Desenvolvimento sustentável : o perfil da Escola Técnica Estadual - ETEC - de São Caetano do Sul sob o prisma de ações educativas dos Cursos Técnicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Walchhutter, Sandra Valéria
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1056
Resumo: Orientadora: Profª Drª Elvira Aparecida Simões de Araujo
id UNITAU_456edb7752b9a7f45578ea50b7c1813d
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1056
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Walchhutter, Sandra ValériaTadeucci, Marilsa de Sá RodriguesSilva, José Luís Gomes daJoaquim, Walderez MoreiraUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em AdministraçãoAraújo, Elvira Aparecida Simões de2019-08-15T20:12:11Z2019-08-15T20:12:11Z2016http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1056Orientadora: Profª Drª Elvira Aparecida Simões de AraujoDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2016.Resumo: Em meio à globalização, tanto o setor industrial quanto o de prestação de serviços envolvem lidar direta ou indiretamente com o uso do meio ambiente para a geração de riquezas do país. Considerando a Habilitação Profissional dos Cursos Técnicos como propulsora para capacitar agentes atuantes nos segmentos da indústria e da prestação de serviços, entende-se que o ensino voltado aos técnicos oriundos desses cursos assuma relevante papel no desenvolvimento de práticas que instituam, além de fazeres imprescindíveis para o exercício da profissão, também competências, habilidades, atitudes e valores voltados à aprendizagem do Desenvolvimento Sustentável, indispensável para o exercício da cidadania. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi identificar o perfil da ETEC de São Caetano do Sul sob o prisma de ações educativas direcionadas ao Desenvolvimento Sustentável, nos Cursos Técnicos. Como indicadores para orientarem análise de documentos e visão de Gestores e Professores no tocante à importância do ensino e da aprendizagem de Desenvolvimento Sustentável na Formação Profissional dos Cursos Técnicos, objeto deste estudo, elaborou-se uma matriz de categorização de dimensões do Desenvolvimento Sustentável com base no Relatório de Gro Harlem Brundtland intitulado Nosso Futuro Comum. Com finalidade exploratória e investigação empírica, a pesquisa documental foi efetuada por meio de consultas online. Para a pesquisa de campo, questionários foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados. Esses questionários foram compostos por perguntas de estruturas fechada, aberta e dupla. As de estruturas fechadas, em escala Likert, abrangeram dez questões em que, na escala, o número um (1) se refere à máxima concordância, o número dois (2) à parcial concordância, o número três (3) à parcial discordância e o número quatro (4), à máxima discordância frente a cada pergunta proposta. Também com estruturas fechadas, 11 aspectos do Desenvolvimento Sustentável foram abordados com o propósito de que cada respondente assinalasse com "X" o ou os aspectos contemplados na sua, na sua e em outras disciplinas, ou apenas em outras, ou nem na sua nem em outras disciplinas do Curso Técnico. Na sequência, foi proposta uma questão de estrutura aberta e duas de estruturas duplas: abertas e fechadas para marcação "SIM" ou "NÃO". Tanto enfoque documental quanto pesquisa de campo possibilitaram evidências relevantes que resultaram na triangulação de informações. Além disso, para fornecer respostas ao problema, procedeu-se à organização dos dados em categorias, subcategorias e elaboração de tabulação. O estudo em questão, com abordagens qualitativa e quantitativa, foi amparado num Estudo de Caso único delimitado a uma Instituição Pública Estadual de Ensino Técnico, localizada em São Caetano do Sul, São Paulo. O resultado demonstrou que a Formação Profissional dos Cursos Técnicos favorece tênue instrumentalização dos educandos quando se trata de conteúdo específico direcionado ao Desenvolvimento Sustentável em todas as suas dimensões, embora as concepções de Gestores e de Professores demonstrem ser importante, para a formação discente, haver um componente curricular destinado ao ensino e à aprendizagem de Desenvolvimento Sustentável como prática cidadã e de garantia de direitos.Abstract: In the midst of globalization, both the industrial sector and services provision involve dealing directly or indirectly with the use of the environment for the generation of wealth in the country. Consider the professional qualification of technical courses as a promoter to empower agents operating in the sectors of industry and services means that the teaching aimed to technicians from these courses take important role in developing practices that include, in addition to making essential to the practice of the profession, also powers, abilities, attitudes and values aimed at the learning of sustainable development, indispensable for the exercise of citizenship. In this context, the objective of this study was to identify the profile of São Caetano do Sul ETEC under the prism of educational activities directed towards Sustainable Development in technical courses. As indicators to guide analysis of documents and forward thinking managers and teachers with regard to the importance of teaching and learning for sustainable development in the professional training of technical courses, object of this study, devised an array of categorizing dimensions of sustainable development based on Gro Harlem Brundtland report entitled Our Common Future. Exploratory and empirical research purpose, the documentary research was conducted through online consultations. For field research, questionnaires were used as instruments for data collection. These