Percurso de aprendizagem na coordenação reflexivo-crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Maria Cláudia de Paula
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3313
Resumo: Orientação: : Profª Drª Tânia Regina de Souza Romero
id UNITAU_642f7a6316554b614506fc434438a15e
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3313
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Rocha, Maria Cláudia de PaulaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaRomero, Tania Regina de Souza2019-09-13T13:40:38Z2019-09-13T13:40:38Z2007http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3313Orientação: : Profª Drª Tânia Regina de Souza RomeroDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2007.Resumo: Este trabalho insere se na linha de pesquisa Formação de Professores de Línguas, desenvolvida no Programa de Pós graduação em Lingüística Aplicada da Universidade de Taubaté (UNITAU), mais especificamente no Projeto de Auto avaliação do Educador de Línguas. Nele, o objetivo é analisar o desenvolvimento reflexivo crítico de uma professora de inglês em formação, bem como a atuação da coordenadora pesquisadora na tentativa de conduzi-la ao processo de reflexão crítica, com base nos diários de aulas e em sessões reflexivas, das quais ambas participam. Trata-se de uma pesquisa de cunho colaborativo, baseada em Magalhães (2004), cujas vertentes teóricas se embasam no sociointeracionismo proposto por Vygotsky (1994) e nos princípios da reflexão crítica apresentados por Smyth (1992) e discutidos por Romero (1998), Liberali (1999), Araújo (2006), entre outros. Os dados foram coletados dentro do ambiente de trabalho das participantes durante um ano. Os diários de aula e a transcrição das sessões reflexivas foram selecionados e divididos em quatro momentos distintos, analisados lingüisticamente com base nos pressupostos teóricos da Gramática Sistêmico Funcional (HALLIDAY,1985) Na discussão dos dados, verificou-se que o processo de reflexão crítica, conforme explicitado por Smyth, não ocorreu. Mas houve transformação na escrita dos diários da professora, levando a crer que existiu um encaminhamento nessa direção.Abstract: This work is inserted in the research line of teacher's formation, developed in theApplied Linguistics program at Unitau, in line with the project of self evaluation of teacher ?s formation. The aim of this research is to analyze the development of critical reflection of an intraining English teacher, as well as the performance of the researcher coordinator in trying to take this teacher to the critical reflection process based on class diaries and reflective sessions between both participants. It I collaborative research based on Magalhães (2004), in which the theoretical lines are based in the sociointeracionism proposed by Vygotsky (1994) and in the principle of critical reflection presented by (1992) and discussed by Romero(1998), Liberali (1999), Araújo (2006), among others. The data was collected in the work environment of both participants during a year. The class diaries and the transcription of the reflexive sessions were selected and divided in four different moments. They were linguistically analyzed based on the theories of the Systemic Functional Grammar (HALLIDAY, 1985). It was verified in the data discussion that the process of critical reflection, based on Smyth, did not occur. But there was some transformation is the teacher ?s writing in her diaries, making it possible to believe that there was a way to the direction of critical reflectioMade available in DSpace on 2019-09-13T13:40:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Claudia de Paula R.pdf: 702711 bytes, checksum: 7d1c1e9b3d470be7b03793f980241885 (MD5) Previous issue date: 20071 recurso online (161 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUEnsinoLinguagemFormação de professoresDiário de aulaLinguística aplicadaPercurso de aprendizagem na coordenação reflexivo-críticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporORIGINALMaria Claudia de Paula R.pdfapplication/pdf702711http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3313/1/Maria%20Claudia%20de%20Paula%20R.pdf7d1c1e9b3d470be7b03793f980241885MD5120.500.11874/33132019-09-19 20:47:21.852oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3313Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-19T23:47:21Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percurso de aprendizagem na coordenação reflexivo-crítica
title Percurso de aprendizagem na coordenação reflexivo-crítica
spellingShingle Percurso de aprendizagem na coordenação reflexivo-crítica
Rocha, Maria Cláudia de Paula
Ensino
Linguagem
Formação de professores
Diário de aula
Linguística aplicada
title_short Percurso de aprendizagem na coordenação reflexivo-crítica
title_full Percurso de aprendizagem na coordenação reflexivo-crítica
title_fullStr Percurso de aprendizagem na coordenação reflexivo-crítica
title_full_unstemmed Percurso de aprendizagem na coordenação reflexivo-crítica
title_sort Percurso de aprendizagem na coordenação reflexivo-crítica
author Rocha, Maria Cláudia de Paula
author_facet Rocha, Maria Cláudia de Paula
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Maria Cláudia de Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Romero, Tania Regina de Souza
contributor_str_mv Romero, Tania Regina de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Linguagem
Formação de professores
Diário de aula
Linguística aplicada
topic Ensino
Linguagem
Formação de professores
Diário de aula
Linguística aplicada
description Orientação: : Profª Drª Tânia Regina de Souza Romero
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-13T13:40:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-13T13:40:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3313
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (161 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3313/1/Maria%20Claudia%20de%20Paula%20R.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7d1c1e9b3d470be7b03793f980241885
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263156400619520