A atitude interdisciplinar docente e o desenvolvimento humano : foco no ensino médio de uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Daniel de Carvalho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/766
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Ana Maria dos Reis Taino
id UNITAU_68b8e5d70894bd65463f847816111792
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/766
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Costa, Daniel de CarvalhoLeão, Marluce Auxiliadora Borges GlausSouza, Mariana Aranha de, 1980-Universidade de TaubatéTaino, Ana Maria dos Reis2023-05-29T11:52:25Z2023-05-29T11:52:25Z2012http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/766Orientação: Profa. Dra. Ana Maria dos Reis TainoDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais) - Instituto Básico de Humanidades , Universidade de Taubaté, Taubaté, 2012.Resumo: Este estudo pretendeu investigar a existência das manifestações da atitude interdisciplinar entre os docentes e suas relações com o desenvolvimento humano no espaço escolar do Ensino Médio. Ele se justificou ao clarificar os conceitos básicos que sustentavam a pesquisa e que se apresentavam como precípuos em nossos dias - interdisciplinaridade e desenvolvimento humano -, articulando-os de modo a mostrar que a atitude interdisciplinar, quando vivida pelo docente, proporciona transformações positivas para o próprio professor e para os que o cercam. Fundamentaram essa investigação a teoria bioecológica do desenvolvimento humano, idealizada por Urie Bronfenbrenner, e a interdisciplinaridade fenomenológica, cuja representante maior é Ivani Fazenda. A partir da perspectiva de ambos, iniciou-se o diálogo com outros autores na construção da base teórica. Para oferecer concretude a esses pensamentos, utilizou-se a pesquisa qualitativa e como instrumento metodológico a Inserção Ecológica. Sua ligação com os ideais teóricos a colocou como escolha clara, visto que vislumbra os ambientes que influem na pessoa tal como solicita a teoria bioecológica, além de valorizar a subjetividade dos participantes e do pesquisador como quer a interdisciplinaridade. Os resultados obtidos mostraram que os professores que responderam à pesquisa apresentaram uma ideia parcial sobre a interdisciplinaridade, sem apresentar qualquer referência às suas diferentes perspectivas e princípios e sem qualquer efetivação prática. Contudo, algumas atitudes pautadas no dialogo, no respeito, na alteridade, superaram essa defasagem teórica, manifestando-se como interdisciplinares e tais atitudes, a partir do momento em que resgatam, atualizam e potencializam a identidade e os valores da pessoa e os coloca como elemento precípuo da relação recíproca com os outros e com o ambiente, apresentam-se como propulsoras do desenvolvimento humano.Abstract: This study aimed at researching the existence of the interdisciplinary attitude manifestations between the teachers and their relations with human development in high school environment. It was justified by the basic concepts clarification that supported the research and that were presented as fundamental nowadays – interdisciplinarity and human development –, connecting them to show that if the teacher lives the interdisciplinary attitude, this generates positive transformations for himself/herself and for those who are surrounded him/ her. This investigation was based on bioecological theory of human development, thought by Urie Bronfenbrenner, and the phenomenological interdisciplinary, whose the main representative is Ivani Fazenda. From their perspective, the dialogue with other authors begins in the theoretical bases construction. Turning these concrete thoughts, it was used the qualitative research with Ecological Engagement as methodological instrument. Its link to the theoretical ideals places it as a clear choice, because it sees the environment which influences in the person as the bioecological theory asks, besides of value the participating and the researcher subjectivity as the interdisciplinarity wants. The results showed that the teachers who answered the research had a partial idea about interdisciplinarity, without presenting some reference of its different perspectives and principles and without some practice realization. Nevertheless, some attitudes guided by dialogue, respect and othernesse overcame these theoretical differences, appearing as interdisciplinaries. These attitudes, from the moment that they recover, update and potentiate person’s identity and values and put them as preciput element of the mutual relation with the others and with the environment, show as generated of human development.Made available in DSpace on 2023-05-29T11:52:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daniel de Carvalho Costa_seg.pdf: 1266120 bytes, checksum: 106f99f2f9276d9d7e9c44fccb34f618 (MD5) Previous issue date: 2012156f. : digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Ensino médioEscola públicaInterdisciplinaridadeA atitude interdisciplinar docente e o desenvolvimento humano : foco no ensino médio de uma escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDaniel de Carvalho Costa_seg.pdfapplication/pdf1266120http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/766/1/Daniel%20de%20Carvalho%20Costa_seg.pdf106f99f2f9276d9d7e9c44fccb34f618MD5120.500.11874/7662023-05-29 08:52:25.665oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/766Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-05-29T11:52:25Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A atitude interdisciplinar docente e o desenvolvimento humano : foco no ensino médio de uma escola pública
title A atitude interdisciplinar docente e o desenvolvimento humano : foco no ensino médio de uma escola pública
spellingShingle A atitude interdisciplinar docente e o desenvolvimento humano : foco no ensino médio de uma escola pública
Costa, Daniel de Carvalho
Ensino médio
Escola pública
Interdisciplinaridade
title_short A atitude interdisciplinar docente e o desenvolvimento humano : foco no ensino médio de uma escola pública
title_full A atitude interdisciplinar docente e o desenvolvimento humano : foco no ensino médio de uma escola pública
title_fullStr A atitude interdisciplinar docente e o desenvolvimento humano : foco no ensino médio de uma escola pública
title_full_unstemmed A atitude interdisciplinar docente e o desenvolvimento humano : foco no ensino médio de uma escola pública
title_sort A atitude interdisciplinar docente e o desenvolvimento humano : foco no ensino médio de uma escola pública
author Costa, Daniel de Carvalho
author_facet Costa, Daniel de Carvalho
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Leão, Marluce Auxiliadora Borges Glaus
Souza, Mariana Aranha de, 1980-
Universidade de Taubaté
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Daniel de Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Taino, Ana Maria dos Reis
contributor_str_mv Taino, Ana Maria dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Escola pública
Interdisciplinaridade
topic Ensino médio
Escola pública
Interdisciplinaridade
description Orientação: Profa. Dra. Ana Maria dos Reis Taino
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-29T11:52:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-29T11:52:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/766
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 156f. : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/766/1/Daniel%20de%20Carvalho%20Costa_seg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 106f99f2f9276d9d7e9c44fccb34f618
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844395446632448