Representações sociais de professores sobre os fatores de risco ao desenvolvimento da criança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
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Resumo: | Orientação: Profa. Dra. Márcia Maria Dias Reis Pacheco |
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Santos, Heloisa Cardoso VarãoCastro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-Universidade de TaubatéPacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-2023-06-15T21:11:37Z2023-06-15T21:11:37Z2013http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/925Orientação: Profa. Dra. Márcia Maria Dias Reis PachecoDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais) - Instituto Básico de Humanidades , Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.Resumo: Este estudo está fundamentado na Teoria das Representações Sociais cujo objetivo é identificar as representações sociais de professores sobre os fatores de risco ao desenvolvimento da criança. Consistiu numa pesquisa de abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso numa Creche pública no qual se utilizou diferentes técnicas de coleta de dados, como o grupo focal, entrevista, desenho-história . A análise foi realizada por meio da análise de conteúdo de Bardin (2009). Participaram da pesquisa oito professores de uma Creche pública com experiência superior a um ano e com formação pedagógica mínima em magistério do nível Médio. Os resultados concentram-se em três eixos assim definidos: de natureza biológica, psicológica e social, com implicações significativas no processo de socialização da criança. Evidenciou a família como responsável primeira pela socialização da criança e oferta de um suporte social efetivo como fator de proteção. Neste estudo destacam-se as teorias histórico cultural de Vygotsky(1988), a bioecologica de Bronfenbrenner( 1998/2005) , a teoria da afetividade de Wallon( 1975/1988) e os estudos realizados por Reppold e Hutz (2002) acerca de fatores de risco ao desenvolvimento da criança e os estudos de Craydi( 2001) e Kramer(2003) sobre as singularidades da criança em desenvolvimento e o papel da Creche no desenvolvimento integral da criança. Os resultados contribuirão para a reflexão sobre as atitudes dos professores em relação à criança que apresenta vulnerabilidade aos fatores de riscos e delineamento de propostas de formação continuada dos professores e orientação aos familiares envolvidos no processo educativo, para que novas atitudes de apoio e proteção sejam viabilizadas pelos professores de Creches junto às crianças em desenvolvimento, contribuindo com o alcance da finalidade da instituição como promotora do desenvolvimento integral da criança.Abstract: This study is based on social representations theory whose goal is to identify the social representations of teachers on the risk factors for the development of the child. Consisted of a qualitative approach through the case study of a public daycare in which we used different data collection techniques, such as focus groups, interviews, design - history. The analysis was performed by analysis of Barden (2009). Participants were eight teachers in a public daycare experience with more than one year and a minimum pedagogical training in teaching the Medium level. The results focus on three axes defined as follows: biological, psychological and social, with significant implications in the socialization process of children. Showed the family as responsible for the first child socialization and offer an effective social support as a protective factor. In this study we highlight the historical and cultural theories of Vygotsky , the bioecologica of Bronfenbrenner's theory of affectivity of Wallon and studies by Reppold and Hutz about risk factors for child development and studies Craydi and Kramer on the singularities child's development and the role of the Nursery in the development of the child . The results will contribute to the reflection on the attitudes of teachers towards the child that is vulnerable to the risk factors and outline proposals for continued training of teachers and guidance to families involved in the educational process , so that new attitudes of support and protection should be offered by teachers Creches among children in developing , contributing to the achievement of the purpose of the institution as a promoter of development of the child . KeywordsMade available in DSpace on 2023-06-15T21:11:37Z (GMT). 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