O gênero discursivo tira em atividades de leitura em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Silvia Mendes de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/812
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi
id UNITAU_41abc5a46ad92eb14c7db074af642be1
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/812
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Carvalho, Maria Silvia Mendes deRenda, Vera Lúcia Batalha de SiqueiraAlvarez, Sonia MariaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaLopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia2019-07-30T13:42:38Z2019-07-30T13:42:38Z2008http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/812Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes RossiDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008.Resumo: O presente trabalho tem como objeto de pesquisa o estudo do gênero discursivo tira, presente em livros didáticos e avaliações da rede pública, como o SARESP e o ENEM. Teve como ponto de partida observar as propostas de leitura de tiras em livros didáticos e analisar se apresentam atividades que permitam ao aluno ser capaz de perceber o humor obtido nas tiras que, muitas vezes, é fortemente dependente de intertextualidade, dos implícitos e subentendidos, de conhecimento prévio sobre o perfil psicológico dos personagens e do contexto sócio-histórico em que ele atua; e também observar se essas atividades são capazes de explorar a linguagem verbal e a não-verbal presente nesse gênero. Para direcionar a trajetória dessa pesquisa, efetuou-se uma análise fundamentando-se nas atuais propostas de ensino que tem nos gêneros escolhido para essa pesquisa constitui-se em vinte propostas de leitura do gênero discursivo tira dos personagens "Mafalda", "Hagar, o horrível", "Recruta Zero", "Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha", coletados aleatoriamente em vários livros didáticos de Língua Portuguesa de Ensino Fundamental e Ensino Médio, adotados na rede pública estadual paulista. Os resultados da pesquisa mostram que, para se obter uma efetiva leitura do gênero discursivo tira presente nos livros didáticos, é necessário que o aluno conheça e identifique os vários recursos verbais e não-verbais presentes nesse gênero, e saiba utilizá-los como facilitadores dessa leitura de humor. Essa pesquisa pode fornecer subsídios aos professores, para que possam planejar atividades de trabalho utilizando o gênero tira, em sala de aula, de maneira mais abrangente e enriquecedora.Abstract: The present work has as research object the study of the gender discursive ribbon, present in text books and evaluations of the state public net, like SARESP and ENEM. He/she had as starting point to observe the proposals of reading of ribbons in text books and to analyze if they present activities that allow to the student to be capable to notice the humor obtained in the ribbons that, a lot of times, it is strongly dependent of intertextuality, of the implicit and implied, of previous knowledge on the characters' psychological profile and of the partner-historical context in that he acts; and also to observe those activities is capable to explore the verbal language and the no-verbal presents in that gender. To address the path of that research, he/she occurred an analysis being based in the current ones proposed of teaching that has in the discursive goods, in the sense bakhtiniano of the term, their basic units of teaching. The chosen corpus for that research was constituted in twenty proposed of reading of the characters' gender discursive ribbon "Mafalda", "Hagar, the horrible", "Recruta Zero", "Mônica, Magali, Crust and Green onion" collected in several text books of Portuguese Language of Fundamental Teaching and Medium Teaching, adopted in the net state public inhabitant from São Paulo. The results of the research show that, to obtain an effective reading of the gender discursive ribbon present in the text books, it is necessary that the student knows and identify the several verbal resources and no-verbal presents in that gender, and know how to use them as facilitators of that humor reading. That research can supply subsidies to the teachers, so that they can plan work activities using the gender removes, in classroom, of including way and rich.Made available in DSpace on 2019-07-30T13:42:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Silvia Mendes de Carvalho.pdf: 2897561 bytes, checksum: cc0475103666d02079477f70f12c4c21 (MD5) Previous issue date: 2008Mestrado110f : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADALeituraGêneros discursivosHistória em quadrinhoO gênero discursivo tira em atividades de leitura em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALMaria Silvia Mendes de Carvalho.pdfapplication/pdf2897561http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/812/1/Maria%20Silvia%20Mendes%20de%20Carvalho.pdfcc0475103666d02079477f70f12c4c21MD5120.500.11874/8122019-09-10 17:31:12.045oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/812Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:31:12Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O gênero discursivo tira em atividades de leitura em sala de aula
title O gênero discursivo tira em atividades de leitura em sala de aula
spellingShingle O gênero discursivo tira em atividades de leitura em sala de aula
Carvalho, Maria Silvia Mendes de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Leitura
Gêneros discursivos
História em quadrinho
title_short O gênero discursivo tira em atividades de leitura em sala de aula
title_full O gênero discursivo tira em atividades de leitura em sala de aula
title_fullStr O gênero discursivo tira em atividades de leitura em sala de aula
title_full_unstemmed O gênero discursivo tira em atividades de leitura em sala de aula
title_sort O gênero discursivo tira em atividades de leitura em sala de aula
author Carvalho, Maria Silvia Mendes de
author_facet Carvalho, Maria Silvia Mendes de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira
Alvarez, Sonia Maria
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria Silvia Mendes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
contributor_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Leitura
Gêneros discursivos
História em quadrinho
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Gêneros discursivos
História em quadrinho
description Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-30T13:42:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-30T13:42:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/812
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 110f : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/812/1/Maria%20Silvia%20Mendes%20de%20Carvalho.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cc0475103666d02079477f70f12c4c21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263150063026176