Educação e responsabilidade social : um estudo aplicado no Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão IESMA/UNISULMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Luciana da Luz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/528
Resumo: Orientador Prof. Dr. Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira.
id UNITAU_486d8766a324f5f14ec3c8c7ab5ed804
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/528
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Rodrigues, Luciana da LuzMoraes, Marcela Barbosa deCarniello, Mônica FranchiHeringer, Benedita Hirene de FrançaKamimura, Quésia PostigoLobosco, AntonioUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em AdministraçãoOliveira, Edson Aparecida de Araújo Querido2019-08-16T13:25:37Z2019-08-16T13:25:37Z2016http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/528Orientador Prof. Dr. Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira.Coorientadora Profa. Dra. Marcela Barbosa de Moraes.Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2016.Resumo: O cenário nas empresas vem mudando, gradativamente, em razão das transformações sociais, econômicas e culturais apontadas no ambiente educacional pelo processo ensino-aprendizagem. Nesse contexto, a temática deste estudo versa sobre a responsabilidade social e as instituições de ensino superior particulares da cidade de Imperatriz (MA). Essas instituições desenvolvem atividades de extensão universitária, buscando atender às necessidades da comunidade frente às políticas públicas, estabelecendo uma relação com o ensino principalmente no sentido de oferecer ações ao seu entorno, em prol do desenvolvimento social. A proposta foi estudar os projetos e programas de extensão desenvolvidos e implantados pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão, IESMA/UNISULMA, face aos parâmetros do Plano Nacional de Extensão (2011/2020) como indicativos de responsabilidade social, pois historicamente, a extensão universitária é considerada uma atividade de menor valor acadêmico, apesar de conquistas legais no sentido de equiparação com as áreas de ensino e pesquisa. Diante dessa constatação, propôs-se, nesta pesquisa, avaliar a opinião dos graduandos que participam da Extensão Universitária em relação à relevância dessa atividade acadêmica na sua formação, ou seja, verificar se ela contribui, de fato, para sua formação. Apresenta, também, um estudo analítico sobre a importância das teorias aplicadas em sala de aula com as práticas dos acadêmicos na elaboração, desenvolvimento e execução de atividades de extensão, promovendo o desenvolvimento mútuo com a sociedade. O objetivo deste trabalho é identificar e comparar os projetos desenvolvido pela Instituição de Ensino Superior (IES) com as diretrizes do PNExt, apontando os possíveis indicativos de responsabilidade social apresentados em suas atividades sociais. A pesquisa, quantitativa, tem caráter descritivo, documental, com estudo de campo. O instrumento utilizado na coleta de dados é o questionário, direcionado para discentes e docentes da IESMA/UNISULMA, que possibilitou verificar os trabalhos realizados na cidade referentes ao tema exposto, além de fornecer informações acerca de duas importantes variáveis: a satisfação e o conhecimento dos entrevistados em relação aos projetos de responsabilidade social. Os resultados obtidos mostram a importância do papel social das instituições de ensino superior. Compreende as mudanças, oportunidades e desenvolvimento gerados com a implantação de projetos de cunho social, executados por atividades de responsabilidade social que proporcionam um elo entre universidade e sociedade, interna e externamente.Abstract: The scenario in companies has been changing gradually, because of social, economic and cultural transformations outlined in the educational environment for teaching-learning process. In this context, the theme of this study deals with social responsibility and private higher education institutions in the city of Imperatriz (MA). These institutions of university extension activities, seeking to meet the front community needs public policies, establishing a relationship with the teaching mainly towards offering shares to its surroundings, in favor of social development. The proposal was to study the projects and developed outreach programs and implemented by the Institute of Higher Education South of Maranhão, IESMA / UNISULMA, given the parameters of the National Extension Plan (2011/2020) as social responsibility indicative because historically, university extension is considered an activity of lesser academic value, although legal achievements towards assimilation with the areas of teaching and research. Given this finding, it is proposed in this research, evaluate the opinion of the students participating in the University Extension on the relevance of this academic activity in their training, that is, verify that it contributes, in fact, for their training. It also presents an analytical study of the importance of the theories applied in the classroom with the practices of scholars in the design, development and implementation of outreach activities, promoting mutual development with society. The objective of this work is to identify and compare the projects developed by the Higher Education Institution (HEI) with pNext guidelines, pointing out the possible social responsibility indicative presented in their social activities. The research, quantitative, has descriptive, documentary character, with field study. The instrument used for data collection is the questionnaire, directed to students and teachers of IESMA / UNISULMA, which enabled us to verify the work carried out in the city concerning the above subject, in addition to providing information about two important variables: the satisfaction and knowledge of interviewed in relation to social responsibility projects. The results show the importance of the social role of higher education institutions. Understand the changes and development opportunities generated by the implementation of social projects, executed by social responsibility activities that provide a link between the university and society, internally and externally.Made available in DSpace on 2019-08-16T13:25:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciana da Luz Rodrigues_seg.pdf: 1147398 bytes, checksum: d30991dd9de8dce4e5827370b7465f5d (MD5) Previous issue date: 201696f : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em AdministraçãoUNITAUBrasilDepartamento de Gestão e NegóciosRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALDesenvolvimento regionalEnsino superiorExtensão universitáriaResponsabilidade socialEducação e responsabilidade social : um estudo aplicado no Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão IESMA/UNISULMAEducation and social responsability: an applied study at the Institute of Higher Education South of Maranhão - IESMA / UNISULMA.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALLuciana da Luz Rodrigues_seg.pdfapplication/pdf1147398http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/528/1/Luciana%20da%20Luz%20Rodrigues_seg.pdfd30991dd9de8dce4e5827370b7465f5dMD5120.500.11874/5282021-08-23 13:01:42.412oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/528Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2021-08-23T16:01:42Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação e responsabilidade social : um estudo aplicado no Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão IESMA/UNISULMA
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Education and social responsability: an applied study at the Institute of Higher Education South of Maranhão - IESMA / UNISULMA.
title Educação e responsabilidade social : um estudo aplicado no Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão IESMA/UNISULMA
spellingShingle Educação e responsabilidade social : um estudo aplicado no Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão IESMA/UNISULMA
Rodrigues, Luciana da Luz
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Desenvolvimento regional
Ensino superior
Extensão universitária
Responsabilidade social
title_short Educação e responsabilidade social : um estudo aplicado no Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão IESMA/UNISULMA
title_full Educação e responsabilidade social : um estudo aplicado no Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão IESMA/UNISULMA
title_fullStr Educação e responsabilidade social : um estudo aplicado no Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão IESMA/UNISULMA
title_full_unstemmed Educação e responsabilidade social : um estudo aplicado no Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão IESMA/UNISULMA
title_sort Educação e responsabilidade social : um estudo aplicado no Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão IESMA/UNISULMA
author Rodrigues, Luciana da Luz
author_facet Rodrigues, Luciana da Luz
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Moraes, Marcela Barbosa de
Carniello, Mônica Franchi
Heringer, Benedita Hirene de França
Kamimura, Quésia Postigo
Lobosco, Antonio
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Luciana da Luz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Edson Aparecida de Araújo Querido
contributor_str_mv Oliveira, Edson Aparecida de Araújo Querido
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Desenvolvimento regional
Ensino superior
Extensão universitária
Responsabilidade social
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento regional
Ensino superior
Extensão universitária
Responsabilidade social
description Orientador Prof. Dr. Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-16T13:25:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-16T13:25:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/528
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 96f : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/528/1/Luciana%20da%20Luz%20Rodrigues_seg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d30991dd9de8dce4e5827370b7465f5d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844386770714624