no ensino fundamental em discussão
title_full_unstemmed Critérios de escolha de unidades didáticas para o ensino de inglês no ensino fundamental em discussão
title_sort Critérios de escolha de unidades didáticas para o ensino de inglês no ensino fundamental em discussão
author Nascimento, Anna Renata da Silva Marcondes
author_facet Nascimento, Anna Renata da Silva Marcondes
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Anna Renata da Silva Marcondes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Romero, Tania Regina de Souza
contributor_str_mv Romero, Tania Regina de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Livros didáticos
Linguagem
Senso crítico
topic Língua inglesa
Livros didáticos
Linguagem
Senso crítico
description Orientação: Profª Drª Tânia Regina de Souza Romero
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-09T19:49:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-09T19:49:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1320
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.isreferencedby.pt_BR.fl_str_mv NASCIMENTO, A. R. da S. M. Critérios de escolha de unidades didáticas para o ensino de inglês no ensino fundamental em discussão. 2007. 161 f. Dissertação de Mestrado em Lingüística Aplicada. Departamento de Pós-Graduação. Universidade de Taubaté, Taubaté.
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (162 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1320/1/ANNA%20RENATA%20DA%20SILVA%20MARCONDES%20NASCIMENTO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a71dd2cab830c947bfdd6339c447007
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844388825923584