surveys were composed of closed structures, open questions and double. The closed structures, Likert scale, covered 10 issues on which, in the scale, the number one (1) refers to the maximum agreement, the number two (2) partial agreement, the number three (3) to partial disagreement and the number four (4) the maximum disagreement in front of each question proposed. Also with closed structures, 11 aspects of Sustainable Development were addressed with the purpose that each respondent assign with "X" or aspects covered in your and in other disciplines, or only on others, or even in your or in other disciplines of the technical course. As a result, a matter of open structure and two double structures: open and closed to mark "yes" or "no". Both documentary approach as field research enabled relevant evidence which resulted in the triangulation of information. In addition, to provide answers to the problem, the Organization of data into categories, subcategories and tab. The study in question, with qualitative and quantitative approaches, was based on a single case study bounded to a State Public Institution of Technical Education, located in São Caetano do Sul, São Paulo. The result showed that the vocational training courses, if tenuous learners instrumentalization favours when it comes to specific content directed to sustainable development in all its dimensions, although the managers and teachers' conceptions showing is important for student training, be a curricular component intended for teaching and learning for sustainable development as practice and guarantees citizen rightsMade available in DSpace on 2019-08-15T20:12:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sandra Valeria Walchhutter.pdf: 6487142 bytes, checksum: a80f9f7793469e0e04b53309413ac660 (MD5) Previous issue date: 2016123 f. : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoUNITAUBrasilDepartamento de Gestão e NegóciosRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALGestão escolarDesenvolvimento regionalDesenvolvimento sustentávelCurso técnicoDesenvolvimento sustentável : o perfil da Escola Técnica Estadual - ETEC - de São Caetano do Sul sob o prisma de ações educativas dos Cursos TécnicosSustainable development: the profile of the Technical School -ETEC - São Caetano do Sul in the light of the educational activities of the Technical Coursesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALSandra Valeria Walchhutter.pdfapplication/pdf6487142http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1056/1/Sandra%20Valeria%20Walchhutter.pdfa80f9f7793469e0e04b53309413ac660MD5120.500.11874/10562021-08-23 13:01:44.583oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1056Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2021-08-23T16:01:44Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento sustentável : o perfil da Escola Técnica Estadual - ETEC - de São Caetano do Sul sob o prisma de ações educativas dos Cursos Técnicos
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Sustainable development: the profile of the Technical School -ETEC - São Caetano do Sul in the light of the educational activities of the Technical Courses
title Desenvolvimento sustentável : o perfil da Escola Técnica Estadual - ETEC - de São Caetano do Sul sob o prisma de ações educativas dos Cursos Técnicos
spellingShingle Desenvolvimento sustentável : o perfil da Escola Técnica Estadual - ETEC - de São Caetano do Sul sob o prisma de ações educativas dos Cursos Técnicos
Walchhutter, Sandra Valéria
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Gestão escolar
Desenvolvimento regional
Desenvolvimento sustentável
Curso técnico
title_short Desenvolvimento sustentável : o perfil da Escola Técnica Estadual - ETEC - de São Caetano do Sul sob o prisma de ações educativas dos Cursos Técnicos
title_full Desenvolvimento sustentável : o perfil da Escola Técnica Estadual - ETEC - de São Caetano do Sul sob o prisma de ações educativas dos Cursos Técnicos
title_fullStr Desenvolvimento sustentável : o perfil da Escola Técnica Estadual - ETEC - de São Caetano do Sul sob o prisma de ações educativas dos Cursos Técnicos
title_full_unstemmed Desenvolvimento sustentável : o perfil da Escola Técnica Estadual - ETEC - de São Caetano do Sul sob o prisma de ações educativas dos Cursos Técnicos
title_sort Desenvolvimento sustentável : o perfil da Escola Técnica Estadual - ETEC - de São Caetano do Sul sob o prisma de ações educativas dos Cursos Técnicos
author Walchhutter, Sandra Valéria
author_facet Walchhutter, Sandra Valéria
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Tadeucci, Marilsa de Sá Rodrigues
Silva, José Luís Gomes da
Joaquim, Walderez Moreira
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Walchhutter, Sandra Valéria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Elvira Aparecida Simões de
contributor_str_mv Araújo, Elvira Aparecida Simões de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Gestão escolar
Desenvolvimento regional
Desenvolvimento sustentável
Curso técnico
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Desenvolvimento regional
Desenvolvimento sustentável
Curso técnico
description Orientadora: Profª Drª Elvira Aparecida Simões de Araujo
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-15T20:12:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-15T20:12:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1056
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 123 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1056/1/Sandra%20Valeria%20Walchhutter.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a80f9f7793469e0e04b53309413ac660
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263150901886976