Uma análise discursivista sobre os discursos da in(exclusão)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elisa Mabel Vieira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3316
Resumo: Orientação: Profª. Drª. Elzira Yoko Uyeno.
id UNITAU_49a90db715b9294968e686793a171a64
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3316
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Silva, Elisa Mabel VieiraGhiraldelo, Claudete MorenoSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaUyeno, Elzira Yoko2019-09-13T16:32:04Z2019-09-13T16:32:04Z2007http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3316Orientação: Profª. Drª. Elzira Yoko Uyeno.Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2007.Resumo: Discursos dissonantes sobre a validade do dispositivo político-jurídico da inclusão de alunos nos discursos de professores de salas comuns que passaram a ocupar o lugar de professores epecialistas em alunos portadores de necessidades especiais em Salas de Recurso constituíram a motivação que desencadeou esta pesquisa. A hipótese para essa dissonância é que, embora aceite a validade do discurso da inclusão como um valor contemporâneo, por ter acumulado experiências em salas de aula regulares, vislumbra dificuldades de sua realização plena no cotidiano pedagógico. O presente trabalho teve como objetivo analisar o discurso da inclusão de alunos hoje chamados de "diferentes" ou "portadores de necessidades especiais", elegendo, mais precisamente, o discurso da inclusão disseminado na sociedade e o discurso produzido por professores que passam a exercer a função de professores de Sala de recurso isto é, salas em que se recebem os alunos com problemas de aprendizagem quer de ordem cognitiva, quer de ordem mental ou física. Mais especificamente, esta pesquisa objetivou analisar 1) o discurso da inclusão como se apresenta nos documentos pedagógicos oficiais, nos panfletos da Igreja, e na mídia impressa; 2) detectar, no discurso produzido por professoras de nível de ensino básico, as razões para a ocorrência de dissonâncias, de contradições em seus disrcursos. A análise realizada levou à conclusão de que os documentos relativos à inclusão apresentam reconhecimento da dificuldade de se instituí-la como pretendem. Levou também à conclusão de que esses professores enunciam de lugares diferentes, ora do lugar de especialista que deve incluir e aceitar um discurso de ordem, ora do lugar de professor de classes regulares que reconhece não ter preparo específico para trabalhar com um portador de necessidades especiais. Os enunciados dissonantes, assim, provaram im dizer heterogêneo emanado de sujeitos constitutivamente heterogêneos, isto é, que enunciam de um lugar que lhes exige legitimar o discurso e de um lugar que lhes permite entender que a inclusão, cujo efeito de sentido é apendizagem, possa não ocorrer.Abstract: Abstract: Dissonant speeches about the legality of the political - juridical device above students inclusion wich we found in speeches of teachers the used to work in common classroom and now have the occupy the place of teachers who are specialists in deal with students that have special needs in Resource Classroom was what establish the motivation to this research happens. The hypothesis to this dissonance is that, althrought the legality of the inclusion speech is accepted as a conteporary value, based on their experiencies in common classrooms, they glimpse difficulties i its full archievement in the pedagogical daily practice. This research has the purpose of analyse the inclusion speech about students who are called "different" or " a special needs person", choosing acuurately the inclusion speech, spread in society, and the speech produced by teachers to work in Resource Classrooms, i. e. classrooms which are prepared to receive students who have learning problems, such as cognitive, mental or physical problems. Mainly, this research has the purpose to analyse two aspects: the first one is the inclusion speech in how it is presented in pedagogical official documents, in folders from the Catholic Church and in the printed press. The second oneis to detect, in the speech produced by teachers os elementary level, the reasons thar cause the dissonances and contradictions in their speeches. The analysis realized we are leaded to conclude that documents related to inclusion recognize the difficult to establish it accordingly their intention. W may also conclude that these teachers states in two differents ways, the specialist teacher who has to include and accept the order speech and the teacher of common classrooms, who recognize that she isn't to deal with students with special needs. In this way, it demonstrate a heterogeneous speech arises by differents subjects, i. e. they state from a position that demand to legitimate their speech and from another position which allows them to understand that inclusion, which the only purpose is learning may not happen.Made available in DSpace on 2019-09-13T16:32:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELISA MABEL VIEIRA DA SILVA.pdf: 849327 bytes, checksum: 56efd58f1f26bff74bcd6c52b397a098 (MD5) Previous issue date: 20071 recurso online (138 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUAnálise do discursoInclusão escolarHeterogeneidadeSalas de recursoUma análise discursivista sobre os discursos da in(exclusão)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporORIGINALELISA MABEL VIEIRA DA SILVA.pdfapplication/pdf849327http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3316/1/ELISA%20MABEL%20VIEIRA%20DA%20SILVA.pdf56efd58f1f26bff74bcd6c52b397a098MD5120.500.11874/33162019-09-19 20:47:21.943oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3316Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-19T23:47:21Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise discursivista sobre os discursos da in(exclusão)
title Uma análise discursivista sobre os discursos da in(exclusão)
spellingShingle Uma análise discursivista sobre os discursos da in(exclusão)
Silva, Elisa Mabel Vieira
Análise do discurso
Inclusão escolar
Heterogeneidade
Salas de recurso
title_short Uma análise discursivista sobre os discursos da in(exclusão)
title_full Uma análise discursivista sobre os discursos da in(exclusão)
title_fullStr Uma análise discursivista sobre os discursos da in(exclusão)
title_full_unstemmed Uma análise discursivista sobre os discursos da in(exclusão)
title_sort Uma análise discursivista sobre os discursos da in(exclusão)
author Silva, Elisa Mabel Vieira
author_facet Silva, Elisa Mabel Vieira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ghiraldelo, Claudete Moreno
Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elisa Mabel Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Uyeno, Elzira Yoko
contributor_str_mv Uyeno, Elzira Yoko
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Inclusão escolar
Heterogeneidade
Salas de recurso
topic Análise do discurso
Inclusão escolar
Heterogeneidade
Salas de recurso
description Orientação: Profª. Drª. Elzira Yoko Uyeno.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-13T16:32:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-13T16:32:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3316
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (138 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3316/1/ELISA%20MABEL%20VIEIRA%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 56efd58f1f26bff74bcd6c52b397a098
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844391469383680