Análise do trabalho psicomotor no desenvolvimento motor e cognitivo de crianças na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Emerson Matos de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5656
Resumo: Orientação: Prof. Dr. Renato de Sousa Almeida
id UNITAU_4cc805efdee0fc0b723e30a60a9fc9ff
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5656
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Oliveira, Emerson Matos deCaliatto, Susana GakyiaCunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoAlmeida, Renato de Sousa, 1972-2022-05-06T00:27:10Z2022-05-06T00:27:10Z2019http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5656Orientação: Prof. Dr. Renato de Sousa AlmeidaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2019.Resumo: O presente estudo analisou os efeitos de um projeto de psicomotricidade no desenvolvimento motor e de aspectos cognitivos de crianças na Educação Infantil, em um município do vale do Paraíba Paulista. A pesquisa contou com a participação de 241 alunos com idades de quatro e cinco anos, divididos em 5 grupos (G1-participantes de um projeto de psicomotricidade, G1-A participantes de atividades extraescolares, G1-B- participantes do projeto a 24 semanas, G1-C participam do projeto a 48 semanas e G2- não participam do projeto-controle). A análise ocorreu utilizando testes motores-EDM, os quais para os aspectos cognitivos, foram utilizadas avaliações (sondagens), aplicadas pela secretaria de educação, que têm por objetivo acompanhar o desenvolvimento dos alunos da Etapa II da educação infantil, nas perspectivas de leitura oral e escrita e matemática. Para verificar as atividades praticadas fora da escola foi utilizado um questionário de controle de atividades. Em relação aos testes motores, a avaliação entre o grupo G1/G2, evidenciou resultados significativos ao G1 em motricidade global, equilíbrio e organização espacial. Entre G1-C/G1-B evidenciou resultados significativos ao G1-C em motricidade global, equilíbrio e esquema corporal. Entre G1/G1-A não evidenciou-se resultados significativos da influência do trabalho extraescolar no desempenho dos indivíduos. Em relação aos resultados cognitivos, a análise entre G1/G2 evidenciou significância em linguagem oral e escrita ao G1. Em matemática não houve significância. Entre G1-C/G1-B, evidenciou-se resultados significativos ao G1-C nas duas vertentes. Em relação ao G1/G1-A, não foram evidenciados resultados significativos. A correlação entre habilidades motoras e cognitivas, mostrou-se significativa em matemática (motricidade global) e português (motricidade global, esquema corporal e organização temporal). Resultados que demonstram a relação entre desenvolvimento motor e cognitivo. Os resultados de maneira geral demonstram um desempenho significativo aos indivíduos do projeto psicomotor, principalmente na periodização de 48 semanas do G1-C. Todavia, sugere-se que novas pesquisas acompanhem outras vertentes que compõem o desenvolvimento das crianças, e que projetos com o presente perfil sejam avaliados em grande escala.Abstract: The present study analyzed the effects of a psychomotor project on motor development and cognitive aspects of children in Early Childhood Education in a municipality in the Paraíba Paulista valley. The research involved the participation of 241 students aged four and five years, divided into 5 groups (G1-participants of a psychomotricity project, G1-A participants of extracurricular activities, G1-B participants of the project at 24 weeks, G1-C participate in the project at 48 weeks and G2- do not participate in the project-control). The analysis was performed using motor-EDM tests, which for the cognitive aspects, were used evaluations (polls), applied by the education secretary, whose objective is to follow the development of the students of Stage II of the children's education, in the perspectives of oral reading and writing and mathematics. To verify the activities practiced outside the school, an activity control questionnaire was used. Regarding motor tests, the evaluation between the G1 / G2 group, showed significant results to the G1 in global motor, balance and spatial organization. Between G1-C / G1-B showed significant results for G1-C in global motor, balance and body schema. Between G1 / G1-A, there were no significant results of the influence of out-of-school work on individuals' performance. Regarding the cognitive results, the analysis between G1 / G2 evidenced significance in oral and written language to G1. In mathematics there was no significance. Among G1-C / G1-B, significant results were shown for G1-C in the two strands. In relation to G1 / G1-A, no significant results were observed. The correlation between motor and cognitive abilities was significant in mathematics (global motricity) and Portuguese (global motricity, body schema and temporal organization). Results that demonstrate the relationship between motor development and cognitive development. The results generally demonstrate a significant performance in psychomotor project subjects, especially in the 48-week G1-C periodization. However, it is suggested that further research accompany other strands that make up children's development, and that projects with this profile be evaluated on a large scale.Made available in DSpace on 2022-05-06T00:27:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Emerson Matos de Oliveira.pdf: 1322854 bytes, checksum: 7d56cd42078a581ee70f8eec4fa2f5c6 (MD5) Previous issue date: 20191 recurso online ( 123 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.PsicomotricidadeCognição (psicologia infantil)Educação infantilAnálise do trabalho psicomotor no desenvolvimento motor e cognitivo de crianças na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALEmerson Matos de Oliveira.pdfapplication/pdf1322854http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5656/1/Emerson%20Matos%20de%20Oliveira.pdf7d56cd42078a581ee70f8eec4fa2f5c6MD5120.500.11874/56562022-05-19 15:26:18.554oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5656Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:18Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do trabalho psicomotor no desenvolvimento motor e cognitivo de crianças na educação infantil
title Análise do trabalho psicomotor no desenvolvimento motor e cognitivo de crianças na educação infantil
spellingShingle Análise do trabalho psicomotor no desenvolvimento motor e cognitivo de crianças na educação infantil
Oliveira, Emerson Matos de
Psicomotricidade
Cognição (psicologia infantil)
Educação infantil
title_short Análise do trabalho psicomotor no desenvolvimento motor e cognitivo de crianças na educação infantil
title_full Análise do trabalho psicomotor no desenvolvimento motor e cognitivo de crianças na educação infantil
title_fullStr Análise do trabalho psicomotor no desenvolvimento motor e cognitivo de crianças na educação infantil
title_full_unstemmed Análise do trabalho psicomotor no desenvolvimento motor e cognitivo de crianças na educação infantil
title_sort Análise do trabalho psicomotor no desenvolvimento motor e cognitivo de crianças na educação infantil
author Oliveira, Emerson Matos de
author_facet Oliveira, Emerson Matos de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Caliatto, Susana Gakyia
Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Emerson Matos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Renato de Sousa, 1972-
contributor_str_mv Almeida, Renato de Sousa, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Psicomotricidade
Cognição (psicologia infantil)
Educação infantil
topic Psicomotricidade
Cognição (psicologia infantil)
Educação infantil
description Orientação: Prof. Dr. Renato de Sousa Almeida
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-06T00:27:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-06T00:27:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5656
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online ( 123 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5656/1/Emerson%20Matos%20de%20Oliveira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7d56cd42078a581ee70f8eec4fa2f5c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797157776485515264