O desenvolvimento do senso crítico no exercido de identificação e escolha de argumentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elisabeth Ramos Da
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1845
Resumo: O desenvolvimento do senso crítico é um dos principais objetivos presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, já que neles se torna clara a intenção de promover um ensino voltado para a formação de cidadãos. Além disso, o trabalho com a argumentação é considerado fator relevante para o exercício de cidadania. Acreditamos que a prática relativa à identificação ou seleção de argumentos pode ser uma excelente oportunidade para o desenvolvimento do senso crítico, desde que o professor possua alguns referenciais teóricos sobre o assunto e empregue uma metodologia adequada. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é oferecer esclarecimentos teóricos e sugestões práticas de como desenvolver a capacidade crítica do aluno na escolha ou identificação de argumentos na produção de textos.
id UNITAU_6275903face2d056f3cafc1ef64c2da4
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1845
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Silva, Elisabeth Ramos Da2019-09-12T16:26:04Z2019-09-12T16:26:04Z200331576810.1590/S1984-639820030001000051984-6398http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1845SCIELO:S1984-63982003000100005O desenvolvimento do senso crítico é um dos principais objetivos presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, já que neles se torna clara a intenção de promover um ensino voltado para a formação de cidadãos. Além disso, o trabalho com a argumentação é considerado fator relevante para o exercício de cidadania. Acreditamos que a prática relativa à identificação ou seleção de argumentos pode ser uma excelente oportunidade para o desenvolvimento do senso crítico, desde que o professor possua alguns referenciais teóricos sobre o assunto e empregue uma metodologia adequada. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é oferecer esclarecimentos teóricos e sugestões práticas de como desenvolver a capacidade crítica do aluno na escolha ou identificação de argumentos na produção de textos.The Critical thinking development is one of the main objectives present in the National Curriculum Parameters, as it is clear their intention of promoting teaching which is directed to the construction of citizens. Moreover, the work with argumentation is considered an important factor in the exercise of citizenship. We believe that the practice related to the identification or selection of arguments may be an excellent opportunity for the development of critical sense, if the teacher has some theoretical knowledge about the subject and uses an adequate methodology. Thus, The objective of this paper is to offer theoretical explanations and practical suggestions for the development the students' critical capacity on arguments choice or identification in text production.Made available in DSpace on 2019-09-12T16:26:04Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2003[Silva, Elisabeth Ramos da] Universidade de Taubaté, BrazilFaculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisBrasilRevista Brasileira de Linguística Aplicadahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScieloreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUO desenvolvimento do senso crítico no exercido de identificação e escolha de argumentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleLinguisticsLinguisticspor20.500.11874/18452019-09-12 13:26:04.297oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1845Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-12T16:26:04Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.en.fl_str_mv O desenvolvimento do senso crítico no exercido de identificação e escolha de argumentos
title O desenvolvimento do senso crítico no exercido de identificação e escolha de argumentos
spellingShingle O desenvolvimento do senso crítico no exercido de identificação e escolha de argumentos
Silva, Elisabeth Ramos Da
Linguistics
Linguistics
title_short O desenvolvimento do senso crítico no exercido de identificação e escolha de argumentos
title_full O desenvolvimento do senso crítico no exercido de identificação e escolha de argumentos
title_fullStr O desenvolvimento do senso crítico no exercido de identificação e escolha de argumentos
title_full_unstemmed O desenvolvimento do senso crítico no exercido de identificação e escolha de argumentos
title_sort O desenvolvimento do senso crítico no exercido de identificação e escolha de argumentos
author Silva, Elisabeth Ramos Da
author_facet Silva, Elisabeth Ramos Da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elisabeth Ramos Da
dc.subject.researcharea.en.fl_str_mv Linguistics
topic Linguistics
Linguistics
dc.subject.scieloarea.en.fl_str_mv Linguistics
description O desenvolvimento do senso crítico é um dos principais objetivos presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, já que neles se torna clara a intenção de promover um ensino voltado para a formação de cidadãos. Além disso, o trabalho com a argumentação é considerado fator relevante para o exercício de cidadania. Acreditamos que a prática relativa à identificação ou seleção de argumentos pode ser uma excelente oportunidade para o desenvolvimento do senso crítico, desde que o professor possua alguns referenciais teóricos sobre o assunto e empregue uma metodologia adequada. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é oferecer esclarecimentos teóricos e sugestões práticas de como desenvolver a capacidade crítica do aluno na escolha ou identificação de argumentos na produção de textos.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-12T16:26:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-12T16:26:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1845
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.1590/S1984-63982003000100005
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1984-6398
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv SCIELO:S1984-63982003000100005
identifier_str_mv 10.1590/S1984-63982003000100005
1984-6398
SCIELO:S1984-63982003000100005
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Scielo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844390237306880